PS vence por 3.7%, PSD e BE com derrotas expressivas, Marinho e Pinto é a surpresa

RTP / Flickr

Ex-bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto, eleito Euro-Deputado

Ex-bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto, eleito Euro-Deputado

O PS venceu as eleições para o Parlamento Europeu e a coligação Aliança Portugal ficou em segundo lugar, mas a surpresa da noite eleitoral deverá ser a eleição de Marinho Pinto pelo MPT, indicam as projeções televisivas.

De acordo com as projeções, o PS ganhou as eleições europeias, com intervalos que variam entre os 30 e 34% dos votos segundo a RTP, entre 32 e 37 % segundo a CMTV/Aximage, e entre 33,1 e 36,3% indicou a SIC (Eurosondagem).

As projeções das três televisões (a TVI não divulgou qualquer projeção) dão à coligação Aliança Portugal (PSD/CDS-PP) resultados que variam entre um mínimo de 25 e um máximo de 30%.

As três projeções avançam que a surpresa da noite eleitoral será a eleição de Marinho e Pinto pelo MPT, cujo resultado ficará à frente do Bloco de Esquerda, que deverá perder 2 dos seus 3 deputados.

A CDU será a terceira força política entre os eurodeputados portugueses.

Resultados eleitorais oficiais provisórios às 22h00:

PS – 31,7%

PSD – 28,5%

CDU – 11,9%

MPT – 7,1%

Bloco de Esquerda – 4,4%

Abstenção – 66,5%

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A segunda surpresa da noite é a dupla Paulo Rangel e Nuno Melo – que conseguiram que a Aliança Portugal ficasse apenas a 3,7% distância do PS.

  2. Se juntamos a abstenção aos votos nulos, penso que temos aproximadamente 74% dos Portugueses que quiseram fazer passar a mensagem de que já não acreditam nos políticos.
    Espanta-me que os votos de 26% dos Portugueses, já estejam na disputa do bota a baixo e de quem é a bandeira.
    Entendam Sr.(s) políticos, o POVO não é parvo nem é burro.
    Pelo menos nesta simples análise, sejam realistas e honestos .
    A democracia é algo demasiado importante para um POVO, daí não insistam a descredibilizar mais o sistema.

RESPONDER

Chega "indica" Joana Marques Vidal para conselho de ética parlamentar

O Chega propôs na sexta-feira a criação de um conselho de ética parlamentar, presidido pela ex-procuradora-geral da República (PGR), Joana Marques Vida. Numa nota enviada à agência Lusa, o Chega justificou esta iniciativa pelo facto de …

Miranda do Corvo decreta três dias de luto municipal por morte de bombeiro

A Câmara de Mirando do Corvo decretou três dias de luto municipal em memória do bombeiro da corporação de voluntários da vila José Augusto Dias Fernandes, que morreu no sábado, durante o combate a um …

Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o "maior apostador")

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o "maior apostador". Citado pela …

Dois (ou três) jogadores do Flamengo podem chegar ao Benfica à boleia de Jesus

Os jogadores do Flamengo Gerson e Bruno Henrique podem chegar ao Benfica à boleia de Jorge Jesus, que tem sido apontado à Luz para suceder a Bruno Lage. Apesar de já se ter noticiado a …

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas. As vagas em causa fazem parte do …

Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional. “O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e …

Parede de estação de comboio na Polónia escondia carta escrita por trabalhadores forçados da 2ª Guerra

Uma carta escrita por dois trabalhadores forçados durante a II Guerra Mundial foi encontrada dentro de uma garrafa escondida na estação de comboios de Nowe Skalmierzyce, um cidade na Polónia. A carta foi descoberta por trabalhadores durante …

No século XVIII, um em cada cinco londrinos tinha contraído sífilis até aos seus 35 anos

Há 250 anos, pelo menos um em cada cinco londrinos tinha contraído "a varíola" (sífilis), causada pela bactéria Treponema pallidum, até aos seus 35 anos. Este estudo, com base em registos de internação, relatórios de inspeção e …

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …