Há um asteróide que poderia tornar todos os habitantes da Terra multimilionários

Os cientistas descobriram que o asteróide Psyche 16 é composto por metais pesados cujo valor se estima em 700 triliões de dólares – equivalente a 615 triliões de euros -, o que significa que poderia converter todos os habitantes da Terra em multimilionários.

De acordo com o Oil Price, este objeto espacial, localizado entre Marte e Júpiter, a cerca de 750 milhões de quilómetros da Terra, contem suficientes metais pesados (como ouro, ferro e níquel) para que cada habitante do nosso planeta receba mil milhões de dólares.

O seu diâmetro tem mais de 250 quilómetros e a sua massa é quase 1% de toda a massa existente na cintura de asteróides. Psyque foi o 16º objeto descoberto no cinturão de asteroides, por Annibale de Gasparis a 17 de Março de 1852 em Nápoles e foi batizado em honra de Psiquê, a bela mortal por quem Eros se apaixonou na mitologia antiga.

Em julho de 2017, a agência espacial norte-americana NASA anunciou que iria apressar os seus planos de visitar o valiosíssimo asteroide metálico. A sonda da NASA deve chegar ao asteroide quatro anos mais cedo do que o inicialmente previsto, graças à descoberta de uma trajetória mais eficiente que vai levá-la ao seu destino em 2026. Felizmente para a estabilidade económica do nosso planeta, a agência espacial só planeia observar, até porque provavelmente ainda não consegue extrair nada.

“Os titãs do ouro agora controlam centenas das propriedades mais produtivas do mundo, mas os 114 ou 141 milhões de gramas de ouro que trazem para o mercado por ano são piores em comparação às conquistas disponíveis no espaço“, disse Scott Moore, diretor executivo da EuroSun Mining.

No entanto, John Zarnecki, professor e presidente da Royal Astronomical Society do Reino Unido, estima que demoraríamos cerca de 25 anos para obter uma “demonstração concetual” sobre se é possível extrair ouro do espaço e meio século para iniciar a produção comercial. Tudo isso dependeria de dois fatores-chave: a sua viabilidade económica e o desenvolvimento da nossa tecnologia espacial.

De momento, potências como os EUA e a China já estão a tomar posições para o que será, de acordo com Mitch Hunter-Scullion, fundador da Asteroid Mining Company, o próximo boom na indústria de mineração. A Europa e o Japão também demonstraram interesse.

“Uma vez que a infraestrutura esteja configurada, as possibilidades são quase infinitas”, afirmou Hunter-Scullion, acrescentando que aqueles que sabem aproveitar essa “corrida aos asteróides” podem ganhar “uma quantia astronómica de dinheiro”.

Scott Moore acredita que a Psique 16 será apenas “a primeira paragem nesta aventura” de exploração espacial para obter ouro, já que existem outros asteróides próximos ao nosso planeta que poderiam ser atraídos para uma órbita na qual é possível extrair vários recursos.

Além disso, a Lua abriga ouro e platina, bem como metais de terras raras, e os cientistas dizem que o satélite tem suficiente gravidade para uma atividade de mineração. Enquanto isso, na mesma região do Psique 16 está localizado outro pequeno asteróide de 200 metros de comprimento com uma quantidade de platina que se acredita que poderia valer cerca de 30 mil milhões de dólares.

Estima-se que o mercado global de mineração de asteróides atinja os 3.800 milhões de dólares em 2025, levando em conta as missões atuais e futuras, bem como aumentando os investimentos em tecnologias para o setor, por exemplo, naves espaciais especializadas para esta atribuição. Outras previsões colocam este mercado em 2,7 mil milhões de dólares para o ano de 2040.

ZAP //

PARTILHAR

74 COMENTÁRIOS

  1. Se todos fossem ricos o Mundo deixaria de funcionar e seria a o colapso e a fome que iria acontecer. As pessoas trabalham e produzem pela necessidade de ganharem para seu sustento, caso não precisem de trabalhar pelo dinheiro, quem trabalharia no campo, nas fábricas, na construção , etc.

    • Tbm concordo, se todos ficarem multimilionários, ninguém vai querer prestar serviços pra ninguém como, por exemplo, recolher o lixo dos outros, varrer ruas, limpar bueiros, trabalhar na feira de alimentos, construir casas, pontes, redes de saneamento, até mesmo fabricar carro, etc, etc, etc. Por esse e outros motivos mas, principalmente esse, a isonomia assim como o comunismo é uma utopia, uma ficção que jamais se tornará realidade.

    • na verdade teríamos dinheiro suficiente para desenvolver a tecnologia pra sobrevivermos sem necessidade de trabalhar, seriam robôs autônomos, mas por um lado mais aconteceria pq aqueles que poderiam chegar lá no asteróide e retornar com suas minerações, nunca jamais e em hipótese alguma dividiria conosco as riquezas conquistadas, posso afirmar que, até mesmo aqueles que estariam lá minerando não seria bem remunerado… a ganância fala mais forte

    • Oi, eu sou um economista, se todos receberem milhões a unica coisa que vai mudar é a inflação, um pão iria custar milhares. Tirando o chaos no inicio não iria mudar muita coisa a longo prazo.

  2. Os ricos passariam a ser aqueles capazes de produzir alimentos, já que o ouro custaria “o preço da chuva”. Aliás a chuva passava a valer mais que o ouro, pois este perderia o seu valor.

  3. Palhaçada precisamos de nada temos tudo aqui em nosso planeta temos é que acabar com essas buracacia que é mais palhaçada vamos libera todos conhecimento para a humanidade aquele que deseja estudar vamos deixar ele estuda o que deseja trabalhar vamos deixar agora aquele que vai roubar matar morte para ele e os que vão ser as duas pessoas em uma só deveria pagar por ser duas pessoas 3 vezes o valor que o governo gastaria com um normal por que eu respeito você no trabalho mulher de dia a noite homem e si for homem de dia a noite mulher e alguns que afirma ser mulher mais não corta o pau de jeito nenhum a lei tinha que ser clara faça o que for necessário mais faça tudo documentos e cartórios operação em corpo educação de comportamento eu acho que assim as leis funciona matou morreu roubar você não vai porque terá que devolver 4 vezes o que roubou ou prisão sem visita sem celular sem TV você seu banheiro e um buraco no teto para passar a luz do sol pena mínima 10 anos

    • Puxa, meu camarada, o assunto aqui é outro; seria melhor você se matricular em um curso de português, para pelo menos, aprender colocar pontuação no texto.

      • Kkkkkkkkk é como diz o ditado , não lê os comentários ,não sabe quais são os assuntos relacionados e quando escrevi sai merda kkkkkkkkk gostei da resposta Dasson Damota

  4. Poderia cair lá no congresso em Brasília teria mais vAlor para a nação q o valor em dinheiro lógico quando tiver o senado câmera e STF menos a equipe do presidente que sou 17

    • Opa..tem que cair sim..na cabeça do bozo, do Guedes, do Moro, da Joice..e vc amigo, tá perdendo o direito de se aposentar, que será tirado pelo seu querido presidente fraco e ainda tá rindo…??
      Quero ver qdo vc precisar da aposentadoria, aí vc é quem vai chorar…..a minha já tá garantida..mas a sua…já era…

  5. A ganância humana desses senhores do mundo é tão grande, que até já pensam em explorar os minérios da LUA. Mesmo que isso destrua ela. Talvez seja pelos minérios que tem na LUA que permitem ela continuar onde está.

  6. Com tantas pessoas ambiciosas nesse planeta. Duvido que algum habitante pobre vá receber esse valor… Quem é rico vai ficar mais rico e o pobre mais pobre… A empresa que explorar esse asteróide vai gastar milhões e ela vai precisar reabastecer esse dinheiro investido…

  7. Nem todos os habitantes da Terra seriam multimilionários, pois a ganância iria reinar… Ah, e outro ponto, para o ser humano nunca está bom… Sempre quer mais… Acho que esse asteroide ainda seria muito pouco!

  8. Haha como conseguiram, calcular o peso , diâmetro e o valor!! Que contém no asteróide, sabendo que à velocidade do asteróide é tão mais rápido que uma nave espacial!! Fala sério!! Essa nasa tá querendo que à humanidade, se ajoelhe para eles. Com tantos dizeres que venham falando!! Não mexam com o que está quieto, deixa à riqueza do espaço pra lá!! E busquem à riqueza no mundo que vivem.

  9. O asteróide vai provavelmente passar ao lado, mas voces estao a pensar em dinheiro, e os gananciosos ficavam com td e metade da população mundial morria de fome na mesma.

  10. Obviamente que nao, o ouro vale porque è raro, a partir do momento que deixasse de ser raro valeria igual a ferro.

  11. As riquezas minerais que tem no Brasil já é mais que suficiente para deixar todos os Brasileiros milionários mas está tudo nas mãos de empresas estatais ou até mesmo de estrangeiros.

  12. É fico feliz em saber que meus ante passados tinham razão,pois veja bem que dês dos meus tataravós minha família vive a procura um meteorito que caiu perto de casa,um avô meu o procurou dos 10 aos 85 anos e nada,nem sombra meu pai dos 11 aos 67 e nada eu tenho 46 e nunca deixei de procurar na esperança de um dia achar, nós da família deixamos o trabalho de lado na certeza que dia vamos encontrar e com essa certeza que tive aqui quero deixar essa esperança aos filhos,nossas esposas trabalharam e nós sempre a procura dessa riqueza que deve estar aqui por perto…gratos por essa informação!

  13. São um rebanho de loucos…como he possível calcular esse tão de asteroide e etc…..a Nasa foi feita para confundir as pessoas, e ainda querem dizer ao contrário da bíblia….
    Com tanto dinheiro que eles gasta com essas porcarias, daria para iricar milhares de pessoas carentes e sem teto.

    • Graças a Deus que houve (há e haverá) homens e mulheres no mundo que tiveram (tem e terão) a coragem de sair das “verdades” bíblicas e procurar a única que existe na experimentação e na observação do mundo.

  14. Que venha e com muita força e certeiro, assim dará cabo de uma humanidade mesquinha e desumana. E seremos os defuntos mais ricos da galáxia!!!!

    • Kkkk ai sim, defuntos mais ricos da galáxia, aí outros seres extra terrestre viriam garimpar a terra

  15. Esses minerais passariam a valer muuto pouco, como já disseram, e já agora, que papel ia ter essa mineração, de toneladas de metais e outros, na trajetória desses cometas? Hahahah, mexam à vontade, só espero que não caia deste lado do Atlântico….

  16. Impossível. Sempre vai haver um ladrão vagabundo para roubar o que é dia outros e um imbecil fardado para protegê-lo. O problema não é a falta de riquezas na Terra mas vergonha na cara.

  17. Que idiotice! Incrível como pessoas desaprenderam a usar o cérebro. Não vou esticar muito, para vocês pensarem um pouco, la vai uma pergunta: O torna as coisas valiosas? Resposta: A essencialidade e raridade!
    Conclusão, se chovesse ouro em todo o planeta, ninguém ficaria rico, mas estude, pesquise, invente, descubra; e ficará rico pois será raro. Talkei ?

  18. Não seria melhor corrigir os números apresentados? Qual a escala utilizada para os milhões, biliões e …? A curta (10^9=bilhão) ou a longa (10^12). 750 milhões de quilómetros no original não equivalem a 750 mil milhões de quilómetros da tradução. Quanto ao valor da matéria prima existente no dito asteroide, é bom não esquecer que o preço das coisas depende muito da sua oferta. O ouro, os diamantes são caros porque são relativamente raros ou a sua oferta é controlada para manter o preço. Qualquer matéria prima perde o seu valor se for fácil de encontrar.

  19. Para mim seria uma boa ideia. Penso que por exemplo no caso do ouro que é um metal valiosíssimo ultilizado em componentes eletrônicos é melhor que se encontre uma maneira de minera-los no espaço que ficar desmatando as florestas para fazer buraco na terra e minera-los aqui .

  20. Importante isso!
    Sem fé para muitos era difícil acreditar na possibilidade da existência de uma cidade de 2300 km2, toda em ouro e outros metais preciosos em proporções absurdas. Milhões e milhões de toneladas. Algo surreal para compreensão humana. Como seria possivel?
    Este tipo de descoberta cientifca, apesar de não ser este o contexto da materia, torna a compreensão biblica bem mais fácil sobre a cidade santa mencionada no livro de apocalipse 21. E o importante é que todos moradores da terra podem ter acesso a esta riqueza imensurável e eterna sem distinção. Para conseguir morar nesta cidade celestial, basta seguirmos as recomendações do Pai!
    Glória a Deus!

    Leiam e tire sua conclusão
    Apocalipse 21.

    …..A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
    O anjo que falava comigo tinha como medida uma vara feita de ouro, para medir a cidade, suas portas e seus muros.
    A cidade era quadrangular, de comprimento e largura iguais. Ele mediu a cidade com a vara; tinha dois mil e duzentos quilômetros de comprimento; a largura e a altura eram iguais ao comprimento.
    Ele mediu a muralha, e deu sessenta e cinco metros de espessura, segundo a medida humana que o anjo estava usando.
    A muralha era feita de jaspe e a cidade de ouro puro, semelhante ao vidro puro.
    Os fundamentos das muros da cidade eram ornamentados com toda sorte de pedras preciosas. O primeiro fundamento era ornamentado com jaspe; o segundo com safira; o terceiro com calcedônia; o quarto com esmeralda;
    o quinto com sardônio; o sexto com sárdio; o sétimo com crisólito; o oitavo com berilo; o nono com topázio; o décimo com crisópraso; o décimo primeiro com jacinto; e o décimo segundo com ametista.
    As doze portas eram doze pérolas, cada porta feita de uma única pérola. A rua principal da cidade era de ouro puro, como vidro transparente.

