PS quer bastonária dos Nutricionistas na Câmara de Amarante. Convite terá partido de Francisco Assis

Alexandra Bento / Facebook

Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas

O Partido Socialista terá convidado Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas há dez anos, para cabeça-de-lista para a Câmara de Amarante nas eleições autárquicas de 2021.

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia esta sexta-feira, o convite a Alexandra Bento, que é bastonária da Ordem dos Nutricionistas há dez anos, terá partido de Francisco Assis, ex-eurodeputado socialista, que agora preside ao Conselho Económico e Social, e que foi presidente da Câmara de Amarante entre 1989 e 1995.

Além de ser uma figura pública, Alexandra Bento é natural de Amarante, estudou e trabalhou em Amarante e mantém uma relação com a cidade onde cresceu e onde vive a família.

Segundo o Público, que cita fontes do PS, Alexandra Bento foi a primeira escolha do partido para a Câmara de Amarante, numa solução que os socialistas consideram ser “agregadora”.

O convite terá sido feito há um mês, mas a bastonária da Ordem dos Nutricionistas ainda não tomou uma decisão, estando ainda “a avaliar”, segundo disse uma fonte próxima ao matutino.

Doutorada em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto e mestre em Inovação Alimentar pela Universidade Católica onde é professora convidada, Alexandra Bento, tem 51 anos, e não lhe é conhecida filiação partidária.

Em fevereiro, o presidente da distrital do PS-Porto, Manuel Pizarro, disse, em declarações ao Público, que o partido queria reconquistar a Câmara de Amarante. Porém, os candidatos só serão conhecidos em março.

A autarquia de Amarante é presidida pelo social-democrata, José Luís Gaspar, que lidera a autarquia em coligação com o CDS. O autarca deverá será candidato a um terceiro e último mandato.

No distrito do Porto, o único candidato conhecido é Vítor Costa, que o PS vai candidatar a Vila do Conde. É provável que o nome do cabeça-de-lista do PS à Câmara da Maia venha a ser conhecido antes de março.

Em relação à Câmara do Porto, em novembro, Manuel Pizarro disse que o nome de Rosário Gamboa tem sido falado no partido. “Maria do Rosário Gamboa não é uma impossibilidade absoluta”, declarou.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …

"Construtiva" e "sem animosidades". Cimeira entre Biden e Putin termina mais cedo do que previsto

A cimeira entre Vladimir Putin e Joe Biden chegou ao fim mais cedo do que se previa. Os presidentes optaram por conferências de imprensa em separado, e o primeiro a falar foi o Presidente russo. Os …

Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras. Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em …

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …