PSD defende saída da ministra da Saúde, PS elogia ação “positiva e atenta”

Mário Cruz / Lusa

O vice-presidente do PSD David Justino considerou hoje na TSF que a ministra da Saúde não tem condições para continuar no cargo, uma visão rejeitada pelo presidente do PS, que classificou a ação de Marta Temido como “positiva e atenta”.

No programa da rádio TSF “Almoços Grátis”, David Justino considerou que “há muito tempo que a ministra da Saúde não reúne as condições para continuar no cargo”, justificando com a “desorientação” e falta de sintonia entre os vários responsáveis da área que tutela.

“Já tivemos oportunidade de falar da dessintonia e da contradição entre vários responsáveis, a começar na diretora-Geral da Saúde, na ministra, no secretário de Estado, mais o responsável da Administração Regional de Saúde de Lisboa, que ‘não diz a bota com a perdigota’. É uma confusão que permite transformar uma pandemia quase num pandemónio“, argumentou David Justino.

Esta visão foi contrariada pelo presidente do PS, Carlos César, para quem Marta Temido tem tido “um desempenho compatível com aquilo que se esperaria de um ministro da saúde nestas circunstâncias”.

Para Carlos César, “em termos globais, a sua ação tem sido positiva e atenta nas questões que dependem do seu ministério”.

Ao comentar as críticas do presidente da Câmara de Lisboa às autoridades de saúde regionais, o presidente do PS assinalou que os autarcas “não são uma espécie de sindicatos de opinião” nem devem “agir como se fossem apenas vigilantes”, embora reconhecendo que é fundamental garantir um maior grau de eficiência e prontidão das autoridades no terreno.

Para Carlos César, as instituições que estão no terreno devem colaborar com os municípios, “porque as autarquias não são entes à parte” e têm “responsabilidades no terreno e na ação”, ou seja, “são também sujeitos ativos neste processo”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 511 mil mortos e infetou mais de 10,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.579 pessoas das 42.454 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

// Lusa

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Já se viu que o David Justino, que teve uma passagem desastrosa pela pasta de Ministro da Educação, se tem tornado cada vez mais um pária no PSD, e agora até o “Centeno do PSD” lhe tomou o lugar no Gabiente de Estudos do partido. Não há paciência para estes atrasados mentais!

  2. E o dr. Justino será que reunia condições para ter sido ministro da educação? Ao senhor, e a muita gente do PSD, desagrada-lhe o interesse desta ministra em reforçar o SNS sem grande interesse na colaboração com os privados. Aliás, a ministra iniciou o seu mandato pondo a tónica neste assunto mas depressa foi silenciada. Parece-me que o problema será este e que o PS não deverá dar ouvidos a estes suspeitos protestos.

  3. David Justino competentes e bons são os nosso os outros são uns incompetentes , já o senhor como ministro da Educação foi excelente, diga desde há mais d e40 anos cada vez que demite um Ministro o que mudou? Tanto do PPD,CDS, e PS só mudam os figurantes a cartilha continua igual, já era tempo de o senhor e outros iguais não só no PPD também no PS e CDS de saírem e darem lugar a gente sem terem rabos de palha, vaselina no cu dos outros é refresco.

  4. O PSD defende a saída da ministra e o PS ajuda-o. O sr. Medina se estivesse calado e exigisse ao governo uma melhor rede de transportes prestaria melhor serviço à pandemia. Desestabilizar a ministra numa altura em que ela precisa de estar serena, calma para enfrentar as dificuldades provocadas pela indisciplina das pessoas e do governo relativamente à política de transportes, não me parece sensato, até parece estar ao serviço da oposição!!
    Até parece, também, que a ministra foi forçada a dizer que os novos surtos nada têm a ver com a sobrelotação dos transportes! Andam a brincar com o fogo e depois arranjam bodes expiatórios!!!

RESPONDER

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …

TC recusa impugnação pedida pelo PSD sobre candidato de Castelo Branco. Direção avalia recurso

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu que o PSD não tem legitimidade no pedido de anulação de uma deliberação do Conselho de Jurisdição Nacional do partido sobre o candidato autárquico em Castelo Branco, recusando admitir uma …

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …

Avaria em rede europeia causou "apagão" parcial em Portugal e falhas no 112

O incêndio que queimou, este sábado, 500 hectares de vegetação no sudoeste de França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica …

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho, capitão de Abril

O capitão de Abril morreu, este domingo, aos 84 anos, no Hospital Militar, confirmou o presidente da Associação 25 de Abril. A notícia foi confirmada ao jornal online Observador pelo presidente da Associação 25 de Abril, …

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …