Liderança do PSD. Distrital do Porto prepara-se para não apoiar nenhum dos candidatos

Ricardo Castelo / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Escreve o semanário Expresso esta sexta-feira que a Distrital do Porto do PSD se prepara para não apoiar nenhum dos candidatos à liderança do PSD. A maior distrital laranja do país deverá manter a neutralidade.

O líder da Distrital do PSD/Porto, Alberto Machado, vai convocar para a próxima segunda-feira uma reunião da Comissão Política alargada da Distrital, estando na agenda a avaliação das três candidaturas já oficializadas à liderança do PSD – a do atual líder, Rui Rio, a do antigo líder parlamentar de Passos Coelho Luís Montenegro e a do vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz.

O Expresso questionou Alberto Machado sobre se apoiará Rui Rio, tendo este recusado revelar quem apoiaria. Fonte do PSD, ouvida também pelo semanário, avança que o Porto deverá “manter a neutralidade“, seguindo a tradição da distrital nos últimos 15 anos.

A mesma fonte adianta ainda que, apesar de “boa parte” das 18 concelhias locais serem pró-Montenegro, o mais certo é que os militantes bases voltem a votar no atual líder. “No Distrito, é quase certo que Rio voltará a ganhar, até porque o voto cacicado complicou-se com as novas regras de pagamento de quotas”.

“O voto será mais livre, logo menos refém dos sindicatos de voto arregimentados pelas tropas no terreno dos candidatos”, diz o líder da concelhia do PSD/Matosinhos, Bruno Pereira, que, apesar de não ser apoiante de Rio, dará liberdade de vota aos militantes.

Fonte do PSD/Porto recorda a falta de diálogo de Rui Rio na “mudança dos líderes parlamentares”, na “ditadura das listas”, bem como no próprio anúncio de recandidatura.

Não ouviu ninguém e só no domingo informou os seus vices que ia a votos, altura em que os homens do aparelho começaram a mobilizar militantes para encherem a sala do hotel no Porto onde formalizou a candidatura”, diz a mesma fonte, acrescentando que “se [Rui Rio] quer uma colaboração franca e aberta, esse tem de ser um caminho de duas vias, não de sentido único”, defendeu.

Depois do anúncio oficial de Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz, Rui Rio revelou que se iria recandidatar, comunicando ainda que será líder parlamentar do PSD até às diretas, data em que se decidirá a título definido o líder da bancada social democrata.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas o senhor Rui Rio tanta vez disse que não queira ser deputado afinal aceitou e que ser o Presidente da bancada dom seu partido? Como querem que acreditemos e confiemos nos Políticos se eles hoje dizem uma coisa amanhã dizem que não disseram, hoje dizem uma coisa amanhã outra parecem mais cata ventos, o pote do mel é bom não é senhor Rui Rio?

  2. E por onde anda um dos maiores vigaristas do PSD Porto – o BigMac (Marco António Costa)?
    Certamente que a manipular tudo pela calada, como é seu hábito..

RESPONDER

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …