Para evitar situações como o Novo Banco, PSD quer fim de contratos secretos nas empresas em que o Estado injeta dinheiro

António Pedro Santos / Lusa

Rui Rio

Rui Rio revela que o PSD vai apresentar uma proposta para impedir situações semelhantes à do Novo Banco no futuro (seja em que setor for). O diploma dos sociais-democratas deverá fixar um valor máximo de intervenções públicas a partir do qual o Parlamento possa ter acesso à documentação.

Como avança o Expresso, o objetivo do PSD é evitar novas situações como a que aconteceu com o Novo Banco.

Para isso, o líder dos “laranjas”, Rui Rio, anunciou no Parlamento que a bancada social-democrata vai apresentar um projeto para que os deputados presentes tenham acesso a todos os contratos celebrados entre o Estado e empresas em que tenha havido injeção de fundos públicos.

De acordo com o que foi divulgado em primeira mão por Rio, o diploma vai determinar que “em situações análogas” à do Novo Banco, em que os contribuintes sejam chamados a pagar “pesadamente”, a Assembleia da República “tenha acesso, se assim o determinar, a esses contratos”.

Em setembro, o presidente do PSD sugeriu que fosse realizada uma auditoria ao Novo Banco por uma instituição pública como o Tribunal de Contas (TdC). Rio foi muito claro quanto à sua opinião sobre as injeções à instituição, “não podemos dar nem mais um tostão ao Novo Banco enquanto não aferirmos a conta corrente com o Novo Banco”.

O líder da oposição realça agora: “estamos a falar do Novo Banco, mas isto não é uma lei para o Novo Banco”, realçando o facto de o documento não visar apenas a instituição presidida por António Ramalho, ou apenas as que estão inseridas no sistema financeiro. Rui Rio garante que o objetivo é chegar a todas as áreas.

O antigo Presidente da Câmara do porto, diz ainda que “absolutamente intolerável é que os contribuintes, o país inteiro a pagar, a pagar, a pagar, o Governo a dizer que tem de pagar” e, depois, o contrato seja “secreto”.

Rio adiantou que o texto da proposta, que deverá ser apresentada ainda hoje, está apenas a receber os últimos acertos, mas vai prevenir novas situações em que as partes envolvidas determinem cláusulas que não possam ser divulgadas em público.

No seu discurso, o político destacou que no futuro empresas como a TAP ou a CP também podem ser abrangidas pela nova política de transparência que o PSD quer impor às empresas que requerem da intervenção financeira do Estado.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …

Euro2020. Portugal já demonstrou "qualidade para ultrapassar todas as dificuldades"

O futebolista João Moutinho lembrou esta segunda-feira que Portugal já “demonstrou ter qualidade para ultrapassar todas as dificuldades” e acredita que diante da França, na derradeira jornada do Grupo F do Euro2020, o campeão europeu …