PSD ameaça Constâncio com queixa-crime para o obrigar a falar sobre Banif

Chatham House / Wikimedia

O ex-governador do Banco de Portugal, e Vice-Presidente do Banco Central Europeu, Vítor Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal, e Vice-Presidente do Banco Central Europeu, Vítor Constâncio

O PSD quer que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao Banif volte a chamar Vítor Constâncio, ex-governador do Banco de Portugal, para prestar esclarecimentos, ameaçando apresentar uma queixa-crime contra o actual vice-presidente do BCE, caso este se recuse a falar.

Numa nota divulgada à comunicação social e noticiada pelo Público, o PSD realça que formalizou o pedido para que a CPI ao processo de resolução e venda do Banif volte a chamar Vítor Constâncio a prestar depoimento para “avaliar o comportamento” do Banco de Portugal e “as condições de exercício das suas competências no acompanhamento da situação” do Banco.

E, caso o actual vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) continue a recusar prestar esclarecimentos no caso, o PSD realça que avança com uma queixa-crime por “prática flagrante de um crime de desobediência qualificada, conforme determina o artigo 19º do Regime Jurídico dos Inquéritos Parlamentares”.

Os sociais-democratas lembram que Constâncio já desempenhava funções no BCE em 2014, quando “respondeu às perguntas da CPI” que avaliou o caso BES.

Constâncio, que foi governador do Banco de Portugal entre Fevereiro de 2000 e Maio de 2010, tem afirmado que não presta esclarecimentos na CPI ao Banif por causa das regras do BCE que “só responde perante o Parlamento Europeu“.

AR aprova voto de protesto contra BCE

Entretanto, a Assembleia da República exprimiu hoje, por unanimidade, o seu protesto pela ocultação por parte do BCE de informações essenciais para o parlamento exercer as suas competências soberanas relativas à avaliação dos mecanismos de supervisão bancária.

“[A Assembleia da República] exprime o seu protesto pelo comportamento do BCE de recusar a informação necessária ao esclarecimento das decisões tomadas no âmbito do BES e do Banif e, nomeadamente, de ocultar à Assembleia da República informações essenciais para o exercício das suas competências soberanas relativas à avaliação dos mecanismos de supervisão bancária”, lê-se no ponto número 1 do voto de protesto apresentado pelo PCP e que mereceu o voto favorável de todas as bancadas parlamentares.

No ponto número dois do texto, que também foi aprovado apesar do voto contra do PSD, o parlamento exprime ainda “a sua preocupação relativamente ao potencial conflito de interesses existente entre a supervisão e a política monetária”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Espero que passem aos atos e não fiquem somente pelas ameaças. Façam queixa vão p/ a frente, sejam oposição, parece que têm medo.

  2. E bem!…
    Esse artista e a restante escumalha do BCE (que por acaso nem são os piores desta EU à deriva), afinal prestam contas a quem?!

  3. este melro nao quer falar o que tem ele a esconder mas ainda vao ter que lhe pedir desculpa por tudo o que fez e se orientou são a vergonha de um povo

  4. FCMM tirou-me as palavras da boca. Passem das palavras aos atos. O governador do BdP é outro que devia levar apertão.

RESPONDER

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …