/

Liderança do PSD. Distrital do Porto prepara-se para não apoiar nenhum dos candidatos

2

Ricardo Castelo / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Escreve o semanário Expresso esta sexta-feira que a Distrital do Porto do PSD se prepara para não apoiar nenhum dos candidatos à liderança do PSD. A maior distrital laranja do país deverá manter a neutralidade.

O líder da Distrital do PSD/Porto, Alberto Machado, vai convocar para a próxima segunda-feira uma reunião da Comissão Política alargada da Distrital, estando na agenda a avaliação das três candidaturas já oficializadas à liderança do PSD – a do atual líder, Rui Rio, a do antigo líder parlamentar de Passos Coelho Luís Montenegro e a do vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz.

O Expresso questionou Alberto Machado sobre se apoiará Rui Rio, tendo este recusado revelar quem apoiaria. Fonte do PSD, ouvida também pelo semanário, avança que o Porto deverá “manter a neutralidade“, seguindo a tradição da distrital nos últimos 15 anos.

A mesma fonte adianta ainda que, apesar de “boa parte” das 18 concelhias locais serem pró-Montenegro, o mais certo é que os militantes bases voltem a votar no atual líder. “No Distrito, é quase certo que Rio voltará a ganhar, até porque o voto cacicado complicou-se com as novas regras de pagamento de quotas”.

“O voto será mais livre, logo menos refém dos sindicatos de voto arregimentados pelas tropas no terreno dos candidatos”, diz o líder da concelhia do PSD/Matosinhos, Bruno Pereira, que, apesar de não ser apoiante de Rio, dará liberdade de vota aos militantes.

Fonte do PSD/Porto recorda a falta de diálogo de Rui Rio na “mudança dos líderes parlamentares”, na “ditadura das listas”, bem como no próprio anúncio de recandidatura.

Não ouviu ninguém e só no domingo informou os seus vices que ia a votos, altura em que os homens do aparelho começaram a mobilizar militantes para encherem a sala do hotel no Porto onde formalizou a candidatura”, diz a mesma fonte, acrescentando que “se [Rui Rio] quer uma colaboração franca e aberta, esse tem de ser um caminho de duas vias, não de sentido único”, defendeu.

Depois do anúncio oficial de Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz, Rui Rio revelou que se iria recandidatar, comunicando ainda que será líder parlamentar do PSD até às diretas, data em que se decidirá a título definido o líder da bancada social democrata.

ZAP //

 

2 Comments

  1. Mas o senhor Rui Rio tanta vez disse que não queira ser deputado afinal aceitou e que ser o Presidente da bancada dom seu partido? Como querem que acreditemos e confiemos nos Políticos se eles hoje dizem uma coisa amanhã dizem que não disseram, hoje dizem uma coisa amanhã outra parecem mais cata ventos, o pote do mel é bom não é senhor Rui Rio?

  2. E por onde anda um dos maiores vigaristas do PSD Porto – o BigMac (Marco António Costa)?
    Certamente que a manipular tudo pela calada, como é seu hábito..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.