PSD em modo de “guerrilha política” total. Rio quer ver Costa a “arder em lume brando”

Mário Cruz / Lusa

O PSD está decidido a complicar a vida ao PS nos próximos tempos. A estratégia passa pela “guerrilha política” total para criar um “pântano” de ingovernabilidade, explorando as tensões quer imperam à esquerda e alguns dos dossiers menos consensuais, para ver António Costa a “arder em lume brando”.

São fontes do PSD que confirmam este cenário ao Expresso, salientando que a estratégia do PSD vai passar por complicar a vida ao Governo de António Costa. O que é certo é que “dificilmente se ouvirá falar novamente em acordos de regime entre Rio e Costa”, destaca o semanário, após auscultar elementos sociais-democratas.

O caso do aeroporto do Montijo já está a deixar bem vincada esta posição do PSD. O PS estava a contar com o PSD para fazer uma alteração à lei, no sentido de impedir que o veto de uma das Câmaras implicadas pela obra trave o projecto – a Câmara da Moita, controlada pelo PCP, está contra.

“O PSD não está disponível para alterar o actual pacote legislativo neste contexto, onde é mais que notório a alteração de uma lei que deve ser geral e abstracta para solucionar um problema concreto e avulso”, alertou o vice-presidente social-democrata, Salvador Malheiro, em conferência de imprensa, após uma reunião da Comissão Política Nacional do PSD para falar do aeroporto do Montijo.

O Governo encara esta posição “com preocupação e surpresa“, realça o Expresso.

Do lado do PSD, membros da direcção reforçam que é tempo de “guerrilha política”. “Se Costa falhar em convencer as autarquias em redor do Montijo, não será Rio a dar a mão ao Governo para alterar a lei”, alertam as mesmas fontes ao semanário, notando que esse será um sinal de que o tempo de Costa no Governo está a chegar ao fim.

A estratégia do PSD passa, assim, por ver António Costa a “arder em lume brando”, promovendo um “pântano” de ingovernabilidade em torno de dossiers que dividem a esquerda.

O Expresso enumera vários desses dossiers, frisando que “o PSD está a preparar mais umas minas no caminho de António Costa“, com os processos do IVA da luz, a suspensão das obras no metro de Lisboa, a reforma das Comissões de Coordenação de Desenvolvimento Regional, a comissão de inquérito à alegada fraude na distribuição dos donativos de Pedrógão Grande e o novo regime das parcerias público-privadas.

O chumbo à escolha de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional é outro dos sinais da “guerrilha” do PSD, num outro dossier polémico e que não reúne consenso.

Do lado do PS, aponta-se que o PSD “está a aproveitar divergências apenas para bloquear”. “O PSD não se está a esforçar para demonstrar que não está numa lógica de terra queimada. Está a contribuir para a ideia de ingovernabilidade”, nota um governante ao Expresso, alertando que Rio não ganha “nada” com esta estratégia porque “o PSD não se está a destacar como alternativa”.

  ZAP //

 

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Tristeza de classe politica que Portugal tem, não nos dizem o que pensam fazer por Portugal nem como iriam ou irão fazer, a politica que fazem é mais política terrorista, e querem eles que votemos neles, apresentam-nos um cheque em branco para depois quando chegarem ao poleiro fazerem o que querem porque nada prometem nem se comprometem, e se fossem todos á MERDA.

  2. Independentemente do que possa haver de político sobre o aeroporto do Montijo, o projecto é um perfeito disparate. A onda de jornalismo e rejornalismo só é explicável pela urgência do PS em compor as finanças do partido antes de deixar de ser governo.

  3. Quanto mais tarde o Costa caia do poleiro e para lá vá o Rio, pior o país estará. Depois o Rio tem que apertar o cinto e a corja “socialista” diz que não é preciso. O Rio queima-se e volta qualquer “Costa” do PS. Onde é que eu já vi isto???

  4. A confirmar-se esta notícia estamos perante um partido que podendo ser alternativa de governo apresenta um nível de impreparação para não se dizer chocante. Como pode um partido assim dizer seja o que for da Venezuela?

  5. Quando chegamos à entrada do Montijo está um painel publicitário do PSD que diz:
    AEROPORTO PARA O MONTIJO JÁ!
    Ou seja, o PSD sempre defendeu o aeroporto do montijo e alias foi uma bandeira do PSD no governo de passos coelho.
    Mas agora, apenas por interesse partidário, o PSD no modo esquizofrénico aparece como força de bloqueio.
    Vá-se lá entender…
    Para eles, os interesses partidários estão sempre primeiro que os interesses do País.

RESPONDER

Estudo da Universidade do Minho defende legalização da prostituição em Portugal

Um estudo de um investigador da Universidade do Minho (UMinho) defende a legalização da prostituição em Portugal e denuncia a “ineficácia do modelo abolicionista” em vigor desde 1983, anunciou esta quinta-feira aquela academia. Em comunicado, a …

Dispositivo vestível impresso a 3D não precisa de ser carregado

Um grupo de especialistas desenvolveu um dispositivo vestível a que chamaram “dispositivo biossimbiótico”, que conta com vários benefícios. O novo dispositivo é impresso em 3D, personalizado e baseado em análises corporais dos utilizadores e ainda pode …

Microsoft encerra o LinkedIn na China devido às restrições locais

A Microsoft informou esta quinta-feira que irá encerrar a rede profissional LinkedIn na China até ao final do ano, justificando a decisão com a existência de um "ambiente operacional difícil", segundo a agência France-Presse (AFP). O …

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …

No Japão, milhares de idosos morrem sozinhos. Agora, um sistema ajuda na deteção de cadáveres nas casas

Monitorização dos edifícios permite perceber se há movimento dos ocupantes dentro das casas. Desta forma, é mais fácil evitar que corpos em decomposição permanecem no local ao longo de muito tempo. O Japão é um dos …

"Nunca tive tanto medo na minha vida". Ruth estava a dormir quando meteorito lhe caiu na cama

A mulher ficou assustada com o incidente, mas acabou por sair ilesa. Agora, pretende recuperar dos danos causados e admite que quer conservar a pedra. Parece ficção, mas a história aconteceu na cidade de Golden, no …

Corrida ao peru de Natal. Britânicos temem não ter a iguaria na mesa - e a culpa é do Brexit

No Reino Unido, há falta de mão de obra na agricultura e a criação de perus está a ser uma das áreas mais afetadas. Procura da iguaria natalícia já aumentou. Na quinta "Flower Farm", no coração …

Paulo Rangel vai candidatar-se à liderança do PSD "independentemente de qualquer calendário"

O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar que se candidata à liderança do PSD numa intervenção no perante os conselheiros esta noite. Paulo Rangel quer candidatar-se à liderança do PSD, segundo avançaram o Observador e a TVI. …

México venceu, apesar de não deixarem os jogadores dormir

Adeptos de El Salvador acrescentaram um episódio à rivalidade com o México. Corona começou no banco mas entrou logo aos 20 minutos. O México continua o seu percurso vitorioso rumo à fase final do Mundial 2022. …

“Esqueceram-se de nós". Bombeiros fazem greve de dois dias em novembro devido ao OE

Os bombeiros profissionais marcaram greve para os dias 11 e 12 novembro para contestarem a proposta de Orçamento do Estado para 2022, que "se esqueceu completamente" da classe, anunciaram hoje a associação e o sindicato …