PSP recusa vacinação a três mil agentes que Câmara do Porto queria oferecer

António Cotrim / Lusa

A Câmara Municipal do Porto (CMP) teve de cancelar uma operação de vacinação prevista para três mil agentes da PSP, na próxima segunda-feira, por decisão da Direção Nacional da PSP.

Fonte oficial da Câmara Municipal do Porto disse ao Diário de Notícias que “estava tudo previsto e tratado com o Comando Metropolitano da PSP do Porto”, mas que a operação foi entretanto cancelada “por decisão superior e comunicada à CMP pela Senhora Comandante Distrital da PSP”.

De acordo com o jornal, a vacinação destes três mil agentes tinha sido incluída pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, naquele que é o primeiro projeto-piloto de vacinação em drive-thru.

“Na semana passada, fomos contactados pela PSP. Inicialmente, pediu-nos um edifício onde pudessem ser administradas vacinas a cerca de 3500 dos seus agentes. Tínhamos uma escola disponível, a de Lordelo, que eles foram verificar e que foi considerada que não tinha condições suficientes”, relatou o autarca num comunicado publicado no portal da CMP, acrescentando que depois foi apresentada a “solução do Queimódromo”.

A decisão da PSP foi recebida com surpresa pelo autarca portuense, sobretudo porque aconteceu na sequência de uma controvérsia em relação à vacinação dos polícias da Polícia Municipal do Porto e de Lisboa, que são agentes da PSP em comissão de serviço, que tinham sido excluídos do plano de vacinação da PSP.

Na altura, o mesmo diário noticiou que Rui Moreira escreveu uma carta ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a alertá-lo para o descontentamento destes polícias por terem sido deixados de fora.

Numa resposta enviada à agência Lusa, esta quarta-feira, a Direção Nacional da PSP referiu que o plano de vacinação desta força policial está integrado no plano de contingência em execução, o qual se encontra “em finalização”.

“No distrito de Lisboa, os polícias serão vacinados numa estrutura dedicada, organizada em comunhão de esforços com a Cruz Vermelha e a GNR. Nos demais distritos a vacinação dos polícias será, em princípio, executada com o apoio da infraestrutura do SNS”, lê-se na resposta.

A PSP deu ainda conta de que “serão, naturalmente, equacionados todos os pontos de vacinação em permanente e estreita coordenação com as autoridades de saúde”.

Em declarações ao DN, o presidente da Associação Sindical de Profissionais de Polícia (ASPP) da PSP, Paulo Santos, considera que se esta oferta existiu “não se compreende como há poucos dias se criticava uma eventual exclusão dos polícias em comissão de serviço nas Câmaras de Porto e Lisboa e agora surgem essas vacinas”.

Esta quinta-feira, o ministro da Administração Interna afirmou que, depois dos bombeiros, até ao final da semana outras forças de segurança vão começar a ser vacinadas.  “Relativamente às forças de segurança, ainda esta semana iniciaremos esse processo de vacinação num quadro de cooperação entre a GNR e a PSP”, avançou Cabrita.

Segundo a rádio Renascença, em Lisboa, será o corpo clínico da GNR a administrar a vacina aos agentes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A teimosia de Simeone e a "cabeça dura" de Conceição vão defrontar-se já amanhã

O FC Porto e o Atlético de Madrid vão arrancar a campanha na Champions já amanhã, e os velhos amigos Sérgio Conceição e Diego Simeone deixaram recados um ao outro nas conferências de imprensa. É já …

Parlamento Europeu apela ao reconhecimento das uniões homossexuais em toda a União

Os eurodeputados querem que os casais homossexuais e as suas famílias sejam tratadas de forma igual em todos os estados-membros. Os eurodeputados exigiram esta quarta-feira que os casais homossexuais beneficiem dos mesmos direitos dos restantes em …

Dínamo Kiev 0-0 Benfica | Tanta posse para acabar a rezar a São VAR

As “águias” dominaram as operações durante grande parte deste primeiro encontro de Liga dos Campeões “a sério” em 2021/22, mas não materializaram essa superioridade e no fim viram Vlachodimos, os postes e o VAR a …

Reino Unido avança com terceira dose para maiores de 50 anos. Máscara pode regressar

Boris Johnson anunciou hoje o plano de protecção do Reino Unido para o Outono e Inverno, que inclui medidas que vão entrar já em vigor e que prevê o regresso da máscara e a exigência …

Uma bactéria que "come carne" está a causar mortes da Flórida

A bactéria está mais presente na água do mar em zonas quentes e já matou 125 pessoas no estado norte-americano desde 2008. Pelo menos oito pessoas já morreram este ano na Flórida devido a uma infecção …

Siemens vai criar comboio de alta velocidade que ligará Mar Vermelho e Mediterrâneo

Um consórcio liderado pela multinacional alemã Siemens estabeleceu um contrato de 4,5 mil milhões de euros para construir uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue Ain Sukhna, no Canal de Suez, a Alexandria e …

Alaba joga no Real Madrid mas o seu sonho era jogar no Barcelona

Véspera do grande jogo entre Barcelona e Bayern Munique serviu para Uli Hoeneß divulgar uma conversa pouco simpática para as pessoas ligadas ao Barcelona. A fase de grupos da Liga dos Campeões está de volta. Neste …

Chuva está a ajudar a controlar incêndios em Espanha

Há quase uma semana que as chamas deflagram em Málaga e o incêndio já matou um bombeiro. A chuva tem ajudado a combater o fogo. Há seis dias consecutivos que os bombeiros estão a combater incêndios …

Voos da ONU para Cabul são retomados. Doadores angariam 850 mil milhões de euros de ajuda

Os talibãs garantem que vão proteger as equipas humanitárias da ONU que vão ajudar o Afeganistão, que enfrenta uma grave crise devido à seca. Desde 15 de Agosto que os voos com ajuda humanitária da ONU …

Ventura perde recurso na Relação contra a família do bairro da Jamaica

O Tribunal da Relação considera que os comentários de André Ventura tinham uma "vertente discriminatória em função da cor da pele e da situação socioeconómica” da família. Segundo avança o Público, o Tribunal da Relação não …