Liderança do PSD. Distrital do Porto prepara-se para não apoiar nenhum dos candidatos

Ricardo Castelo / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Escreve o semanário Expresso esta sexta-feira que a Distrital do Porto do PSD se prepara para não apoiar nenhum dos candidatos à liderança do PSD. A maior distrital laranja do país deverá manter a neutralidade.

O líder da Distrital do PSD/Porto, Alberto Machado, vai convocar para a próxima segunda-feira uma reunião da Comissão Política alargada da Distrital, estando na agenda a avaliação das três candidaturas já oficializadas à liderança do PSD – a do atual líder, Rui Rio, a do antigo líder parlamentar de Passos Coelho Luís Montenegro e a do vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz.

O Expresso questionou Alberto Machado sobre se apoiará Rui Rio, tendo este recusado revelar quem apoiaria. Fonte do PSD, ouvida também pelo semanário, avança que o Porto deverá “manter a neutralidade“, seguindo a tradição da distrital nos últimos 15 anos.

A mesma fonte adianta ainda que, apesar de “boa parte” das 18 concelhias locais serem pró-Montenegro, o mais certo é que os militantes bases voltem a votar no atual líder. “No Distrito, é quase certo que Rio voltará a ganhar, até porque o voto cacicado complicou-se com as novas regras de pagamento de quotas”.

“O voto será mais livre, logo menos refém dos sindicatos de voto arregimentados pelas tropas no terreno dos candidatos”, diz o líder da concelhia do PSD/Matosinhos, Bruno Pereira, que, apesar de não ser apoiante de Rio, dará liberdade de vota aos militantes.

Fonte do PSD/Porto recorda a falta de diálogo de Rui Rio na “mudança dos líderes parlamentares”, na “ditadura das listas”, bem como no próprio anúncio de recandidatura.

Não ouviu ninguém e só no domingo informou os seus vices que ia a votos, altura em que os homens do aparelho começaram a mobilizar militantes para encherem a sala do hotel no Porto onde formalizou a candidatura”, diz a mesma fonte, acrescentando que “se [Rui Rio] quer uma colaboração franca e aberta, esse tem de ser um caminho de duas vias, não de sentido único”, defendeu.

Depois do anúncio oficial de Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz, Rui Rio revelou que se iria recandidatar, comunicando ainda que será líder parlamentar do PSD até às diretas, data em que se decidirá a título definido o líder da bancada social democrata.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas o senhor Rui Rio tanta vez disse que não queira ser deputado afinal aceitou e que ser o Presidente da bancada dom seu partido? Como querem que acreditemos e confiemos nos Políticos se eles hoje dizem uma coisa amanhã dizem que não disseram, hoje dizem uma coisa amanhã outra parecem mais cata ventos, o pote do mel é bom não é senhor Rui Rio?

  2. E por onde anda um dos maiores vigaristas do PSD Porto – o BigMac (Marco António Costa)?
    Certamente que a manipular tudo pela calada, como é seu hábito..

RESPONDER

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …

TikTok "esconde" publicações de pessoas feias e pobres para atrair novos utilizadores

O TikTok deu indicações aos seus moderadores para 'esconder' as publicações de utilizadores feios, pobres ou com deficiências. As suas audiências eram manipuladas para que os seus vídeos fossem vistos por menos pessoas. Antes conhecido como …

Jornal italiano acusa Rússia de ter enviado espiões para os hospitais de Itália

O jornal italiano Le Stampa acusou Moscovo de ter enviado, no contingente de 104 médicos e especialistas enviados da Rússia, oficiais da agência de inteligência militar russa (GRU). A Rússia enviou ajuda para Itália, na forma …