O PS venceu as eleições para o Parlamento Europeu e a coligação Aliança Portugal ficou em segundo lugar, mas a surpresa da noite eleitoral deverá ser a eleição de Marinho Pinto pelo MPT, indicam as projeções televisivas.
De acordo com as projeções, o PS ganhou as eleições europeias, com intervalos que variam entre os 30 e 34% dos votos segundo a RTP, entre 32 e 37 % segundo a CMTV/Aximage, e entre 33,1 e 36,3% indicou a SIC (Eurosondagem).
As projeções das três televisões (a TVI não divulgou qualquer projeção) dão à coligação Aliança Portugal (PSD/CDS-PP) resultados que variam entre um mínimo de 25 e um máximo de 30%.
As três projeções avançam que a surpresa da noite eleitoral será a eleição de Marinho e Pinto pelo MPT, cujo resultado ficará à frente do Bloco de Esquerda, que deverá perder 2 dos seus 3 deputados.
A CDU será a terceira força política entre os eurodeputados portugueses.
Resultados eleitorais oficiais provisórios às 22h00:
PS – 31,7%
PSD – 28,5%
CDU – 11,9%
MPT – 7,1%
Bloco de Esquerda – 4,4%
Abstenção – 66,5%
/Lusa
A segunda surpresa da noite é a dupla Paulo Rangel e Nuno Melo – que conseguiram que a Aliança Portugal ficasse apenas a 3,7% distância do PS.
Se juntamos a abstenção aos votos nulos, penso que temos aproximadamente 74% dos Portugueses que quiseram fazer passar a mensagem de que já não acreditam nos políticos.
Espanta-me que os votos de 26% dos Portugueses, já estejam na disputa do bota a baixo e de quem é a bandeira.
Entendam Sr.(s) políticos, o POVO não é parvo nem é burro.
Pelo menos nesta simples análise, sejam realistas e honestos .
A democracia é algo demasiado importante para um POVO, daí não insistam a descredibilizar mais o sistema.