NASA está com pressa e vai visitar o trilionário asteróide metálico Psyche já em 2022

(dr) NASA

O asteróide 16 Psyche

O asteróide 16 Psyche

A NASA acaba de antecipar a viagem ao 16 Psyche, o valiosíssimo asteróide feito quase inteiramente de níquel, para o verão de 2022.

Estima-se que o 16 Psyche contenha dez triliões de dólares em níquel e ferro. Se pudéssemos de algum modo retirar estes minerais do asteróide e trazê-los à Terra, a nossa economia global comparativamente ínfima de 78 biliões de dólares provavelmente desmoronar-se-ia.

Felizmente para a estabilidade económica do nosso planeta, a NASA só planeia observar o trilionário asteróide.

“É um objeto muito estranho”, resume Lindy Elkins-Tanton, cientista principal da missão da NASA e diretora da Escola de Exploração da Terra e do Espaço da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos.

“Mesmo que pudéssemos recolher uma grande peça de metal e arrastá-la para cá, o que iríamos fazer?”, questiona a cientista.

“Ficar com ele, escondê-lo e controlar o recurso a nível global – assim como os diamantes são controlados de forma corporativa – e proteger o mercado? Ou trazê-lo para cá para resolver os problemas de recursos de metal da Humanidade para sempre? Isso é pura especulação, como é óbvio”, diz Elkins-Tanton.

O 16 Psyche, assim batizado em homenagem a Psyche, uma mulher que ganhou a vida eterna na mitologia grega, é um dos asteróides mais massivos jamais descobertos no cinturão de asteróides – um disco empoeirado localizado entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Mede 240 quilómetros de diâmetro – o maior é Ceres com um diâmetro de 945 quilómetros – mas já tem a fama de ser o maior corpo de ferro.

Se a NASA tiver sucesso nesta missão, o Psyche dará à comunidade científica a primeira oportunidade de explorar um mundo feito de ferro. A agência espacial norte-americana tinha anunciado que iria visitar o 16 Psyche em 2023, mas antecipou a viagem para o verão de 2022.

A melhor parte é que a sonda Psyche da NASA deverá chegar ao asteróide quatro anos mais cedo do que o inicialmente previsto, graças à descoberta de uma trajetória mais eficiente que vai levar a sonda ao seu destino em 2026.

Embora não seja claro como é que o 16 Psyche se formou sem quaisquer revestimentos rochosos ou gelados, os cientistas suspeitam que uma ou mais colisões maciças o libertaram da sua crosta e do seu manto de silicato, deixando-o com apenas 10% de rocha de silicato na sua superfície atual.

PARTILHAR

RESPONDER

Polícias de elite da PSP convocados para trabalhar nas obras

Operacionais da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP estão a ser chamados para colaborarem como voluntários nas obras de remodelação da messe localizada na Quinta das Águas Livres, em Belas, Sintra. Segundo o Correio da …

Portugueses são dos que menos gastam em viagens turísticas

Os portugueses são dos cidadãos europeus que menos gastam em deslocações de turismo, ao desembolsar em média 136 euros por viagem turística, menos de metade da média da União Europeia, de 336 euros, revelam dados …

Ex-diretor da CIA admite recorrer à Justiça contra Donald Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu neste domingo recorrer à Justiça, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe ter cancelado o acesso a informação confidencial e à Casa Branca. “Se esse é …

Trabalhadores da CGD em greve contra a perda de privilégios

O novo Acordo de Empresa que a Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pretende implementar está a gerar revolta entre os trabalhadores e já levou à convocação de uma greve para sexta-feira, 24 de …

Asia Argento terá pago a jovem ator que a acusou de assédio sexual

A atriz e realizadora italiana terá pago 380 mil dólares para silenciar um jovem ator e músico que a acusa de assédio sexual quando tinha apenas 17 anos. Asia Argento foi uma das primeiras mulheres da …

Governo está a preparar descida dos impostos e aumento das pensões

São cinco as prioridades do Governo para o próximo Orçamento do Estado, segundo revela Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC, nomeando o aumento das pensões, o alívio no IRS, a descida …

Bomba que matou 40 crianças no Iémen foi vendida pelos EUA em 2015

A bomba que matou de 40 crianças num autocarro escolar no Iémen, a 9 de agosto, foi fabricada pelos Estados Unidos e vendida à Arábia Saudita em 2015. De acordo com a CNN, que avança …

GNR "desfalcada" devido à transferência de mil militares para os incêndios

Nos últimos meses, mais de mil militares da GNR foram "reconvertidos" em bombeiros especialistas, membros do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), que atuam no combate a incêndios. Com esta alocação, a situação …

Em 17 anos, o número de inspetores na educação caiu 41%

Entre 2001 e 2017, o número de inspetores a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) passou de 304 funcionários a exercer essas funções para 179, registando assim uma queda de 41%. O Sindicato dos Inspetores da …

Mais de 400 mortos nas inundações em Kerala, no sul da Índia

Mais de 400 pessoas morreram na sequência das inundações que atingiram Kerala, na Índia, as mais graves em 100 anos naquele estado do sul do país, de acordo com um balanço feito nesta segunda-feira pelas …