PS quer limites nas comissões do MB Way. O resto da Esquerda quer acabar com elas

Manuel de Almeida / Lusa

O Partido Socialista deu entrada com um projeto-lei que pretende impor limites nas comissões do MB Way. No entanto, a proposta não as impede, como foi proposto por BE, PCP e PAN.

O objetivo desta proposta do PS é “limitar a cobrança de comissões pelos prestadores de serviços de pagamento nas operações de levantamento de fundos, realização de pagamentos de serviços ou de transferências, ou através de plataformas eletrónicas de natureza financeira operadas por terceiros”.

Há quem apele à proibição das comissões nas transferências realizadas através da aplicação, nomeadamente o Bloco, o PCP e o PAN. Isto porque o MB Way nasceu como uma aplicação para telemóvel gratuita que permitia aos clientes fazer transferência e pagamentos de uma forma mais prática.

Contudo, de acordo com o jornal Público, o PS reconhece que o seu sucesso “suscitou que a banca as encarasse como novas fontes de comissionamento“.

Desde então, bancos como a Caixa Geral de Depósitos, o BCP, o Santander e o BPI criaram aplicações próprias onde isentam as transferências de alguns clientes — cobrando um valor elevado aos que usem a aplicação MB Way.

O PS pretende isenção de pagamento num dos seguintes limites: 100 euros por operação; 500 euros enviados em operações na plataforma durante um mês; ou 50 transferências realizadas num mês. Relativamente ao valor da comissão a pagar, os socialistas defendem que o limite máximo deve ser estabelecido por decreto-lei.

Além disso, de acordo com a proposta, os bancos também não poderão descriminar as comissões cobradas em operações semelhantes nas suas próprias aplicações.

O Bloco de Esquerda já admitiu que vai aceitar que o projeto-lei do PS seja discutido no próximo dia 27. “Nós lançámos esse desafio. Foi um tema que o Bloco de Esquerda colocou na agenda e que deseja que tenha consequências”, disse fonte do partido ao Público.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Eu não pago comissões, se utilizar o PayPal também não paga, a alternativa está na nossa mão. Os bancos precisam de existir mas não precisam de extorquir.

      • Vocês não pagam mas as lojas pagam, eu tenho uma loja e pago comissões no MBway, tal como nas Ref. multibanco, cartão de crédito ou paypal, o lojista paga sempre, pode é escolher cobrar ou não ao cliente, no meu caso não cobro, pagamos nós as ditas comissões

          • Tanto você como o Reis, afirmaram que não pagam nada mas a comissão é sempre mas sempre cobrada, se fizer uma compra com o seu MBWay numa loja pode não pagar mas isso é ESCOLHA da loja pois essas transacções não são grátis, todas as transacções são taxadas, aliás se não fossem taxadas esta noticia existiria? Se já fossem grátis os partidos iriam limitar as comissões ou mesmo anular as comissões do que já é grátis? faz sentido? Imagine ter um serviço grátis e não concordar com ele porque a comissão é alta? mas qual a comissão de 0? não será 0?

            • Mau… outra vez essa conversa das lojas?!
              Tu leste sequer a notícia?
              Ainda não percebeste que é sobre os utilizadores que pagam comissões para fazer pagamentos (e não sobre as comissões cobradas às lojas pelo “recebimento”)??
              Inicialmente o serviço era grátis, mas algum tempo depois, vários bancos começaram a cobrar comissões (BPI, etc) e é no seguimento disso que vem esta notícia!!

RESPONDER

Campo magnético da Terra pode mudar 10 vezes mais rápido do que se pensava

As mudanças na direção do campo magnético da Terra podem ocorrer dez vezes mais rápido do que se pensava até então, sugerem novas simulações levadas a cabo por cientistas da Universidade de Leeds (Reino Unido) …

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …