Santana corta relações institucionais com Rui Rio

Mário Cruz / Lusa

Rui Rio, Pedro Santana Lopes

Santana vai abandonar o Conselho Nacional. Três meses depois de paz no SD, os dois candidatos à liderança viram a sua colaboração chegar ao fim.

Foi através de uma carta que Pedro Santana Lopes informou o atual presidente do PSD, Rui Rio, e o presidente do Conselho Nacional da sua renúncia ao lugar de conselheiro nacional para que foi eleito em fevereiro deste ano, nas eleições presidenciais para a liderança do partido.

As razões evocadas por Santana são “razões pessoais e profissionais”. O ex-primeiro-ministro distancia-se explicitamente de leituras que possam dar a este gesto qualquer “significado político”, avança o Expresso, que garante existir “significado político”.

Um dos sinais de rutura citado pelo jornal são as declarações de Santana Lopes sobre a eutanásia. O ex-líder social-democrata escreveu, também no Expresso, que não aceita que “seja o PSD, por causa da liberdade de voto, a viabilizar o cumprimento de mais um ponto do acordo entre o PS e o BE”.

“Esta Assembleia não tem mandato popular para decidir sobre uma matéria tão relevante”, continuou. Rio declarou ser favorável à despenalização da eutanásia.

Depois das eleições, o líder do partido e o candidato acordaram apresentar uma lista conjunta ao Conselho Nacional, liderada por Santana Lopes, com representação dos dois lados de acordo com o resultado das diretas.

Agora, Santa renuncia a esse lugar. Segundo fonte próxima, “aquele espírito de pacificação entre Santana e Rio nunca teve consequência nem conteúdo“. Prova disso será o facto de vários nomes propostos por Santana a Rio para integrarem órgãos consultivos como o Instituto Sá Carneiro ou o Conselho Estratégico terem sido ignorados pela nova direção.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Foi sempre um oportunista, que deixa sempre trapalhadas por onde passa, a saber: Câmara de Lisboa, Câmara da Figueira da Foz, Sporting, Santa Casa, e no partido é um chamado encosta.

  1. Existe algo que faz-me confusão. Exactamente com uma gerigonça deste estirpa, como é possível numa matéria não delicada, como é a Eutanásia, não ir a referendo?. Entendo que no que toca assim como sucedeu a Lei do Aborto, esta que é tão relevante quanto a outra e não se submete a referendo? A mim as lamurias deste ou daquele sr, do a,b,c estou-me borrifando, mas o essencial esse é que fica em causa.

    • A eutanásia para mim é muito mais uma não-questão do que o aborto, simplesmente porque enquanto a primeira é a decisão sobre a própria vida, a segunda é sobre a vida de outro. A não ser quando estejamos a falar da eutanásia de outrem, que não se possa manifestar, ou por estar paraplégico ou em coma. Aí a questão já é mais sensível.

  2. Concordo consigo meu caro Queiroz. Agora numa matéria muito sensível, que é o direito à vida acho que deveria ir a sufrágio pelo voto do Povo. Isto muito sinceramente na minha opinião.

  3. Estou completamente de acordo com o Sr. Carlos .Não interessa ao partido
    É um homem perdido no tempo
    alem disso todos nos lembramos a quando foi primeiro ministro .Meu deus andava as aranhas e por isso foi para a rua

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …