Santana não está zangado com Rio (mas confirma afastamento)

Mário Cruz / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio, não acolheu os nomes indicados por Santana Lopes, que constavam do acordo que ditou a união entre as duas candidaturas depois da eleição social-democrata.

Pedro Santana Lopes não desmente a rutura com Rui Rio, atual presidente do PSD, e confirma o afastamento entre os dois desde o congresso. “Não temos trabalhado. Não tem acontecido nada em conjunto. A realidade é essa. Não se pode chamar rutura aquilo que não foi entrelaçado ou casado, se quiser”, afirmou esta terça-feira SIC Notícias.

Segundo o Público, Santana não está “zangado” com Rio. No entanto, o ex-provedor da Santa Casa confirma que sugeriu “alguns nomes relevantes” para as listas conjuntas aos órgãos do PSD que acabaram por não ser acolhidos.

Embora não tenha falado em traição nem em liderar a oposição interna – “não posso nem quero” – Santana Lopes admite o afastamento com o líder do PSD. “Só confirmo que não tem havido trabalho nenhum conjunto. Rio procurou juntar no congresso e depois nada mais”, sustentou.

Esta terça-feira, o Jornal i avançava que tinha havido uma rutura entre os dois sociais-democratas, após o acordo para as listas conjuntas, fechado no último congresso. Ao Público, o ex-diretor de campanha de Santana Lopes, João Montenegro, explicou que o antigo líder ficou incomodado depois de ver que Rio não acolheu as suas sugestões.

Assim, Montenegro confirmou a existência de uma “rutura” com Rio e que o ex-líder “pode romper com a solidariedade que existiu até agora e começar a fazer oposição interna”.

Santana e Rio chegaram a acordo sobre listas para o Conselho Nacional, Conselho de Jurisdição, Instituto Sá Carneiro e Conselho Estratégico Nacional. Na altura, Santana Lopes fez um conjunto de sugestões de nomes para o Conselho Estratégico Nacional, que é visto como um Governo-sombra do PSD. No entanto, nenhum dos nomes foi acolhido. João Montenegro admitiu que isso causou “muito incómodo“.

Entre os nomes que Rui Rio não acatou estão o antigo embaixador Martins da Cruz, o presidente da Câmara de Óbidos Humberto Marques e Vítor Rosário Cardoso, elemento de Macau que deveria ter ficado à frente do gabinete dos emigrantes.

Os nomes “foram viabilizados pelo dr. Rui Rio e pelo dr. Salvador Malheiro”, afirmou João Montenegro. “Ficámos espantados por nenhum desses nomes indicados ter integrado os porta-vozes e coordenadores” do CEN, sublinha, apontando uma “quebra do acordo celebrado”.

“Todos cabem no PSD”

Segundo o Diário de Notícias, João Montenegro questiona ainda que os acordos que o PSD se prepara para assinar esta quarta-feira com o Governo – sobre fundos europeus e descentralização – não tenham sido levados a discussão no Conselho Nacional do partido. “A direção nacional toma o seu caminho e, em áreas tão importantes como estas, não ausculta os principais órgãos”.

Salvador Malheiro confirmou ao jornal que o acordo assinado no congresso prevê nomes próximos de Santana para o CEN, mas garante que a composição está longe de estar fechada e que o compromisso assumido “será honrado”.

Por outras palavras, o vice-presidente do PSD disse que os nomes apontados por Santana serão integrados, mas ainda não está definido em que equipas do CEN.

“Tenho o máximo respeito pela atitude que a equipa do dr. Santana Lopes assumiu no congresso, o acordo é para cumprir, eu honro a minha palavra”, diz o dirigente social-democrata. “Toda a gente cabe neste PSD.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …