O trilionário asteróide Psyche pode ser o resto de um planeta que nunca se formou totalmente

(dr) NASA

O asteróide 16 Psyche

Um novo estudo revela que o trilionário asteróide metálico Psyche se trata do remanescente de um núcleo planetário, que foi destruído durante a fase de acreção, o que fez com que o planeta nunca se tenha formado totalmente.

A nova modelagem computadorizada 2D e 3D dos impactos no asteróide Psyche, o maior asteróide do Cinturão Principal, indica que provavelmente é metálico e de composição porosa, algo como uma “pilha de escombros cósmica voadora”.

A modelagem de estruturas de impacto em Psyche contribui para a nossa compreensão dos corpos metálicos e a forma como os processos de cratera em grandes objetos de metal diferem daqueles em corpos rochosos e gelados.

A equipa de investigadores forneceu os primeiros modelos 3D da formação da maior cratera de impacto de Psyche. Este é o primeiro trabalho a usar modelos de cratera de impacto para indicar a composição do asteróide.

Os modelos 2D e 3D indicam um ângulo de impacto oblíquo onde um objeto de entrada teria atingido a superfície do asteróide, deformando Psyche de uma forma muito específica e previsível, dados os prováveis materiais envolvidos.

Os metais deformam-se de forma diferente de outros materiais de asteróides comuns, como silicatos, e os impactos em alvos de composição semelhante a Psyche devem resultar em crateras semelhantes às observadas neste asteróide.

Um vídeo de animação com o resultado da simulação da equipa mostra um cenário de impacto teórico que poderia ter levado à maior cratera de Psyche. A simulação mostra como algum material é ejetado no Espaço após o impacto e revela o estágio de modificação da cratera, onde a área de impacto mostra o material danificado resultante.

“A nossa capacidade de modelar o impacto através do estágio de modificação é essencial para entender como as crateras se formam em corpos metálicos”, disse a investigadora Wendy K. Caldwell, do Laboratório Nacional de Los Alamos, em comunicado. “Nos estágios iniciais da formação da cratera, o material alvo comporta-se como um fluido. No estágio de modificação, no entanto, a resistência do material alvo desempenha um papel fundamental em como o material que não é ejetado ‘se acomoda’ na cratera”.

Os resultados dos cientistas corroboram estimativas sobre as composições de Psyche com base em técnicas de medição observacional.

De particular interesse é o material que forneceu a melhor combinação, Monel. Monel é uma liga baseada no minério da cratera Sudbury, uma estrutura de impacto no Canadá. Acredita-se que o minério tenha vindo do impactador que formou a cratera, o que significa que é provável que o minério tenha origens extraterrestres. Os sucessos de modelagem com Monel demonstram que a composição do material de Psyche se comporta de forma semelhante em condições de choque com metais extraterrestres.

Segundo Caldwell, com base na provável velocidade de impacto, gravidade local e estimativas de densidade aparente, a formação da maior cratera de Psyche provavelmente foi dominada pela força em vez da gravidade.

“É incrível o que podemos realizar com os recursos do laboratório”, disse Caldwell. “Os nossos supercomputadores são alguns dos mais poderosos do mundo e, para grandes problemas como impactos de asteróides, realmente contamos com as nossas ferramentas de modelagem numérica para complementar os dados observacionais.”

Este estudo será publicado em novembro na revista científica Icarus.

Psyque foi o 16º objeto descoberto no cinturão de asteróides, por Annibale de Gasparis a 17 de março de 1852 em Nápoles e foi batizado em honra de Psiquê, a bela mortal por quem Eros se apaixonou na mitologia antiga. O seu diâmetro tem mais de 250 quilómetros e a sua massa é quase 1% de toda a massa existente na cintura de asteróides.

Em julho de 2017, a agência espacial norte-americana NASA anunciou que iria apressar os seus planos de visitar o valiosíssimo asteroide metálico. A sonda da NASA deve chegar ao asteróide quatro anos mais cedo do que o inicialmente previsto, graças à descoberta de uma trajetória mais eficiente que vai levá-la ao seu destino em 2026.

O Psyche é composto por metais pesados cujo valor se estima em 700 triliões de dólares – equivalente a 615 triliões de euros -, o que significa que poderia converter todos os habitantes da Terra em multimilionários.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. As teorias Físico-filosóficas podem ser tão válidas como estas teorias hipotéticas, quando se trata de analisar o universo na sua complexidade!

  2. As teorias Físico-filosóficas podem ser tão válidas como estas teorias hipotéticas, quando se trata de analisar o universo na sua complexidade!

RESPONDER

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …

Em breve será possível usar mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e Passaporte

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse esta quinta-feira que “em breve” será possível utilizar os mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou ativar a …

Rio diz que Governo “vai levar ao colo” Medina. Moedas ataca o rival e diz que as suas promessas não valem nada

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que o Governo “vai levar ao colo” o candidato socialista à Câmara Municipal de Lisboa, porque “pelas guerras e desequilíbrios internos” não pode perder a eleição …

Portugal regista cinco mortos e 373 novos casos nas últimas 24 horas

O boletim desta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) regista cinco óbitos e 373 novos casos de covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas. Há ainda mais 538 recuperados. O boletim da DGS, do dia 6 …

“Quem não nasceu com o apelido Espírito Santo tem de ir à luta”, diz Gama Leão

João Gama Leão deixou uma dívida de mais de 300 milhões de euros ao Novo Banco através da Prebuild, um dos grandes devedores do banco. O empresário assumiu a responsabilidade pelos créditos em incumprimento, fez …

Avião da TAP retido na Venezuela regressa a Lisboa hoje

O avião da TAP que ficou retido na Venezuela por causa de uma carga de cocaína regressa nesta quinta-feira a Lisboa, assim como a tripulação, disse à agência Lusa fonte oficial da empresa aérea portuguesa. Segundo …

Marcelo convida Ramalho Eanes para presidir comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O presidente da República em funções, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o ex-presidente da República Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O convite dirigido ao general Ramalho Eanes, um …

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens. Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, …