NASA está com pressa e vai visitar o trilionário asteróide metálico Psyche já em 2022

(dr) NASA

O asteróide 16 Psyche

O asteróide 16 Psyche

A NASA acaba de antecipar a viagem ao 16 Psyche, o valiosíssimo asteróide feito quase inteiramente de níquel, para o verão de 2022.

Estima-se que o 16 Psyche contenha dez triliões de dólares em níquel e ferro. Se pudéssemos de algum modo retirar estes minerais do asteróide e trazê-los à Terra, a nossa economia global comparativamente ínfima de 78 biliões de dólares provavelmente desmoronar-se-ia.

Felizmente para a estabilidade económica do nosso planeta, a NASA só planeia observar o trilionário asteróide.

“É um objeto muito estranho”, resume Lindy Elkins-Tanton, cientista principal da missão da NASA e diretora da Escola de Exploração da Terra e do Espaço da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos.

“Mesmo que pudéssemos recolher uma grande peça de metal e arrastá-la para cá, o que iríamos fazer?”, questiona a cientista.

“Ficar com ele, escondê-lo e controlar o recurso a nível global – assim como os diamantes são controlados de forma corporativa – e proteger o mercado? Ou trazê-lo para cá para resolver os problemas de recursos de metal da Humanidade para sempre? Isso é pura especulação, como é óbvio”, diz Elkins-Tanton.

O 16 Psyche, assim batizado em homenagem a Psyche, uma mulher que ganhou a vida eterna na mitologia grega, é um dos asteróides mais massivos jamais descobertos no cinturão de asteróides – um disco empoeirado localizado entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Mede 240 quilómetros de diâmetro – o maior é Ceres com um diâmetro de 945 quilómetros – mas já tem a fama de ser o maior corpo de ferro.

Se a NASA tiver sucesso nesta missão, o Psyche dará à comunidade científica a primeira oportunidade de explorar um mundo feito de ferro. A agência espacial norte-americana tinha anunciado que iria visitar o 16 Psyche em 2023, mas antecipou a viagem para o verão de 2022.

A melhor parte é que a sonda Psyche da NASA deverá chegar ao asteróide quatro anos mais cedo do que o inicialmente previsto, graças à descoberta de uma trajetória mais eficiente que vai levar a sonda ao seu destino em 2026.

Embora não seja claro como é que o 16 Psyche se formou sem quaisquer revestimentos rochosos ou gelados, os cientistas suspeitam que uma ou mais colisões maciças o libertaram da sua crosta e do seu manto de silicato, deixando-o com apenas 10% de rocha de silicato na sua superfície atual.

PARTILHAR

RESPONDER

Mistério dos estranhos "empurrões" no campo magnético da Terra resolvido

O campo magnético da Terra sofre anomalias imprevisíveis, rápidas e intensas conhecidas como solavancos geomagnéticos. Agora, o mistério foi finalmente resolvido. Os mecanismos por trás deste fenómeno permaneceram um mistério até à mais recente descoberta de …

Magia termodinâmica. Dispositivo promete transformar água a ferver em gelo sem consumir energia

Físicos da Universidade de Zurique, na Suíça, desenvolveram um dispositivo incrivelmente simples que permite que o calor flua temporariamente de um objeto frio para outro objeto quente sem precisar de uma fonte de alimentação externa. Para …

Papagaio cúmplice de criminosos detido pelas autoridades brasileiras

No Brasil, um papagaio cúmplice de traficantes de droga foi preso pelas autoridades. O animal avisava o casal de criminosos da chegada da polícia. Na favela da cidade de Teresina, no Brasil, o papagaio dizia "a …

Há duas portuguesas desaparecidas e sete mortos após naufrágio em São Tomé e Príncipe

O número de mortos causados pelo naufrágio de um navio perto da ilha são-tomense do Príncipe subiu para sete, existindo ainda 10 desaparecidos, disse fonte do governo regional. “Mais um corpo sem vida, de uma criança, …

Casal está em risco de pena de morte por construir uma casa no mar

Um americano e a sua namorada tailandesa podem terminar os seus dias na prisão ou até serem condenados à morte. As autoridades da Tailândia acusam o casal de ter construído uma casa em águas do país …

Muitas pessoas não se conseguem localizar num mapa

Quando o mau tempo ameaça, os meteorologistas usam mapas para mostrar onde estão localizadas as tempestades e para onde vão. Mas é importante que as pessoas saibam se estão no caminho destas catástrofes. Uma percentagem substancial …

Milícia planeava assassinar Barack Obama e Hillary Clinton

O líder de uma milícia norte-americana que capturava imigrantes sem documentos na fronteira com o México, Larry Hopkins, foi detido no sábado e confessou ao FBI que o grupo planeava matar Barack Obama, Hillary Clinton …

Urina ajuda arqueólogos a acompanhar a ascensão da agricultura

Estudar os vestígios de urina de ovelhas e cabras está a fornecer aos arqueólogos um vislumbre da domesticação de animais numa aldeia turca há 10.000 anos. Uma das transições mais marcantes da História foi quando o …

Inscrição antiga revela o que aconteceu à cidade prestes a tornar-se a capital da Assíria

Cientistas decifraram um texto do Rei Sargão II da Assíria, que governou entre 722 e 705 a.C. A inscrição, mal conservada, relata a conquista da cidade de Carquemis, descobrindo os planos para transformá-la na nova …

Uma das praias mais famosas do Hawai está prestes a ficar submersa

Os legisladores estão a tomar medidas para enfrentar os efeitos da mudança climática antes que seja tarde demais numa nova tentativa de reconstruir a famosa praia de Waikiki para proteger os moradores de futuras inundações. O …