    Apocalipse 21:14-21

  21. Importante isso!
    Sem fé para muitos era difícil acreditar na possibilidade da existência de uma cidade de 2300 km2, toda em ouro e outros metais preciosos em proporções absurdas. Milhões e milhões de toneladas. Algo surreal para compreensão humana. Como seria possivel?
    Este tipo de descoberta cientifca, apesar de não ser este o contexto da materia, torna a compreensão biblica bem mais fácil sobre a cidade santa mencionada no livro de apocalipse 21. E o importante é que todos moradores da terra podem ter acesso a esta riqueza imensurável e eterna sem distinção. Para conseguir morar nesta cidade celestial, basta seguirmos as recomendações do Pai!
    Glória a Deus!

    Leiam e tire suas conclusões.
    Apocalipse 21.

    …..A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
    O anjo que falava comigo tinha como medida uma vara feita de ouro, para medir a cidade, suas portas e seus muros.
    A cidade era quadrangular, de comprimento e largura iguais. Ele mediu a cidade com a vara; tinha dois mil e duzentos quilômetros de comprimento; a largura e a altura eram iguais ao comprimento.
    Ele mediu a muralha, e deu sessenta e cinco metros de espessura, segundo a medida humana que o anjo estava usando.
    A muralha era feita de jaspe e a cidade de ouro puro, semelhante ao vidro puro.
    Os fundamentos das muros da cidade eram ornamentados com toda sorte de pedras preciosas. O primeiro fundamento era ornamentado com jaspe; o segundo com safira; o terceiro com calcedônia; o quarto com esmeralda;
    o quinto com sardônio; o sexto com sárdio; o sétimo com crisólito; o oitavo com berilo; o nono com topázio; o décimo com crisópraso; o décimo primeiro com jacinto; e o décimo segundo com ametista.
    As doze portas eram doze pérolas, cada porta feita de uma única pérola. A rua principal da cidade era de ouro puro, como vidro transparente.

    Apocalipse 21:14-21

  22. 700 trilhões de dólares dividido por 7,5 bilhões de habitantes da 93 mil dólares para cada um, e não “mil milhões de dólares” como informa essa “noticia”.

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo seu “comentário”.
      Em português de Portugal, não há “trilhões”, “bilhões” são bilhas muito grandes, o número de habitantes da Terra é de 7,5 mil milhões, e cada um receberia, sim, mil milhões de dólares – ou cerca de 900 milhões de euros.

  23. Nibiru tá chegando….kkkk… quero ver quem vai pegar o pedaço!.. não vai restar ngm pra comprar ou vender..

  24. Tantos metais preciosos nesse asteróide. Trazidos para a terra é de se perguntar. Os cientistas já pensaram na lei da oferta e da demanda? Seria tanta riqueza com um minimo valor, dado a excessiva oferta. Pensem nisso.

  25. Raramente acertam a previsão do tempo, e dizem saber quanto de ouro tem no asteróide? Pra mim não passa de teorias, papel aceita qualquer coisa inclusive teorias absurdas!

  26. Uma dúvida: Que número é “mil milhões”? Para mim, depois de 999 mil, vem 1 milhão. E depois de 999 milhões, vem 1 bilhão. E assim por diante…
    Que número é “mil milhões”? Qual seria o número anterior (Menos 1)?

    • Aqui não há “bilhões”; é mesmo “mil milhões” (1.000.000.000)
      “Quantos zeros leva o número 1 bilião?”
      matematica.pt/faq/zeros-biliao.php

      • Que curioso e estranho (para mim da América). Então, o “mil milhões” fica no lugar do bilhão. E o bilhão (bilião) só aparece no lugar do trilhão…
        Obrigado pela resposta e o link da informação.

        • Sim, aqui na Europa é assim.
          Na América do Sul, o Brasil é o único país que usa essa escala.
          Mais um artigo explicativo:
          pt.wikipedia.org/wiki/Escalas_curta_e_longa

          • Muito obrigado. Li as matérias. Eu moro em Curitiba, sul do Brasil e Américas, mas assino vários canais do YouTube de Portugal, um de matemática inclusive, da MathGurl, e nunca percebi a diferença de escalas. Talvez porque poucos de nós temos milhões ou bilhões de qualquer coisa.

  27. Todos devem saber que a riqueza daria para por todo o mundo rico mas voces tambem devem acreditar que isso nunca ira acontecer,no seu melhor podia ajudar a todos nos vivermos melhor mas concerteza que continuariamos a trabalhar,alias os ricos tambem trabalham,agora se me disserem que ha mais possiblidades de ser rico,ate acredito.Nunca esquecam os bilioes de dollares que os governos estao a gastar!concerteza que nao e para o dar,se por acaso desse para viver melhor ja era muito bom

  28. Por acaso, alguém come e/ou bebê ouro? Pensa-se em explorar metais preciosos naquela distância enquanto fica muuuuiiito mais barato cuidar do nosso planeta(pessoas e coisas daqui). Nossos corpos não suportam sair daqui, então devemos valorizar o que realmente tem valor. E também é impossível toda população mundial multimilionária, pois, aí todos teriam que por a mão na massa pra se ter o que costumeiramente se teria explorando outrem. É aí que vem o medo de uns poucos. Viver é o bem mais precioso de cada um. Sem vida não existe riqueza ou pobreza, beleza ou feiúra, bem ou mau, alegria ou tristeza, e blá blá blá blá blá… Pense nisso. Deus seja louvado e adorado por toda criatura. Amém…

  29. Essa idéia que o asteróide deixaria todos do planeta rico, é uma mentira ridícula pq a mineração espacial enriqueceria apenas as empresas mineradoras e seus proprietários.
    É perigoso minerar a lua. É nosso único satélite e não sabemos a consequência de sua exploração.

  30. Está tudo em perfeita ordem até chegar o Humano e começar a destruir. Irão mexer no seu satélite natural aquele responsável por milhões de coisas na terra, principalmente nas ondas do mar. Q coisa hen estou sentindo q virá mais “tragédias causadas pela natureza” por aí!!!!!!!

  31. O espaço têm recursos enormes, e se é verdade que as empresas que vão explorar o espaço têm grandes riscos e devem ser recompensados por isso, acho que uma parte dessa riqueza deve ser distribuida não em dinheiro, mas em fundos para a educação e saude de todos na Terra.
    Essas riquezas devem ser consideradas patrimonio da humanidade para um desenvolvimento sustentavel do nosso planeta Azul

  32. Para sermos todos multimilionários teríamos de vender os referidos metais , certo ?
    Sim certo ! A verdadeira questão seria …. Quem quer comprar ???
    Pois é , só faz sentido quando uns têm e os outros não , e quanto mais raro for mais caro se torna , e com tanta abundância seria como vender areia na praia em vez de bolas de belim .

RESPONDER

Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez …

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …

"Casillas apoiou-me desde o momento em que cheguei", diz Marchesín

O guarda-redes argentino falou da sua adaptação ao novo clube, destacando que o seu antecessor, do qual não esconde a sua grande admiração, o apoiou desde que chegou ao FC Porto. Na semana passada, Agustín Marchesín …

Zoo de Paris apresenta Blob, uma estranha criatura amarela sem cérebro e com quase 720 sexos

O zoológico de Paris exibe desde esta quarta-feira um estranho organismo unicelular criado em laboratório: parece um fungo, mas interage como um animal. De acordo com a agência AFP, a estranha criatura, batizada de bolb (bolha), …

Apesar das críticas, Venezuela conquista um lugar no Conselho de Direitos Humanos da ONU

A Venezuela conquistou um assento no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, depois de uma votação, esta quinta-feira, na Assembleia Geral da ONU. O Brasil ficou com a outra vaga destinada aos países da …

Amália Rodrigues apoiou secretamente a causa antifascista

A fadista Amália Rodrigues, que chegou a ser acusada de estar ao serviço do Estado Novo, financiou presos políticos e apoiou a causa antifascista durante a ditadura, revela uma investigação publicada pela revista Visão Biografia. Numa …

FC Porto pode ser obrigado a criar equipa de futebol feminino

A UEFA deverá obrigar todas os emblemas que participem nas competições europeias a ter uma equipa de futebol feminino. O objetivo é promover o desporto e aumentar o número de jogadoras. O FC Porto pode vir …

Há novas suspeitas no negócio do lítio. João Galamba rejeita ilegalidades

A aprovação da concessão de exploração de lítio em Cepeda, no concelho de Montalegre, à empresa Lusorecursos Portugal Lithium continua envolta em polémica. Desta vez, surgem suspeitas de ilegalidades relacionadas com divergências no capital social …