Centeno nega favorecimento do Governo ao Santander Totta

Rodrigo Gatinho / Portugal.gov.pt

Mário Centeno, ministro das Finanças

Mário Centeno, ministro das Finanças

Ministro das Finanças foi esta terça-feira ouvido na comissão parlamentar de inquérito ao Banif, negando várias vezes que este Governo tenha privilegiado a compra do Banif aos espanhóis.

Mário Centeno reafirmou que não teve qualquer contacto com as autoridades europeias para defender a posição do Santander na corrida à compra do Banif, avança o Diário de Notícias.

“Reitero que isto não aconteceu. Não houve nenhuma diligência do Governo para que isto acontecesse. Não houve nenhuma tentativa de privilégio por parte deste Governo de qualquer proposta que tivesse chegado pelo Banif”, afirmou o ministro durante a nova audição na comissão parlamentar de inquérito.

“Eu nunca interferi em relação a nenhuma situação dos potenciais compradores do Banif. A preocupação do Governo ao longo das três semanas foi como gerir o processo de resolução”, explicou o ministro das Finanças.

Desde a sua primeira audição que o PSD tem insistido que Centeno mentiu ao dizer que não teve contacto junto das autoridades europeias nesse sentido.

Confrontado pelo deputado social-democrata Luís Marques Guedes, por causa de um e-mail em que a líder do Mecanismo Único de Supervisão, Danièle Nouy, assume ter dado resposta a um pedido do governante para desbloquear a venda ao Santander, Centeno explicou que, nessa altura, a proposta do grupo espanhol era a única que estava em cima da mesa.

“À hora em que o telefonema ocorre apenas tinha sido recebida a proposta do Banco Santander Totta, e as outras foram recebidas depois”, salientou, especificando que só depois desse chegaram as outras três propostas: JC Flowers, Banco Popular e Apollo.

Relativamente à insistência do deputado social-democrata, Centeno chegou a afirmar que não vale a pena “repetir falsidades”.

“Era preciso resolver a situação limite a que o Banif chegou. A grande preocupação do Governo foi encontrar essa solução”, reforçou, citado pelo mesmo jornal.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Manchas gigantes de Betelgeuse podem explicar o seu estranho escurecimento

As manchas gigantes da estrela Betelgeuse podem estar por detrás do estranho escurecimento que esta estrela tem vindo a experimentar, segundo uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. …

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …