Quase 15 mil bombeiros começam a ser vacinados esta semana

Rodrigo Antunes / Lusa

O ministro da Administração Interna tinha afirmado que cerca de 15 mil bombeiros e 20 mil elementos das forças de segurança iriam começar a ser vacinados contra a covid-19 esta semana.

De acordo com a rádio Renascença, serão 14.904 os bombeiros que vão começar a ser vacinados esta semana, o que corresponde a metade dos quadros ativos e de comando dos 434 corpos de bombeiros voluntários do país.

A escolha dos elementos coube a cada comandante, de acordo com alguns critérios. Estão indicados para a vacinação bombeiros que trabalham nas ambulâncias em serviço de urgência pré-hospitalar, os que fazem transporte de doentes não urgentes, os assalariados contratados para desempenhar diversas funções operacionais e, pelo menos, um elemento da equipa de comando de cada corporação.

Se por algum motivo este conjunto de elementos não perfizer os 50% da corporação, o comandante pode indicar outros elementos.

Na semana passada, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, tinha afirmado que esta semana iria iniciar-se a vacinação de funções essenciais do Estado, tendo destacado “os bombeiros, cerca de 15 mil, e cerca de 20 mil elementos das forças de segurança [PSP e GNR]”.

Segundo a mesma rádio, apesar de a vacinação dos bombeiros só começar formalmente esta semana, 870 já receberam a primeira dose (e alguns até a segunda), a grande maioria devido às sobras nos lares de idosos.

Nesta fase da vacinação ficam de fora os cerca de 700 profissionais que trabalham para a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Muitos destes operacionais têm estado envolvidos nas mais variadas ações de prevenção e combate à covid-19, mas o MAI entendeu, no entanto, que a prioridade não é a mesma.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.