PSD propõe redução do número de deputados

Pedro Nunes / Lusa

Maria Luís Albuquerque, ministra de Estado e das Finanças, e Luís Marques Guedes, ministro da Presidência e do Desenvolvimento Regional

Maria Luís Albuquerque, ministra de Estado e das Finanças, e Luís Marques Guedes, ministro da Presidência e do Desenvolvimento Regional

O PSD vai propor uma mudança da lei eleitoral para reduzir o número de deputados e a introdução do voto preferencial.

O vice-presidente da bancada social-democrata, Luís Marques Guedes, anunciou esta quinta-feira que o número de deputados defendido pelo PSD ainda não está definido, mas afirmou que, “sem se mexer na Constituição, o máximo que se pode avançar com a redução é até 180“, sublinhando que os sociais-democratas têm defendido a necessidade de se fixar um número ímpar, para evitar empates.

Esta alteração integra-se nas propostas do PSD no âmbito da Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas.

“Essa é uma matéria que está a ser trabalhada com órgãos nacionais do PSD e será apresentada no decurso dos trabalhos da comissão”, afirmou, lembrando que no passado os sociais-democratas defenderam o número de 181 deputados.

Entretanto, António Costa foi rápido a responder ao PSD: “Não há nesta legislatura manifestamente condições para fazer uma alteração das leis eleitorais. Isso parte dos acordos” com o BE, PCP e PEV, afirmou António Costa.

No programa com que se apresentou às últimas legislativas, o PS previa uma reforma do sistema eleitoral que incluiria a criação de círculos uninominais. No entanto, essa proposta caiu no Programa de Governo devido aos acordos entretanto firmados entre o PS e os partidos parlamentares à sua esquerda, recorda o Diário de Notícias.

Impedimento a exercício de consultadoria e advocacia

O PSD anunciou também propostas de alterações ao estatuto dos deputado para “alargar o impedimento a funções de consultadoria, emissão de pareceres e exercício de mandato judicial, por si ou através de sociedades profissionais, quer ao Estado quer a qualquer entidade pública”

O PSD quer também alargar “as incompatibilidades pelo exercício simultâneo de atividade, quer em órgãos de soberania, quer em órgãos autárquicos, quer em entidades reguladoras”, anunciou Marques Guedes, acompanhado de Carlos Abreu Amorim e Hugo Soares.

Com esta proposta, passa a ser impeditivo do exercício do mandato de deputado o “desempenho de cargo ou função de designação governamental, independentemente da sua natureza, vínculo ou remuneração”.

O incumprimento do registo de interesses pelos deputados passa a ser punido com suspensão automática de mandato, de acordo com esta proposta do PSD, que determina ainda que deixa de constituir uma situação de suspensão automática do mandato o ser-se funcionário do Estado ou de outra pessoa coletiva pública.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Deviam passar para no máximo 80, sendo obrigatório x de cada partido pois gente a mais sem fazer nenhum por lá são as carradas.

  2. Acho que o parlamento deveria ter apenas 3 deputados. Um da esquerda, um da direita e um do centro.
    Assim, dois andavam sempre às turras e um gajo ficava para o desempate e para servir de muleta de um dos outros dois aqui e ali. Ficava-nos mais barato e estou convencido que o resultado não seria muito diferente.

  3. O Parlamento português não tem uma média de deputados superior ás outras democracias da Europa e o que muita gente não compreende é que ao reduzir-se o numero de deputados para se poupar “uns trocos”, reduz-se também a representatividade dos eleitores portugueses no Parlamento, tornando os ciclos politicos mais previsiveis, e impedindo que surjam novas ideias e formas de governar. Acham mesmo que com uma configuração parlamentar como o psd quer, o partido dos animais tinha elegido algum deputado?

      • Orá ai está por isso é que não nos serve de nada existirem lá tantos.
        Se trabalhassem como deviam e para quem deviam até lá poderiam estar mais 100 que não me importava nada.

        • Definitivamente, não percebes nada de democracia e da importância da representatividade!…
          Como é que chegaste à conclusão que, diminuindo a “quantidade”; a “qualidade” vai melhorar?!
          Foi na bola de cristal, ou vamos voltar para ditadura e assim sempre se poupa nos eleições e nos deputados?!

  4. acho engraçado que so agora que o PSD não é governo é que se lembrou disto. se não me engano uma das promessas de Passos Coelho era a reduçao de deputados. esteve 4 anos e nao fez proposta nenhuma e so agora é que vem propor uma redução de deputados. certo que se poupava algum dinheiro, mas poupa-se ainda mais se acabassem com as mordomias que têm (nao so os deputados como os ministros).

RESPONDER

Detetadas outras nove misteriosas rajadas rápidas de rádio que se repetem

Foram detetadas nove outras Rajadas Rápidas de Rádio (FRB) que se repetem entre as 700 já identificadas desde outubro de 2018 pelo projeto científico CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment), que se baseia num telescópio localizado …

"Não é completamente de loucos" pensar que há vida em Mercúrio

Há a possibilidade, ainda que pequena, de que Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, possa abrigar vida, concluiu uma nova investigação. "É possível que, enquanto houver água, as temperaturas [no planeta] sejam apropriadas para …

O porta-aviões mais avançado do mundo tem um problema inesperado nas suas casas de banho

O porta-aviões de propulsão nuclear USS Gerald R. Ford, o mais avançado da Marinha dos Estados Unidos, tem um problemas nas suas casas de banho, que precisam de ser lavadas com ácido regularmente. De acordo com …

Retirada dos ricos, colapso dos transportes e medo do contacto. As cidades no pós-pandemia

Mesmo depois de a pandemia do novo coronavírus diminuir e voltar a ser seguro estar com outras pessoas, a sociedade pode nunca mais ser a mesma. A atual pandemia de Covid-19 está a mudar rapidamente a …

"Quando a Alemanha disser que há eurobonds, os holandeses vão pastar para outras paragens"

Ana Gomes mostrou-se satisfeita com a atuação de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa durante esta pandemia. A ex-eurodeputada deixou ainda duras críticas aos holandeses, que diz irem pastar para outras paragens quando os …

Coreia do Norte diz não ter casos de covid-19 (mas terá pedido ajuda secretamente)

Apesar de negar ter casos de infeção por covid-19, o novo coronavírus oriundo da China, a Coreia do Norte terá discretamente solicitado ajuda a outros países no combate da doença. As autoridades do país asiático terão …

Seguranças chineses usam óculos inteligentes que detetam pessoas com febre

Os seguranças do Parque Hongyuan, em Hangzhou, na China, conseguem detetar a temperatura corporal de todos os visitantes à distância de até um metro. Como? Graças a uns óculos inteligentes. De acordo com o jornal South …

"O cisne negro de todos os cisnes negros". Vírus é global, mas Portugal e Itália serão mais prejudicados

A grande pandemia motivada pelo coronavírus vai ser económica, consideram especialistas que acreditam que no pós Covid-19, o mundo mudará de forma significativa em várias áreas. Certo é que a crise económica vai afectar os …

"Tiro da rua muitos miúdos". Ex-Benfica cria clube com ajuda de Saviola, Di María e Maxi

O ex-Benfica José Shaffer criou um clube na Argentina, onde diz que tira muitos miúdos da rua. O antigo futebolista conta com o apoio de Saviola, Di María e Maxi Pereira. José Shaffer foi campeão nacional …

Mapa mostra queda abrupta da poluição na Península Ibérica

Um mapa desenvolvido por uma equipa da Universidade Politécnica de Valencia, em Espanha, mostra a diminuição da poluição do ar na Península Ibérica em 10 dias. Com as fábricas encerradas, menos automóveis nas estradas e as …