Constâncio recusa (em bom inglês) prestar contas no caso Banif

Chatham House / Wikimedia

O ex-governador do Banco de Portugal, e Vice-Presidente do Banco Central Europeu, Vítor Constâncio

Foi em inglês que o ex-governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, garantiu que não lhe solicitaram esclarecimentos no âmbito da Comissão de Inquérito Parlamentar ao Banif, e que mesmo que o façam não vai responder, porque só presta contas ao Parlamento Europeu.

O actual vice-governador do Banco Central Europeu (BCE) falou com os jornalistas em inglês, na conferência da imprensa, no final da reunião do Ecofin, em Amesterdão, para sublinhar que as suas funções determinam que “não responde perante os parlamentos nacionais”, em declarações divulgadas pelo Diário de Notícias.

Começando por notar que não recebeu “qualquer pedido de esclarecimento” da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a resolução do Banif, Constância salientou depois que “o BCE não responde perante os parlamentos nacionais, porque apenas devemos prestar contas ao Parlamento Europeu”.

O vice-governador foi ainda confrontando com a versão da presidente do conselho de supervisão do BCE, Danièle Nouy, que argumenta que em Dezembro, Vítor Constâncio e Mário Centeno, o ministro das Finanças, a abordaram para que o organismo desbloqueasse a oferta do Banco Santander para a compra do Banif junto da Comissão Europeia.

“Não vou comentar essa questão, que está completamente fora [do âmbito] desta conferência de imprensa, e nem sequer sei ao que se está a referir. Porque, como se sabe, não acompanho tudo o que se passa em Portugal”, afirmou Constâncio, citado pelo DN.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Viva a democracia europeia!…
    Estes parasitas perderam a vergonha toda; fazem o que lhes apetece e o povo que pague a conta!…

  2. Porque que será que convidaram este senhor para Vice do BCE?
    Será que foi para lhe pagarem pela colaboração nas negociatas que só agora se estão a começar a desvendar, que deixaram o Pais na miséria.
    Será que quem o convidou foram os mesmos que lucraram com toda esta crise provocada pelos roubos efectuados na banca Portuguesa?
    Este Sr não vai falar por ninguém o obriga a falar, está sobre Protecção do BCE.
    Tal como o Sr. Junker na CEE, fez o que fez no Luxemburgo cobrando impostos a empresas de 0%, desviando desta forma empresas de outros Paises e foi altamente protegido pela cee, estamos acabados, já não há vergonha.

    • Exactamente!!
      É a este ponto que a Europa (EU) chegou!
      Quem manda na Europa, já nem sequer são eleitos pelos europeus!!
      Nem nos prestam contas (nem aos europeus, nem a ninguém); fazem os que lhes apetece e não há consequências – são portanto, o oposto da democracia (do grego “governo do povo”) – logo, são instituições anti-democráticas (como, mais uma vez, se comprova com esta noticia)!!

      É o que acontece com estes parasitas do BCE (como este “artista”), os parasitas da Comissão Europeia (como o tal Juncker mafioso do Luxemburgo, país manhoso que vive do dinheiro desviado e devido a outros países), etc, etc…
      São estes parasitas não eleitos que até dão recados e fazem exigências anti-democráticas à Grécia (berço da democracia), etc…

      É urgente que os europeus exijam uma EU democrática e, se não for possível, que se acabe com esta união manhosa que só serve os interesse de certos grupos, sempre à custa dos povos europeus (afectando principalmente os mais pobres)!!

RESPONDER

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …