Psyche, o planeta fracassado, pode ser o único asteróide inteiramente feito de ferro e níquel

1

Maxar/ASU/P. Rubin/NASA/JPL-Caltech

Asteróide Psyche

Um estudo da cientista planetária Tracy Becker, do Southwest Research Institute, analisou as primeiras observações ultravioleta do trilionário asteróide metálico Psyche.

Com aproximadamente 200 quilómetros de diâmetro, Psyche é um dos objetos mais massivos do cinturão de asteróides que orbita entre Marte e Júpiter. O mais recente estudo, publicado no dia 26 de outubro no The Planetary Science Journal, indica que o trilionário asteróide é um objeto denso e amplamente metálico que se acredita ser o núcleo remanescente de um planeta que não se formou.

“Já vimos meteoritos de metal, mas Psyche pode ser o único asteróide inteiramente feito de ferro e níquel“, disse a cientista planetária Tracy Becker, em comunicado.

“A Terra tem um núcleo metálico, um manto e uma crosta. É possível que, enquanto o protoplaneta Psyche se estava a formar, tenha sido atingido por outro objeto no nosso Sistema Solar e tenha perdido o seu manto e crosta.”

Segundo o Europa Press, a investigadora observou o asteróide em dois pontos específicos da sua rotação, para ver ambos os lados de Psique e para delimitar o máximo possível da observação da superfície em comprimentos de onda ultravioleta (UV).

“Identificamos, pela primeira vez, o que pensamos serem bandas de absorção ultravioleta de óxido de ferro. Esta é uma indicação de que a oxidação está a ocorrer no asteróide, o que pode ser o resultado do vento solar a atingir a superfície”, explicou Becker.

Além disso, a rocha parecia cada vez mais refletiva em comprimentos de onda ultravioleta mais profundos.

O estudo de Becker ocorre no momento em que a NASA se prepara para lançar uma sonda que viajará até ao asteróide, em 2022, como parte de um esforço para compreender a origem dos núcleos planetários.

Asteróides metálicos são relativamente raros no Sistema Solar e os cientistas acreditam que Psyche pode oferecer uma oportunidade única de ver o interior de um planeta.