PSD defende saída da ministra da Saúde, PS elogia ação “positiva e atenta”

Mário Cruz / Lusa

O vice-presidente do PSD David Justino considerou hoje na TSF que a ministra da Saúde não tem condições para continuar no cargo, uma visão rejeitada pelo presidente do PS, que classificou a ação de Marta Temido como “positiva e atenta”.

No programa da rádio TSF “Almoços Grátis”, David Justino considerou que “há muito tempo que a ministra da Saúde não reúne as condições para continuar no cargo”, justificando com a “desorientação” e falta de sintonia entre os vários responsáveis da área que tutela.

“Já tivemos oportunidade de falar da dessintonia e da contradição entre vários responsáveis, a começar na diretora-Geral da Saúde, na ministra, no secretário de Estado, mais o responsável da Administração Regional de Saúde de Lisboa, que ‘não diz a bota com a perdigota’. É uma confusão que permite transformar uma pandemia quase num pandemónio“, argumentou David Justino.

Esta visão foi contrariada pelo presidente do PS, Carlos César, para quem Marta Temido tem tido “um desempenho compatível com aquilo que se esperaria de um ministro da saúde nestas circunstâncias”.

Para Carlos César, “em termos globais, a sua ação tem sido positiva e atenta nas questões que dependem do seu ministério”.

Ao comentar as críticas do presidente da Câmara de Lisboa às autoridades de saúde regionais, o presidente do PS assinalou que os autarcas “não são uma espécie de sindicatos de opinião” nem devem “agir como se fossem apenas vigilantes”, embora reconhecendo que é fundamental garantir um maior grau de eficiência e prontidão das autoridades no terreno.

Para Carlos César, as instituições que estão no terreno devem colaborar com os municípios, “porque as autarquias não são entes à parte” e têm “responsabilidades no terreno e na ação”, ou seja, “são também sujeitos ativos neste processo”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 511 mil mortos e infetou mais de 10,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.579 pessoas das 42.454 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

// Lusa

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Já se viu que o David Justino, que teve uma passagem desastrosa pela pasta de Ministro da Educação, se tem tornado cada vez mais um pária no PSD, e agora até o “Centeno do PSD” lhe tomou o lugar no Gabiente de Estudos do partido. Não há paciência para estes atrasados mentais!

  2. E o dr. Justino será que reunia condições para ter sido ministro da educação? Ao senhor, e a muita gente do PSD, desagrada-lhe o interesse desta ministra em reforçar o SNS sem grande interesse na colaboração com os privados. Aliás, a ministra iniciou o seu mandato pondo a tónica neste assunto mas depressa foi silenciada. Parece-me que o problema será este e que o PS não deverá dar ouvidos a estes suspeitos protestos.

  3. David Justino competentes e bons são os nosso os outros são uns incompetentes , já o senhor como ministro da Educação foi excelente, diga desde há mais d e40 anos cada vez que demite um Ministro o que mudou? Tanto do PPD,CDS, e PS só mudam os figurantes a cartilha continua igual, já era tempo de o senhor e outros iguais não só no PPD também no PS e CDS de saírem e darem lugar a gente sem terem rabos de palha, vaselina no cu dos outros é refresco.

  4. O PSD defende a saída da ministra e o PS ajuda-o. O sr. Medina se estivesse calado e exigisse ao governo uma melhor rede de transportes prestaria melhor serviço à pandemia. Desestabilizar a ministra numa altura em que ela precisa de estar serena, calma para enfrentar as dificuldades provocadas pela indisciplina das pessoas e do governo relativamente à política de transportes, não me parece sensato, até parece estar ao serviço da oposição!!
    Até parece, também, que a ministra foi forçada a dizer que os novos surtos nada têm a ver com a sobrelotação dos transportes! Andam a brincar com o fogo e depois arranjam bodes expiatórios!!!

RESPONDER

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …

Hong Kong. Magnata da imprensa Jimmy Lai libertado sob caução

O magnata da imprensa e uma das principais figuras do movimento pró-democracia de Hong Kong Jimmy Lai foi esta terça-feira libertado sob caução, constatou a agência France-Presse. Jimmy Lai tinha sido detido na segunda-feira, ao …

Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito tudo para salvar vidas

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”. A Fundação …

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …