PSD rejeita Cristas para Lisboa (e limita alianças com o CDS)

Francisco Rodrigues dos Santos lançou a sua antecessora como recandidata, mas dificilmente o PSD deixará de apresentar um candidato próprio à Câmara de Lisboa.

Assunção Cristas foi surpreendida com a hipótese lançada por Francisco Rodrigues dos Santos, atual líder do CDS-PP, de uma possível recandidatura da sua antecessora à Câmara Municipal de Lisboa. Mas o entrave chama-se PSD, o partido que dificilmente deixará de apresentar um candidato próprio para derrotar Fernando Medina.

Rodrigues dos Santos descreveu Cristas como uma “figura politicamente muito forte” a considerar para poder liderar uma “maioria de centro-direita” na capital. A hipótese foi alimentada nos bastidores do CDS, ainda que os mais próximos da antiga líder partilhei a convicção de que seria muito difícil para a mesma arriscar uma corrida eleitoral já no próximo ano.

Se falhasse, Assunção Cristas perderia o grande resultado em Lisboa que conseguiu em 2017, e somaria mais um insucesso na uma série de pesadas derrotas que tem vindo a sofrer desde então.

Segundo o Expresso, perante a nega do PSD, Cristas deverá mesmo ficar de fora da linha da frete do combate autárquico.

Na reunião que teve com o líder social-democrata, Francisco Rodrigues dos Santos levou debaixo do braço uma proposta ambiciosa: um projeto de coligação pré-eleitoral em todas as autarquias onde a direita saiu derrotada nas últimas eleições e naquelas que corre riscos de perder.

Ainda que o CDS concorde que esta seria a solução mais vantajosa para ambos os partidos, a própria direção de Francisco Rodrigues dos Santos não se mostra confiante na colaboração de Rui Rio, atribuindo a falta de vontade do PSD a uma indisponibilidade para “incomodar o aparelho” local.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Talvez seja um “frete” a Assunção Cristas candidatar-se mas acho que queriam dizer “frente” a seguir a “linha da”.

RESPONDER

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …

Japão responde à China e garante que derrame de Fukushima será seguro

O vice-primeiro-ministro japonês, Taro Aso, reafirmou esta sexta-feira, em resposta às críticas da China, que a descarga da central nuclear de Fukushima aprovada pelas autoridades japonesas estará dentro dos limites de segurança da água potável. "Estou …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

João Leão afasta criação de imposto de solidariedade para pagar crise pandémica

O ministro das Finanças, João Leão, argumenta que a criação de um imposto de solidariedade para pagar a crise pandémica não ajudaria nem seria benéfica. Em entrevista ao semanário Expresso, o ministro das Finanças, João Leão, …

Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal. Novos documentos põem fim aos mitos

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por se lavar pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a …

De Cristas aos encontros com Salgado. PS já tem 14 perguntas sobre o Novo Banco para Passos

Depois de Carlos Moedas e Cavaco Silva, o PS já tem perguntas que quer fazer ao ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho no âmbito da comissão de inquérito ao Novo Banco.  De acordo com o semanário Expresso, o …

Um quarto da população portuguesa tem imunidade à covid-19

O Painel Serológico Longitudinal Covid-19 estima em 27% a taxa de imunidade à covid-19 para a população em Portugal. Até março, 13% da população teria sido infetada Um estudo hoje divulgado estima que 13% da população …

Desconfinamento recua em alguns concelhos e será suspenso noutros. Mas avança no resto do país

O primeiro-ministro, António Costa, fez uma declaração ao país no final da reunião do Conselho de Ministros que aprovou, esta quinta-feira, as medidas para a terceira fase de desconfinamento da pandemia de covid-19. Apesar do Rt …