NASA está com pressa e vai visitar o trilionário asteróide metálico Psyche já em 2022

(dr) NASA

O asteróide 16 Psyche

O asteróide 16 Psyche

A NASA acaba de antecipar a viagem ao 16 Psyche, o valiosíssimo asteróide feito quase inteiramente de níquel, para o verão de 2022.

Estima-se que o 16 Psyche contenha dez triliões de dólares em níquel e ferro. Se pudéssemos de algum modo retirar estes minerais do asteróide e trazê-los à Terra, a nossa economia global comparativamente ínfima de 78 biliões de dólares provavelmente desmoronar-se-ia.

Felizmente para a estabilidade económica do nosso planeta, a NASA só planeia observar o trilionário asteróide.

“É um objeto muito estranho”, resume Lindy Elkins-Tanton, cientista principal da missão da NASA e diretora da Escola de Exploração da Terra e do Espaço da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos.

“Mesmo que pudéssemos recolher uma grande peça de metal e arrastá-la para cá, o que iríamos fazer?”, questiona a cientista.

“Ficar com ele, escondê-lo e controlar o recurso a nível global – assim como os diamantes são controlados de forma corporativa – e proteger o mercado? Ou trazê-lo para cá para resolver os problemas de recursos de metal da Humanidade para sempre? Isso é pura especulação, como é óbvio”, diz Elkins-Tanton.

O 16 Psyche, assim batizado em homenagem a Psyche, uma mulher que ganhou a vida eterna na mitologia grega, é um dos asteróides mais massivos jamais descobertos no cinturão de asteróides – um disco empoeirado localizado entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Mede 240 quilómetros de diâmetro – o maior é Ceres com um diâmetro de 945 quilómetros – mas já tem a fama de ser o maior corpo de ferro.

Se a NASA tiver sucesso nesta missão, o Psyche dará à comunidade científica a primeira oportunidade de explorar um mundo feito de ferro. A agência espacial norte-americana tinha anunciado que iria visitar o 16 Psyche em 2023, mas antecipou a viagem para o verão de 2022.

A melhor parte é que a sonda Psyche da NASA deverá chegar ao asteróide quatro anos mais cedo do que o inicialmente previsto, graças à descoberta de uma trajetória mais eficiente que vai levar a sonda ao seu destino em 2026.

Embora não seja claro como é que o 16 Psyche se formou sem quaisquer revestimentos rochosos ou gelados, os cientistas suspeitam que uma ou mais colisões maciças o libertaram da sua crosta e do seu manto de silicato, deixando-o com apenas 10% de rocha de silicato na sua superfície atual.

PARTILHAR

RESPONDER

É a quantidade de alimento que determina quem se torna a abelha-rainha

Um novo estudo sugere que é a quantidade de alimento, e não a sua qualidade, como se pensava até agora, que determina quem se torna a abelha-rainha. Quais são os fatores que determinam qual é a …

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …