PSD propõe redução do número de deputados

Pedro Nunes / Lusa

Maria Luís Albuquerque, ministra de Estado e das Finanças, e Luís Marques Guedes, ministro da Presidência e do Desenvolvimento Regional

Maria Luís Albuquerque, ministra de Estado e das Finanças, e Luís Marques Guedes, ministro da Presidência e do Desenvolvimento Regional

O PSD vai propor uma mudança da lei eleitoral para reduzir o número de deputados e a introdução do voto preferencial.

O vice-presidente da bancada social-democrata, Luís Marques Guedes, anunciou esta quinta-feira que o número de deputados defendido pelo PSD ainda não está definido, mas afirmou que, “sem se mexer na Constituição, o máximo que se pode avançar com a redução é até 180“, sublinhando que os sociais-democratas têm defendido a necessidade de se fixar um número ímpar, para evitar empates.

Esta alteração integra-se nas propostas do PSD no âmbito da Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas.

“Essa é uma matéria que está a ser trabalhada com órgãos nacionais do PSD e será apresentada no decurso dos trabalhos da comissão”, afirmou, lembrando que no passado os sociais-democratas defenderam o número de 181 deputados.

Entretanto, António Costa foi rápido a responder ao PSD: “Não há nesta legislatura manifestamente condições para fazer uma alteração das leis eleitorais. Isso parte dos acordos” com o BE, PCP e PEV, afirmou António Costa.

No programa com que se apresentou às últimas legislativas, o PS previa uma reforma do sistema eleitoral que incluiria a criação de círculos uninominais. No entanto, essa proposta caiu no Programa de Governo devido aos acordos entretanto firmados entre o PS e os partidos parlamentares à sua esquerda, recorda o Diário de Notícias.

Impedimento a exercício de consultadoria e advocacia

O PSD anunciou também propostas de alterações ao estatuto dos deputado para “alargar o impedimento a funções de consultadoria, emissão de pareceres e exercício de mandato judicial, por si ou através de sociedades profissionais, quer ao Estado quer a qualquer entidade pública”

O PSD quer também alargar “as incompatibilidades pelo exercício simultâneo de atividade, quer em órgãos de soberania, quer em órgãos autárquicos, quer em entidades reguladoras”, anunciou Marques Guedes, acompanhado de Carlos Abreu Amorim e Hugo Soares.

Com esta proposta, passa a ser impeditivo do exercício do mandato de deputado o “desempenho de cargo ou função de designação governamental, independentemente da sua natureza, vínculo ou remuneração”.

O incumprimento do registo de interesses pelos deputados passa a ser punido com suspensão automática de mandato, de acordo com esta proposta do PSD, que determina ainda que deixa de constituir uma situação de suspensão automática do mandato o ser-se funcionário do Estado ou de outra pessoa coletiva pública.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Deviam passar para no máximo 80, sendo obrigatório x de cada partido pois gente a mais sem fazer nenhum por lá são as carradas.

  2. Acho que o parlamento deveria ter apenas 3 deputados. Um da esquerda, um da direita e um do centro.
    Assim, dois andavam sempre às turras e um gajo ficava para o desempate e para servir de muleta de um dos outros dois aqui e ali. Ficava-nos mais barato e estou convencido que o resultado não seria muito diferente.

  3. O Parlamento português não tem uma média de deputados superior ás outras democracias da Europa e o que muita gente não compreende é que ao reduzir-se o numero de deputados para se poupar “uns trocos”, reduz-se também a representatividade dos eleitores portugueses no Parlamento, tornando os ciclos politicos mais previsiveis, e impedindo que surjam novas ideias e formas de governar. Acham mesmo que com uma configuração parlamentar como o psd quer, o partido dos animais tinha elegido algum deputado?

      • Orá ai está por isso é que não nos serve de nada existirem lá tantos.
        Se trabalhassem como deviam e para quem deviam até lá poderiam estar mais 100 que não me importava nada.

        • Definitivamente, não percebes nada de democracia e da importância da representatividade!…
          Como é que chegaste à conclusão que, diminuindo a “quantidade”; a “qualidade” vai melhorar?!
          Foi na bola de cristal, ou vamos voltar para ditadura e assim sempre se poupa nos eleições e nos deputados?!

  4. acho engraçado que so agora que o PSD não é governo é que se lembrou disto. se não me engano uma das promessas de Passos Coelho era a reduçao de deputados. esteve 4 anos e nao fez proposta nenhuma e so agora é que vem propor uma redução de deputados. certo que se poupava algum dinheiro, mas poupa-se ainda mais se acabassem com as mordomias que têm (nao so os deputados como os ministros).

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …