PSD rejeita Cristas para Lisboa (e limita alianças com o CDS)

Francisco Rodrigues dos Santos lançou a sua antecessora como recandidata, mas dificilmente o PSD deixará de apresentar um candidato próprio à Câmara de Lisboa.

Assunção Cristas foi surpreendida com a hipótese lançada por Francisco Rodrigues dos Santos, atual líder do CDS-PP, de uma possível recandidatura da sua antecessora à Câmara Municipal de Lisboa. Mas o entrave chama-se PSD, o partido que dificilmente deixará de apresentar um candidato próprio para derrotar Fernando Medina.

Rodrigues dos Santos descreveu Cristas como uma “figura politicamente muito forte” a considerar para poder liderar uma “maioria de centro-direita” na capital. A hipótese foi alimentada nos bastidores do CDS, ainda que os mais próximos da antiga líder partilhei a convicção de que seria muito difícil para a mesma arriscar uma corrida eleitoral já no próximo ano.

Se falhasse, Assunção Cristas perderia o grande resultado em Lisboa que conseguiu em 2017, e somaria mais um insucesso na uma série de pesadas derrotas que tem vindo a sofrer desde então.

Segundo o Expresso, perante a nega do PSD, Cristas deverá mesmo ficar de fora da linha da frete do combate autárquico.

Na reunião que teve com o líder social-democrata, Francisco Rodrigues dos Santos levou debaixo do braço uma proposta ambiciosa: um projeto de coligação pré-eleitoral em todas as autarquias onde a direita saiu derrotada nas últimas eleições e naquelas que corre riscos de perder.

Ainda que o CDS concorde que esta seria a solução mais vantajosa para ambos os partidos, a própria direção de Francisco Rodrigues dos Santos não se mostra confiante na colaboração de Rui Rio, atribuindo a falta de vontade do PSD a uma indisponibilidade para “incomodar o aparelho” local.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Talvez seja um “frete” a Assunção Cristas candidatar-se mas acho que queriam dizer “frente” a seguir a “linha da”.

RESPONDER

Novo Banco vendeu ativos com 70% de desconto a fundo com ligações ao seu chairman

O chairman do Novo Banco, Byron Haines, liderou um banco detido pelo fundo norte-americano Cerberus. Foi precisamente este fundo a que o Novo Banco vendeu quase 200 imóveis com um desconto de 70%. O Novo Banco …

As antigas águas da Austrália estavam cheias de escorpiões gigantes predadores

As antigas águas em redor da Austrália podem ter estado cheias de enormes escorpiões marinhos predadores que mediam 2,5 metros de comprimento. Conhecidos como Eurypterida, estes animais ferozes foram os maiores predadores marinhos a aparecer no …

Siza Vieira sobre Efacec: Estado está a salvar uma empresa viável e não os bancos que financiaram Isabel dos Santos

O ministro da Economia esclareceu esta terça-feira que o Estado está a “salvar uma empresa” e não “os financiadores e os acionistas” da Efacec e que o valor da indemnização não será suficiente para saldar …

Quatro casos de covid-19 encerram Câmara de Paços de Ferreira

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira, distrito do Porto, anunciou esta quarta-feira que o seu edifício sede se encontra temporariamente encerrado depois de terem sido detetados quatro casos positivos de covid-19 entre os trabalhadores. …

Megaoperação do SEF. Três detidos e 150 possíveis vítimas de tráfico humano e imigração ilegal

Uma megaoperação do SEF, em Santarém, já levou à detenção de três suspeitos de tráfico humano e imigração ilegal. Já foram identificadas 150 possíveis vítimas. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está a levar a …

Conjuntivite pode ser um sintoma primário de covid-19

Uma equipa de investigadores canadianos identificou a conjuntivite como um novo sintoma primário de covid-19. Os cientistas alertam os oftalmologistas para os perigos inerentes. Os sintomas mais frequentes associados à infeção pela covid-19 são: febre, tosse …

Seis estrangeiros fugiram do aeroporto de Faro. Três já foram encontrados

Um grupo de seis pessoas fugiu esta terça-feira do Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporária do aeroporto de Faro, tendo as autoridades já localizado três delas, revelou esta terça-feira o Serviço de Estrangeiros e …

MP investiga “festa covid” que terá gerado contágio entre estudantes do Politécnico da Guarda

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguação da prática dos crimes de propagação de doença contagiosa e de instigação pública após alguns estudantes do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) terem sido infetados com o …

Não é só Vieira. Trio de capitães do Benfica também quer Jesus

O Correio da Manhã (CM) escreve esta quarta-feira que o trio de capitães do Benfica - Jardel, André Almeida e Pizzi - querem ver Jorge Jesus de volta ao leme da equipa encarnada, depois da …

Conhecer a dieta dos pinguins pode ajudar a salvar vida marinha

Conhecendo melhor a dieta dos pinguins, os cientistas ficam capacitados com mais ferramentas para salvar vida marinha. Uma equipa de investigadores fez grandes progressos nesse sentido. As águas do sudeste australiano são um hotspot das alterações …