Santana Lopes corta relação com o PSD (e pode fundar novo partido)

Pedro Santana Lopes, antigo primeiro-ministro e recente derrotado à liderança do PSD, disse na quinta-feira que “acabou” o tempo da sua “intervenção política” no partido social-democrata, admitindo ainda a possibilidade de criar um novo.

“A minha intervenção política não se fará mais dentro do PSD. Isso acabou. Deixámos de viver juntos”, garantiu Santana Lopes numa entrevista à revista Visão. Depois de uma relação de cerca de 40 anos, diz que “o PPD começa a ficar farto de aturar o PSD”, diz.

No entanto, Santana Lopes não pretende afastar-se do palco político, dizendo que vai “andar por aí”, estando a estudar a criação de “uma nova organização partidária” em que possa “ter a intervenção política” para que ainda se mostra disponível.

Não desisti nem desisto de lutar pelo meu país, isso não desisto”, ressalva.

Santana deixou as suas funções como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para entrar na corrida à liderança do PSD no início do ano, tendo perdido as eleições para Rui Rio, que sucedeu a Pedro Passos Coelho, com 45,63% dos votos.

No final de maio, o ex-primeiro-ministro já tinha informado, através de uma carta dirigida a Rio, a sua renúncia ao lugar de conselheiro nacional para que foi eleito em fevereiro deste ano, nas eleições presidenciais para a liderança do partido.

Em abril, o ex-provedor da Santa Casa também confirmou o afastamento do novo líder do partido social-democrata, uma vez que este não acolheu os nomes indicados por Santana, que constavam do acordo que ditou a união entre as duas candidaturas depois da eleição.

“Não temos trabalhado (desde o Congresso). Não tem acontecido nada em conjunto. A realidade é essa. Não se pode chamar rutura aquilo que não foi entrelaçado ou casado, se quiser”, afirmou na altura o antigo líder do partido social-democrata.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …