“É um activo que o partido perde”. Rio lamenta saída de Santana

Hugo Delgado / Lusa

Os candidatos à liderança do PSD, Rui Rio (E), e Pedro Santana Lopes (D)

O presidente do PSD, Rui Rio, disse que Pedro Santana Lopes é um “militante especial” que “todos acarinham”, considerando ainda que é um “ativo que o partido perde”, caso se verifique a sua saída.

“É um ativo que o partido perde”, sublinhou o líder social-democrata, acrescentando que “Santana Lopes faz parte da história do PSD, muito mais por bons episódios e bons motivos do que por motivos menos bons”.

“Está cá quase desde o 25 de Abril, portanto é uma figura que todos nós acarinhamos dentro do partido. Se agora, no futuro, ele deseja estar fora do PSD, aí não tenho nenhum comentário a fazer. Neste caso, o futuro a ele pertence”, sustentou o líder social-democrata em declarações aos jornalistas após um encontro com a Confederação dos Agricultores de Portugal que decorreu na sede distrital do partido, no Porto.

Para Rui Rio, a eventual saída significa a perda de um “militante especial, que foi presidente do partido, foi candidato muitas vezes”. O antigo presidente da Câmara do Porto garantiu ainda que a possível saída não está relacionada com qualquer atrito dentro do partido.

A saída de Santana Lopes “não vai dividir o partido“, assegurou ainda Rio.

Pedro Santa Lopes disse que a sua relação com o Partido Social Democrata tinha acabado na passada terça-feira numa entrevista à revista Visão. “A minha intervenção política não se fará mais dentro do PSD. Isso acabou. Deixámos de viver juntos”, garantiu Santana Lopes depois de mais de 40 anos associado ao partido.

No entanto, Santana disse não pretender afastar-se do palco político, afirmando que vai “andar por aí”, estando a estudar a criação de “uma nova organização partidária” em que possa “ter a intervenção política” para que ainda se mostra disponível.

Santana deixou as suas funções como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para entrar na corrida à liderança do PSD no início do ano, tendo perdido as eleições para Rui Rio, que sucedeu a Pedro Passos Coelho, com 45,63% dos votos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Era um “activo” tóxico e lixo desse não faz falta em nenhum partido!…
    Aliás, ele andava há dezenas de anos a dizer que iria formar outro partido, portanto…

RESPONDER

Troca de garrafas de gás de qualquer marca obrigatória a partir de terça-feira

Os pontos de venda de gás engarrafado vão ser obrigados, a partir desta terça-feira, a aceitar botijas vazias de qualquer marca, segundo um regulamento publicado esta segunda. A medida já tinha sido aprovada pelo Governo no …

Pais ameaçam fechar 11 escolas em Gaia. Diretor admite haver razões para isso

As associações de pais de Canelas, em Vila Nova de Gaia, ameaçam fechar os 11 estabelecimentos de ensino que compõem o agrupamento escolar. Os pais dizem que a falta de funcionários compromete a segurança de crianças …

Rutura de coletor na origem de dejetos junto ao Festival Iminente

Denúncias nas redes sociais mostravam esgotos a céu aberto junto ao panorâmico de Monsanto, com dejetos como restos de papel higiénico, luvas de plástico e bocados de comida.  Segundo o Expresso, as fotografias e os vídeos …

Marroquinas declaram-se "fora da lei" para defender a sua liberdade

Centenas de marroquinas declararam-se "fora-da-lei", proclamando terem já violado as "obsoletas" leis sobre os costumes e o aborto, num manifesto publicado, esta segunda-feira, por vários media marroquinos em nome das liberdades individuais. A tomada de …

Emmy. Atrizes usam palco para apelos pró-transexuais, igualdade salarial e imigração

As atrizes Patricia Arquette, Michelle Williams e Alex Borstein usaram o seu discurso de vitória nos prémios Emmy da Academia de Televisão, que decorreu esta madrugada em Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA) para fazerem …

Assunção Cristas ataca falhanços do Governo na saúde

A presidente do CDS-PP atacou, esta segunda-feira, os falhanços do Governo e visitou uma Unidade de Saúde Familiar (USF) em Lisboa para pedir contas à promessa de acabar com os centros de saúde em prédios …

Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo. Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras …

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …