NASA está com pressa e vai visitar o trilionário asteróide metálico Psyche já em 2022

(dr) NASA

O asteróide 16 Psyche

O asteróide 16 Psyche

A NASA acaba de antecipar a viagem ao 16 Psyche, o valiosíssimo asteróide feito quase inteiramente de níquel, para o verão de 2022.

Estima-se que o 16 Psyche contenha dez triliões de dólares em níquel e ferro. Se pudéssemos de algum modo retirar estes minerais do asteróide e trazê-los à Terra, a nossa economia global comparativamente ínfima de 78 biliões de dólares provavelmente desmoronar-se-ia.

Felizmente para a estabilidade económica do nosso planeta, a NASA só planeia observar o trilionário asteróide.

“É um objeto muito estranho”, resume Lindy Elkins-Tanton, cientista principal da missão da NASA e diretora da Escola de Exploração da Terra e do Espaço da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos.

“Mesmo que pudéssemos recolher uma grande peça de metal e arrastá-la para cá, o que iríamos fazer?”, questiona a cientista.

“Ficar com ele, escondê-lo e controlar o recurso a nível global – assim como os diamantes são controlados de forma corporativa – e proteger o mercado? Ou trazê-lo para cá para resolver os problemas de recursos de metal da Humanidade para sempre? Isso é pura especulação, como é óbvio”, diz Elkins-Tanton.

O 16 Psyche, assim batizado em homenagem a Psyche, uma mulher que ganhou a vida eterna na mitologia grega, é um dos asteróides mais massivos jamais descobertos no cinturão de asteróides – um disco empoeirado localizado entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Mede 240 quilómetros de diâmetro – o maior é Ceres com um diâmetro de 945 quilómetros – mas já tem a fama de ser o maior corpo de ferro.

Se a NASA tiver sucesso nesta missão, o Psyche dará à comunidade científica a primeira oportunidade de explorar um mundo feito de ferro. A agência espacial norte-americana tinha anunciado que iria visitar o 16 Psyche em 2023, mas antecipou a viagem para o verão de 2022.

A melhor parte é que a sonda Psyche da NASA deverá chegar ao asteróide quatro anos mais cedo do que o inicialmente previsto, graças à descoberta de uma trajetória mais eficiente que vai levar a sonda ao seu destino em 2026.

Embora não seja claro como é que o 16 Psyche se formou sem quaisquer revestimentos rochosos ou gelados, os cientistas suspeitam que uma ou mais colisões maciças o libertaram da sua crosta e do seu manto de silicato, deixando-o com apenas 10% de rocha de silicato na sua superfície atual.

RESPONDER

Escritor chinês detido por cometer os homicídios que inspiraram as suas obras

Um escritor chinês premiado foi detido esta sexta-feira por envolvimento num quádruplo homicídio que aconteceu em 1995, na China. O homem usou os crimes como inspiração para as suas obras. O trabalho de Liu Yongbiao, de …

Primeiro caso de super bactéria com características genéticas raras registado em Portugal

O primeiro caso português de uma super bactéria com características genéticas raras foi registado numa mulher de 64 anos "sem história de viagens ou exposição a produtos de origem asiática". A mulher de 64 anos foi …

Em Ave Maria, todos os caminhos vão dar ao céu

Além de ser o fundador da rede de pizzarias Domino's, o milionário empreendedor Tom Monaghan idealizou Ave Maria, uma cidade no estado da Flórida, nos Estados Unidos, entregue de corpo e alma à fé católica, …

Índios brasileiros ganham processo com mais de 30 anos sobre posse de reserva ambiental

No diferendo judicial sobre uma disputa pela propriedade de terras contra o Estado de Mato Grosso, os juízes do Supremo Tribunal Federal do Brasil deram razão aos índios Xingu, que vivem em reserva ambiental no …

A SIDA já não é a doença que mais mata em África

O HIV/SIDA já não é a principal causa de morte nem África, mas isto não são apenas boas notícias. A doença passou apenas para segundo lugar, mantendo-se no topo das principais causas de morte no …

Rio Tejo está em risco de secar por completo

As alterações climáticas, as barragens e os desvios de água para a agricultura e para campos de golfe, em Espanha, deixam o rio Tejo "à beira do colapso" e da seca completa. O alerta é deixado …

ARS condenada a pagar 49 mil euros por compressa esquecida em barriga de grávida

A Administração Regional de Saúde do Norte foi condenada ao pagamento de uma indemnização de quase 49 mil euros, num caso de negligência médica, devido ao esquecimento de uma compressa no interior da barriga de …

Líder do grupo KKK ameaçou queimar jornalista afroamericana

Um líder do grupo KKK (Ku Klux Klan) ameaçou queimar uma jornalista afroamericana colombiana durante uma entrevista ao canal hispânico Univisión, em julho, no estado norte-americano da Carolina do Norte. A entrevista será transmitida no …

BE e PCP querem acabar com corte ao subsídio de desemprego já no próximo ano

No Orçamento de Estado do ano passado, a medida não passou. Em junho, no Parlamento, a medida voltou a não passar. Agora, volta à mesa de negociações. Segundo o Diário de Notícias, o fim da redução …

Em um ano, há mais 8365 novos funcionários públicos

O número de funcionários públicos aumentou 1,3% no segundo trimestre deste ano, face a igual período de 2016, para 668.043 postos de trabalho, de acordo com a Síntese Estatística do Emprego Público. Em comparação com o …