PSD diz que foi Rui Moreira a propor coligação. Fernando Negrão apontado a Setúbal

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

Após se saber que o vice-presidente do PSD, Salvador Malheiro, se tinha encontrado com o autarca independente do Porto, Rui Moreira, para lhe propor uma coligação na eleições autárquicas, começaram a surgir versões contraditórias do que realmente aconteceu.

De acordo com o semanário Expresso, Salvador Malheiro, vice-presidente do PSD, diz agora que é “completamente falso” que o partido tenha convidado Rui Moreira para se recandidatar à Câmara do Porto nas listas do partido.

Apesar de confirmar que jantou na quinta-feira passada com o autarca independente da Câmara Municipal do Porto, Malheiro garante que a proposta de uma possível candidatura em coligação com o PSD “partiu de Rui Moreira”.

Segundo a versão de Salvador Malheiro, o independente “propôs que, se o PSD não apresentasse lista, estava disposto a integrar alguns membros do PSD nas suas listas”.

Porém, de acordo com o mesmo, a alegada proposta foi “de imediato refutada” por ser considerada inaceitável.

O também autarca da Câmara Municipal de Ovar disse, em declarações ao semanário, que já houve vários encontros com Rui Moreira, mas que em nenhum momento lhe foi feito “qualquer convite formal do PSD”.

A versão de Salvador Malheiro é diferente da de Francisco Ramos, antigo líder da Concelhia do PSD/Porto, que lamenta que o “encontro marcado como confidencial” tenha sido tornado público.

Segundo o presidente da Associação Cívica “Porto, O Nosso Movimento”, a proposta colocada a Rui Moreira foi “se aceitaria ser o candidato de uma coligação partidária de centro-direita”, mantendo-se “como independente”.

Segundo Francisco Ramos, a proposta foi rapidamente rejeitada pelo autarca independente, que garantiu que, a recandidatar-se, será nas listas do movimento independente.

Ao Expresso, o ex-militante social-democrata acrescentou que Rui Moreira “mostrou abertura, como sempre” para ser apoiado por “partidos democráticos”, como o PSD, e como aconteceu nas eleições anteriores com o CDS e Partido da Terra.

“Essa proposta não foi, contudo, aceite pelo PSD, tendo alegado os seus dirigentes que o PSD não pode abdicar de ter votos no Porto“, continuou.

Negrão apontado para Setúbal

O impasse em Lisboa e no Porto mantém-se no seio do partido liderado por Rui Rio, que já remeteu para março uma decisão sobre os candidatos às maiores autarquias do país.

No Porto, parece certo que PSD não apoiará Rui Moreira e irá apresentar uma candidatura própria, que já não será Paulo Rangel, o grande trunfo social-democrata que se assumiu indisponível para as listas autárquicas. Em Lisboa, fala-se de Carlos Moedas, ex-comissário europeu, que também não estará disponível.

De acordo com o jornal i, com a saída da atual autarca, eleita pela CDU, Maria das Dores Meira da Câmara de Setúbal, um dos nomes que estão a ser avaliados no PSD é o do vice-presidente do Parlamento, Fernando Negrão.

Os sociais-democratas, que em 2017 ficaram com 98 câmaras, apostam ainda em algumas capitais de distrito, como Viana do Castelo, Leiria, Portalegre e Castelo Branco. Nestes concelhos estão a ser ponderadas várias hipóteses, designadamente nomes de independentes, mas não há nada fechado sobre candidaturas.

No PSD, fala-se também de Pedro Santana Lopes, fundador e ex-militante do Aliança, que já foi apontado para vários concelhos numa candidatura autárquica.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Se A é igual a B e se B é igual a C, então A é igual a C!
    Um Diabo é um trafulha, os ditos “Demoicraticos” Socialistas / Marxismas, são uns trafulhas genuinos, então o Marxismo / Socalismo é o Diabo em pessoa na Terra!

  2. Lisboa – Carlos Moedas outro filho de comunas como o Costa e o seu sucessor.
    Só mudam as moscas.
    Setúbal- Fernando Negrão outra nódoa. É como o relógio Omega: não atrasa nem adianta.

RESPONDER

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …

Vem aí a Transporter, a van elétrica (e totalmente autónoma) para serviços de entregas

A Mobileye, uma subsidiária da Intel, fechou uma parceria com a startup Udelv para lançar um serviço de entregas em grande escala e com veículos totalmente autónomos já em 2023. A Mobileye, uma subsidiária da Intel …

Ensino à distância roubou a muitos universitários a licenciatura de que estavam à espera

A pandemia de covid-19 obrigou o ensino superior a reinventar-se e se alguns cursos conseguiram adotar o modelo online sem prejuízos, noutros casos o ensino a distância impediu aulas práticas, roubando aos estudantes a licenciatura …

Fernando Medina de pedra e cal em Lisboa. Carlos Moedas não ameaça socialista

Numa sondagem feita pela Intercampus para o jornal Novo, a coligação PSD-CDS surge mais de 20 pontos percentuais abaixo do provável recandidato socialista.  Fernando Medina poderá reforçar em cinco pontos percentuais a votação que teve em …

No Brasil, mais de 40 pessoas foram vacinadas por engano contra a covid-19

O caso está a gerar polémica no Brasil, uma vez que, entre o grupo vacinado, está uma grávida e crianças com idades entre os seis meses e seis anos. Um total de 46 pessoas que precisavam …

O último adeus ao príncipe Filipe, duque de Edimburgo

O funeral do príncipe Filipe, que faleceu há uma semana com 99 anos, esteve em preparação durante 18 anos. O próprio duque de Edimburgo esteve envolvido no seu último adeus, que se realizou este sábado …

Qual foi o dia "mais aborrecido" da História? Um cientista de computação respondeu

Qual foi o dia mais aborrecido da História? Em 2010, um cientista de computação decidiu investigar e chegou a uma resposta: 11 de abril de 1954. Em 2010, o cientista de computação William Tunstall-Pedoe decidiu usar …