PSD rejeita Cristas para Lisboa (e limita alianças com o CDS)

Francisco Rodrigues dos Santos lançou a sua antecessora como recandidata, mas dificilmente o PSD deixará de apresentar um candidato próprio à Câmara de Lisboa.

Assunção Cristas foi surpreendida com a hipótese lançada por Francisco Rodrigues dos Santos, atual líder do CDS-PP, de uma possível recandidatura da sua antecessora à Câmara Municipal de Lisboa. Mas o entrave chama-se PSD, o partido que dificilmente deixará de apresentar um candidato próprio para derrotar Fernando Medina.

Rodrigues dos Santos descreveu Cristas como uma “figura politicamente muito forte” a considerar para poder liderar uma “maioria de centro-direita” na capital. A hipótese foi alimentada nos bastidores do CDS, ainda que os mais próximos da antiga líder partilhei a convicção de que seria muito difícil para a mesma arriscar uma corrida eleitoral já no próximo ano.

Se falhasse, Assunção Cristas perderia o grande resultado em Lisboa que conseguiu em 2017, e somaria mais um insucesso na uma série de pesadas derrotas que tem vindo a sofrer desde então.

Segundo o Expresso, perante a nega do PSD, Cristas deverá mesmo ficar de fora da linha da frete do combate autárquico.

Na reunião que teve com o líder social-democrata, Francisco Rodrigues dos Santos levou debaixo do braço uma proposta ambiciosa: um projeto de coligação pré-eleitoral em todas as autarquias onde a direita saiu derrotada nas últimas eleições e naquelas que corre riscos de perder.

Ainda que o CDS concorde que esta seria a solução mais vantajosa para ambos os partidos, a própria direção de Francisco Rodrigues dos Santos não se mostra confiante na colaboração de Rui Rio, atribuindo a falta de vontade do PSD a uma indisponibilidade para “incomodar o aparelho” local.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Talvez seja um “frete” a Assunção Cristas candidatar-se mas acho que queriam dizer “frente” a seguir a “linha da”.

RESPONDER

Autódromo do Algarve já pode receber corridas de Fórmula 1

Pista de Portimão deverá receber ainda este ano testes privados de uma das equipas do pelotão da Fórmula 1 e pretende candidatar-se a receber os testes de inverno a partir de 2021. O Autódromo Internacional do …

Medidas de contenção já salvaram 120 mil pessoas na Europa

As medidas de contenção adotadas por vários países europeus salvaram a vida de cerca de 120 mil pessoas na Europa, revela um novo relatório de investigadores britânicos. Um estudo do Imperial College London revela que as …

Ronaldo pode regressar a Manchester. PSG também está na corrida

O Manchester United pondera trazer Cristiano Ronaldo de volta ao clube. O internacional português também está a ser seguido atentamente pelo Paris Saint-Germain. Com a Juventus a enfrentar problemas financeiros devido à pandemia de covid-19, o …

Presidente da República prepara-se para renovar estado de emergência

O Presidente da República decide, esta quarta-feira, sobre o prolongamento do estado de emergência por novo período de 15 dias, com parecer do Governo que reunirá o Conselho de Ministros para esse efeito. A reunião do …

Fisco não se compromete com reembolsos rápidos do IRS

O prazo de entrega da declaração de IRS relativa a 2019 arranca esta quarta-feira e prolonga-se até 30 de junho. Neste momento, a Autoridade Tributária e Aduaneira não se compromete com reembolsos rápidos. De acordo com …

ASAE abre processos crime por preços de álcool, luvas e máscaras inflacionados em 400%

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) abriu nove processos crime após encontrar situações em que os preços praticados de álcool, luvas e máscaras estavam inflacionados em 300% ou 400%. Estes são produtos maioritariamente usados …

Animais terrestres começaram a morrer muito antes da vida marinha no Permiano

Uma equipa internacional de geólogos e paleobiólogos descobriu evidências que poderão redefinir a linha do tempo estabelecida quando a vida começou a desaparecer na extinção do Permiano-Triássico. Há cerca de 252 milhões de anos, a grande …

Num clima de incerteza, Orçamento do Estado entra em vigor

O Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) entra em vigor esta quarta-feira, depois de ter sido publicado ontem em Diário da República.  O documento foi promulgado, a 23 de março, pelo Presidente da República, depois de ter …

DGS admite 9.500 infetados, pico pode já ter ocorrido e Costa não descarta reabertura gradual das escolas

Na terça-feira, decorreu uma reunião à porta fechada que juntou o núcleo de especialistas da Direção-Geral de Saúde e do Instituto Ricardo Jorge com a elite política e os parceiros sociais. Alguns ficaram "otimistas", outros …

Os seus dentes podem contar a história da sua vida

Um novo estudo mostrou a forma como os nossos dentes podem ter sinais de eventos de vida e do nosso estilo de vida, desde o nascimento e dieta até tempos difíceis e a menopausa. A investigação …