/

PSD em modo de “guerrilha política” total. Rio quer ver Costa a “arder em lume brando”

5

Mário Cruz / Lusa

O PSD está decidido a complicar a vida ao PS nos próximos tempos. A estratégia passa pela “guerrilha política” total para criar um “pântano” de ingovernabilidade, explorando as tensões quer imperam à esquerda e alguns dos dossiers menos consensuais, para ver António Costa a “arder em lume brando”.

São fontes do PSD que confirmam este cenário ao Expresso, salientando que a estratégia do PSD vai passar por complicar a vida ao Governo de António Costa. O que é certo é que “dificilmente se ouvirá falar novamente em acordos de regime entre Rio e Costa”, destaca o semanário, após auscultar elementos sociais-democratas.

O caso do aeroporto do Montijo já está a deixar bem vincada esta posição do PSD. O PS estava a contar com o PSD para fazer uma alteração à lei, no sentido de impedir que o veto de uma das Câmaras implicadas pela obra trave o projecto – a Câmara da Moita, controlada pelo PCP, está contra.

“O PSD não está disponível para alterar o actual pacote legislativo neste contexto, onde é mais que notório a alteração de uma lei que deve ser geral e abstracta para solucionar um problema concreto e avulso”, alertou o vice-presidente social-democrata, Salvador Malheiro, em conferência de imprensa, após uma reunião da Comissão Política Nacional do PSD para falar do aeroporto do Montijo.

O Governo encara esta posição “com preocupação e surpresa“, realça o Expresso.

Do lado do PSD, membros da direcção reforçam que é tempo de “guerrilha política”. “Se Costa falhar em convencer as autarquias em redor do Montijo, não será Rio a dar a mão ao Governo para alterar a lei”, alertam as mesmas fontes ao semanário, notando que esse será um sinal de que o tempo de Costa no Governo está a chegar ao fim.

A estratégia do PSD passa, assim, por ver António Costa a “arder em lume brando”, promovendo um “pântano” de ingovernabilidade em torno de dossiers que dividem a esquerda.

O Expresso enumera vários desses dossiers, frisando que “o PSD está a preparar mais umas minas no caminho de António Costa“, com os processos do IVA da luz, a suspensão das obras no metro de Lisboa, a reforma das Comissões de Coordenação de Desenvolvimento Regional, a comissão de inquérito à alegada fraude na distribuição dos donativos de Pedrógão Grande e o novo regime das parcerias público-privadas.

O chumbo à escolha de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional é outro dos sinais da “guerrilha” do PSD, num outro dossier polémico e que não reúne consenso.

Do lado do PS, aponta-se que o PSD “está a aproveitar divergências apenas para bloquear”. “O PSD não se está a esforçar para demonstrar que não está numa lógica de terra queimada. Está a contribuir para a ideia de ingovernabilidade”, nota um governante ao Expresso, alertando que Rio não ganha “nada” com esta estratégia porque “o PSD não se está a destacar como alternativa”.

ZAP //

 

 

5 Comments

  1. Tristeza de classe politica que Portugal tem, não nos dizem o que pensam fazer por Portugal nem como iriam ou irão fazer, a politica que fazem é mais política terrorista, e querem eles que votemos neles, apresentam-nos um cheque em branco para depois quando chegarem ao poleiro fazerem o que querem porque nada prometem nem se comprometem, e se fossem todos á MERDA.

  2. Independentemente do que possa haver de político sobre o aeroporto do Montijo, o projecto é um perfeito disparate. A onda de jornalismo e rejornalismo só é explicável pela urgência do PS em compor as finanças do partido antes de deixar de ser governo.

  3. Quanto mais tarde o Costa caia do poleiro e para lá vá o Rio, pior o país estará. Depois o Rio tem que apertar o cinto e a corja “socialista” diz que não é preciso. O Rio queima-se e volta qualquer “Costa” do PS. Onde é que eu já vi isto???

  4. A confirmar-se esta notícia estamos perante um partido que podendo ser alternativa de governo apresenta um nível de impreparação para não se dizer chocante. Como pode um partido assim dizer seja o que for da Venezuela?

  5. Quando chegamos à entrada do Montijo está um painel publicitário do PSD que diz:
    AEROPORTO PARA O MONTIJO JÁ!
    Ou seja, o PSD sempre defendeu o aeroporto do montijo e alias foi uma bandeira do PSD no governo de passos coelho.
    Mas agora, apenas por interesse partidário, o PSD no modo esquizofrénico aparece como força de bloqueio.
    Vá-se lá entender…
    Para eles, os interesses partidários estão sempre primeiro que os interesses do País.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.