PSD tem sondagem com 6 pontos de vantagem sobre PS

José Sena Goulão / Lusa

Paulo Portas, Pedro Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque

A sondagem interna do PSD dá esta semana uma vantagem de 6 pontos percentuais à coligação sobre o PS nas próximas eleições legislativas – um valor nunca até agora atingido e que está a deixar os dirigentes do PSD e CDS eufóricos.

Os resultados obtidos nas sondagens realizadas pela Pitagórica para o PSD nas últimas semanas, a apontar para um empate técnico ou uma aproximação entre a coligação e o PS, mantiveram os dirigentes do PSD e CDS na expectativa de que seria possível lutar pela vitória nas legislativas de Outubro.

Mas ao que jornal i apurou, a última previsão da empresa de sondagens aponta para uma vantagem de 6 pontos da coligação sobre o PS – uma diferença inesperada, que se afasta da margem de erro técnico, e que está a deixar os dirigentes dos dois partidos eufóricos.

Segundo revela ainda o i na sua edição desta sexta-feira, também a avaliação das qualidades de Passos Coelho face a António Costa sofreu alterações, com uma clara diminuição da vantagem do líder do PS sobre o primeiro-ministro.

Uma fonte citada pelo jornal diz que “é apenas uma sondagem e tudo pode mudar para a semana”, mas cresce no seio do PSD a ideia de que as sucessivas polémicas com os cartazes eleitorais do PS poderá ter contribuído para a evolução da tendência de voto.

Também a divisão no PS quanto à questão das eleições presidenciais, nomeadamente após a decisão de Maria de Belém Roseira de avançar à revelia da direcção do partido, é apontada como “um sinal de desunião que dá má imagem do PS junto do eleitorado”.

Também por isso, a “ordem” dentro do PSD é a de manter um clima calmo e de união, “sem casos”, e principalmente evitar o avanço de qualquer candidatura presidencial antes das legislativas.

A “ordem” é principalmente dirigida, segundo o i, a Rui Rio, o único dos candidatos da direita que tinha admitido avançar já.

A estratégia do PSD passa por assumir uma posição para as presidenciais apenas depois de conhecido o resultado das legislativas – e em função deste.

Se a coligação ganhar, Passos Coelho não deverá interferir na disputa presidencial entre Marcelo, Santana e Rio.

Mas se o PS vencer, o cenário é completamente diferente.

A eventual demissão de Passos da liderança do PSD abre as portas da sua sucessão a Rui Rio, e “obriga” a direita a apostar em Marcelo Rebelo de Sousa – o melhor colocado para ganhar as presidenciais a qualquer candidato da esquerda.

ZAP

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Convenhamos que é concordante com a “clubite” e a “pardidarite”. E dá satisfações antecipadas. Forçamos o desejo com o vaticínio .É próprio de todos nós, independentemente sejamos deste ou daquele “clube”:

  2. Não é a vitória dos que lá estão que me alegra. O que me pode alegrar é a estrondosa derrota desses que estão na oposição que valem ZERO. Têm sido tiros nos pés todos os dias e a conversa deles não convence ninguém. Deixaram o país à beira da bancarrota, o que já tinham feito por duas vezes e preparam-se para caso sememlhante. Têm um ex-1º. ministro atrás das grades e dizem que é um preso politico. Não há pachôrra para aturar gente dessa! FORA COM ELES!!

    • Estou de acordo, ó “NADA SURPREENDIDO” , tu é que sabes destas coisas, não são estes palermas que para aí andam na cadeia e a dar cabo de gente seria como tu. ” Dá-lhe prá chapa e com força”. Olha, oportunamente,… já deste uns cobres pros gajos,? Lembra-te que isto é preciso, não é só prometer o pagamento aos jornalistas e empresas de sondagem e depois não pagar. Vamos lá a tomar juizo

  3. Como a sondagem é do PSD , podemos apostar que o PS também tem uma sondagem que lhe dá maioria absoluta , o PCP também tem uma que lhe dá 20% e o BE uma que lhe dá 34 deputados, só estão á espera que o jornal do Álvaro Sobrinho as publique.

  4. Os Jornalistas lacaios do PSD/CDS inventam tudo para fazer propaganda pela coligação. Até o jornal i versão caseira do Povo Livre nunca me enganou.
    Não se esqueçam que a verdadeira sondagem é no dia 4. E vamos ver se estes assalariados do PSD continuam a manter a mesada.

  5. As sondagens valem o que valem consoante a “envergadura” técnica…
    “Serenos e calmos” ou “eufóricos”? A notícia tem ‘pulso’ de jornalista!

  6. Que esta coligação de governantes são um bando de sádicos fora de prazo, disso não restam quaisquer dúvidas. Agora, para além de sádicos são também uns palermas idiotas cuja euforia da sondagem à medida os leva a julgar o povo como se a vontade deste oscilasse com o vento, leia-se “guerra dos cartazes”. Calmos e serenos ou eufóricos, escolham uma cadeira bem presa ao chão, porque no dia 4 a cadeira do poder vai partir as 4 pernas. Aos comentadores bem intencionados, deixo um alerta, cuidado com alguns pseudo-comentadores bem falantes que andam pelas redes sociais a soldo da tal coligação, emitindo umas quantas opiniões políticas partidárias e que urge desmascarar.

  7. Se a coligação voltar a ganhar vale mais é emigrar e para um pais onde não sejamos obrigados a pagar impostos para estes gatunos da coligação, fiquem cá sozinhos e cobrem impostos às PEDRAS.

    • Será o cúmulo ser roubado e ainda ter que pagar o que gastaram por si mas cúmulo dos cúmulos é não saber quando e quem o fez por si!

  8. Se estes dirigentes do PS tivessem algum pingo de vergonha, pediam encarecidamente que o povo se abstivesse de lhes dar um único voto, ou pelo menos calavam-se.
    Depois de toda a irresponsabilidade com que subscreveram as megalomanias socráticas que apenas serviram para financiar os seus próprios interesses e os obrigaram à requisição da troika, é completamente absurdo que, de forma absolutamente cobarde, continuem a querer iludir o povo.
    Tenham mas é vergonha e respeito por quem sofre na pele as consequências da sua incompetência e falsidade.

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …