Liderança do PSD. Distrital do Porto prepara-se para não apoiar nenhum dos candidatos

Ricardo Castelo / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Escreve o semanário Expresso esta sexta-feira que a Distrital do Porto do PSD se prepara para não apoiar nenhum dos candidatos à liderança do PSD. A maior distrital laranja do país deverá manter a neutralidade.

O líder da Distrital do PSD/Porto, Alberto Machado, vai convocar para a próxima segunda-feira uma reunião da Comissão Política alargada da Distrital, estando na agenda a avaliação das três candidaturas já oficializadas à liderança do PSD – a do atual líder, Rui Rio, a do antigo líder parlamentar de Passos Coelho Luís Montenegro e a do vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz.

O Expresso questionou Alberto Machado sobre se apoiará Rui Rio, tendo este recusado revelar quem apoiaria. Fonte do PSD, ouvida também pelo semanário, avança que o Porto deverá “manter a neutralidade“, seguindo a tradição da distrital nos últimos 15 anos.

A mesma fonte adianta ainda que, apesar de “boa parte” das 18 concelhias locais serem pró-Montenegro, o mais certo é que os militantes bases voltem a votar no atual líder. “No Distrito, é quase certo que Rio voltará a ganhar, até porque o voto cacicado complicou-se com as novas regras de pagamento de quotas”.

“O voto será mais livre, logo menos refém dos sindicatos de voto arregimentados pelas tropas no terreno dos candidatos”, diz o líder da concelhia do PSD/Matosinhos, Bruno Pereira, que, apesar de não ser apoiante de Rio, dará liberdade de vota aos militantes.

Fonte do PSD/Porto recorda a falta de diálogo de Rui Rio na “mudança dos líderes parlamentares”, na “ditadura das listas”, bem como no próprio anúncio de recandidatura.

Não ouviu ninguém e só no domingo informou os seus vices que ia a votos, altura em que os homens do aparelho começaram a mobilizar militantes para encherem a sala do hotel no Porto onde formalizou a candidatura”, diz a mesma fonte, acrescentando que “se [Rui Rio] quer uma colaboração franca e aberta, esse tem de ser um caminho de duas vias, não de sentido único”, defendeu.

Depois do anúncio oficial de Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz, Rui Rio revelou que se iria recandidatar, comunicando ainda que será líder parlamentar do PSD até às diretas, data em que se decidirá a título definido o líder da bancada social democrata.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas o senhor Rui Rio tanta vez disse que não queira ser deputado afinal aceitou e que ser o Presidente da bancada dom seu partido? Como querem que acreditemos e confiemos nos Políticos se eles hoje dizem uma coisa amanhã dizem que não disseram, hoje dizem uma coisa amanhã outra parecem mais cata ventos, o pote do mel é bom não é senhor Rui Rio?

  2. E por onde anda um dos maiores vigaristas do PSD Porto – o BigMac (Marco António Costa)?
    Certamente que a manipular tudo pela calada, como é seu hábito..

RESPONDER

Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o "maior apostador")

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o "maior apostador". Citado pela …

Dois (ou três) jogadores do Flamengo podem chegar ao Benfica à boleia de Jesus

Os jogadores do Flamengo Gerson e Bruno Henrique podem chegar ao Benfica à boleia de Jorge Jesus, que tem sido apontado à Luz para suceder a Bruno Lage. Apesar de já se ter noticiado a …

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas. As vagas em causa fazem parte do …

Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional. “O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e …

Parede de estação de comboio na Polónia escondia carta escrita por trabalhadores forçados da 2ª Guerra

Uma carta escrita por dois trabalhadores forçados durante a II Guerra Mundial foi encontrada dentro de uma garrafa escondida na estação de comboios de Nowe Skalmierzyce, um cidade na Polónia. A carta foi descoberta por trabalhadores durante …

No século XVIII, um em cada cinco londrinos tinha contraído sífilis até aos seus 35 anos

Há 250 anos, pelo menos um em cada cinco londrinos tinha contraído "a varíola" (sífilis), causada pela bactéria Treponema pallidum, até aos seus 35 anos. Este estudo, com base em registos de internação, relatórios de inspeção e …

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes. Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que …

Balões da Google já "espalham" Internet nas vilas remotas do Quénia

Em 2013, surgiu a ideia de enviar balões para o Espaço próximo para conectar pessoas em locais do mundo sem Internet. A ideia, que parecia uma loucura, já é realidade. Depois de uma longa série de …