Constâncio recusa (em bom inglês) prestar contas no caso Banif

Chatham House / Wikimedia

O ex-governador do Banco de Portugal, e Vice-Presidente do Banco Central Europeu, Vítor Constâncio

Foi em inglês que o ex-governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, garantiu que não lhe solicitaram esclarecimentos no âmbito da Comissão de Inquérito Parlamentar ao Banif, e que mesmo que o façam não vai responder, porque só presta contas ao Parlamento Europeu.

O actual vice-governador do Banco Central Europeu (BCE) falou com os jornalistas em inglês, na conferência da imprensa, no final da reunião do Ecofin, em Amesterdão, para sublinhar que as suas funções determinam que “não responde perante os parlamentos nacionais”, em declarações divulgadas pelo Diário de Notícias.

Começando por notar que não recebeu “qualquer pedido de esclarecimento” da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a resolução do Banif, Constância salientou depois que “o BCE não responde perante os parlamentos nacionais, porque apenas devemos prestar contas ao Parlamento Europeu”.

O vice-governador foi ainda confrontando com a versão da presidente do conselho de supervisão do BCE, Danièle Nouy, que argumenta que em Dezembro, Vítor Constâncio e Mário Centeno, o ministro das Finanças, a abordaram para que o organismo desbloqueasse a oferta do Banco Santander para a compra do Banif junto da Comissão Europeia.

“Não vou comentar essa questão, que está completamente fora [do âmbito] desta conferência de imprensa, e nem sequer sei ao que se está a referir. Porque, como se sabe, não acompanho tudo o que se passa em Portugal”, afirmou Constâncio, citado pelo DN.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Viva a democracia europeia!…
    Estes parasitas perderam a vergonha toda; fazem o que lhes apetece e o povo que pague a conta!…

  2. Porque que será que convidaram este senhor para Vice do BCE?
    Será que foi para lhe pagarem pela colaboração nas negociatas que só agora se estão a começar a desvendar, que deixaram o Pais na miséria.
    Será que quem o convidou foram os mesmos que lucraram com toda esta crise provocada pelos roubos efectuados na banca Portuguesa?
    Este Sr não vai falar por ninguém o obriga a falar, está sobre Protecção do BCE.
    Tal como o Sr. Junker na CEE, fez o que fez no Luxemburgo cobrando impostos a empresas de 0%, desviando desta forma empresas de outros Paises e foi altamente protegido pela cee, estamos acabados, já não há vergonha.

    • Exactamente!!
      É a este ponto que a Europa (EU) chegou!
      Quem manda na Europa, já nem sequer são eleitos pelos europeus!!
      Nem nos prestam contas (nem aos europeus, nem a ninguém); fazem os que lhes apetece e não há consequências – são portanto, o oposto da democracia (do grego “governo do povo”) – logo, são instituições anti-democráticas (como, mais uma vez, se comprova com esta noticia)!!

      É o que acontece com estes parasitas do BCE (como este “artista”), os parasitas da Comissão Europeia (como o tal Juncker mafioso do Luxemburgo, país manhoso que vive do dinheiro desviado e devido a outros países), etc, etc…
      São estes parasitas não eleitos que até dão recados e fazem exigências anti-democráticas à Grécia (berço da democracia), etc…

      É urgente que os europeus exijam uma EU democrática e, se não for possível, que se acabe com esta união manhosa que só serve os interesse de certos grupos, sempre à custa dos povos europeus (afectando principalmente os mais pobres)!!

RESPONDER

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …