PS alarga fosso em relação ao PSD (mas ainda está longe da maioria absoluta)

Inácio Rosa / Lusa

O PS segue destacado nas intenções de voto relativas às próximas legislativas, alargando o fosso em relação ao PSD de Rui Rio para quase 14 pontos percentuais, segundo a sondagem da Aximage divulgada esta sexta-feira.

De acordo com o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, os socialistas somam 37,5% das intenções de voto — numa sondagem feita entre 12 e 15 de julho — um aumento de quase dois pontos percentuais em relação ao estudo de opinião realizado um mês antes pela mesma Aximage.

O PSD também subiu, mas muito mais moderadamente — meio ponto percentual. Assim, apesar de Rui Rio se ter afastado do mínimo de popularidade registado em junho (23,1%, o valor mais baixo desde que se tornou líder), subiu a um ritmo menor do que o PS, ou seja, a distância entre os dois partidos dilatou-se.

Há uma semana, uma outra sondagem feita pelo ICS/ISCTE para o Expresso já tinha apontado para uma vantagem ainda maior, de 15 pontos, entre o PS e o PSD.

Ainda, o partido de António Costa continua longe da tal maioria absoluta e “inequívoca”, a que o primeiro-ministro tem apelado. Se as intenções de voto se concretizarem, o PS deverá precisar de pelo menos mais um partido para governar com estabilidade na próxima legislatura.

Por outro lado, o Bloco de Esquerda parece estar firme na posição de terceiro partido mais votado, com 9,4% – também subiu ligeiramente -, a CDU fixou-se nos 6,8%, sem alterações em relação à sondagem anterior.

Quem perdeu mais “terreno” nesta sondagem foi o CDS-PP, que cai mais de ponto e meio e não vai além dos 4,9% das intenções de voto. O partido de Assunção Cristas está menos de um ponto percentual acima do PAN, que tem 4% das intenções de voto – menos do que os 5% registados nas europeias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …

Fauci fala de "sentimento libertador" após saída de Trump da Casa Branca

O infeciologista Anthony Fauci, o principal rosto da Casa Branca no combate à pandemia de covid-19, admitiu um sentimento "libertador" após a saída da administração de Donald Trump e afirmou que poderá agora falar sobre …

Parlamento Europeu pede lei que reconheça como "fundamental" direito a desligar

O Parlamento Europeu (PE) pediu na quinta-feira à Comissão Europeia que proponha uma lei que reconheça o "direito a desligar" como sendo "fundamental", permitindo assim que "quem trabalhe por meios digitais desligue os aparelhos fora …