PSD defende saída da ministra da Saúde, PS elogia ação “positiva e atenta”

Mário Cruz / Lusa

O vice-presidente do PSD David Justino considerou hoje na TSF que a ministra da Saúde não tem condições para continuar no cargo, uma visão rejeitada pelo presidente do PS, que classificou a ação de Marta Temido como “positiva e atenta”.

No programa da rádio TSF “Almoços Grátis”, David Justino considerou que “há muito tempo que a ministra da Saúde não reúne as condições para continuar no cargo”, justificando com a “desorientação” e falta de sintonia entre os vários responsáveis da área que tutela.

“Já tivemos oportunidade de falar da dessintonia e da contradição entre vários responsáveis, a começar na diretora-Geral da Saúde, na ministra, no secretário de Estado, mais o responsável da Administração Regional de Saúde de Lisboa, que ‘não diz a bota com a perdigota’. É uma confusão que permite transformar uma pandemia quase num pandemónio“, argumentou David Justino.

Esta visão foi contrariada pelo presidente do PS, Carlos César, para quem Marta Temido tem tido “um desempenho compatível com aquilo que se esperaria de um ministro da saúde nestas circunstâncias”.

Para Carlos César, “em termos globais, a sua ação tem sido positiva e atenta nas questões que dependem do seu ministério”.

Ao comentar as críticas do presidente da Câmara de Lisboa às autoridades de saúde regionais, o presidente do PS assinalou que os autarcas “não são uma espécie de sindicatos de opinião” nem devem “agir como se fossem apenas vigilantes”, embora reconhecendo que é fundamental garantir um maior grau de eficiência e prontidão das autoridades no terreno.

Para Carlos César, as instituições que estão no terreno devem colaborar com os municípios, “porque as autarquias não são entes à parte” e têm “responsabilidades no terreno e na ação”, ou seja, “são também sujeitos ativos neste processo”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 511 mil mortos e infetou mais de 10,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.579 pessoas das 42.454 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Lusa // Lusa

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Já se viu que o David Justino, que teve uma passagem desastrosa pela pasta de Ministro da Educação, se tem tornado cada vez mais um pária no PSD, e agora até o “Centeno do PSD” lhe tomou o lugar no Gabiente de Estudos do partido. Não há paciência para estes atrasados mentais!

  2. E o dr. Justino será que reunia condições para ter sido ministro da educação? Ao senhor, e a muita gente do PSD, desagrada-lhe o interesse desta ministra em reforçar o SNS sem grande interesse na colaboração com os privados. Aliás, a ministra iniciou o seu mandato pondo a tónica neste assunto mas depressa foi silenciada. Parece-me que o problema será este e que o PS não deverá dar ouvidos a estes suspeitos protestos.

  3. David Justino competentes e bons são os nosso os outros são uns incompetentes , já o senhor como ministro da Educação foi excelente, diga desde há mais d e40 anos cada vez que demite um Ministro o que mudou? Tanto do PPD,CDS, e PS só mudam os figurantes a cartilha continua igual, já era tempo de o senhor e outros iguais não só no PPD também no PS e CDS de saírem e darem lugar a gente sem terem rabos de palha, vaselina no cu dos outros é refresco.

  4. O PSD defende a saída da ministra e o PS ajuda-o. O sr. Medina se estivesse calado e exigisse ao governo uma melhor rede de transportes prestaria melhor serviço à pandemia. Desestabilizar a ministra numa altura em que ela precisa de estar serena, calma para enfrentar as dificuldades provocadas pela indisciplina das pessoas e do governo relativamente à política de transportes, não me parece sensato, até parece estar ao serviço da oposição!!
    Até parece, também, que a ministra foi forçada a dizer que os novos surtos nada têm a ver com a sobrelotação dos transportes! Andam a brincar com o fogo e depois arranjam bodes expiatórios!!!

RESPONDER

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …