/

PS quer bastonária dos Nutricionistas na Câmara de Amarante. Convite terá partido de Francisco Assis

Alexandra Bento / Facebook

Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas

O Partido Socialista terá convidado Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas há dez anos, para cabeça-de-lista para a Câmara de Amarante nas eleições autárquicas de 2021.

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia esta sexta-feira, o convite a Alexandra Bento, que é bastonária da Ordem dos Nutricionistas há dez anos, terá partido de Francisco Assis, ex-eurodeputado socialista, que agora preside ao Conselho Económico e Social, e que foi presidente da Câmara de Amarante entre 1989 e 1995.

Além de ser uma figura pública, Alexandra Bento é natural de Amarante, estudou e trabalhou em Amarante e mantém uma relação com a cidade onde cresceu e onde vive a família.

Segundo o Público, que cita fontes do PS, Alexandra Bento foi a primeira escolha do partido para a Câmara de Amarante, numa solução que os socialistas consideram ser “agregadora”.

O convite terá sido feito há um mês, mas a bastonária da Ordem dos Nutricionistas ainda não tomou uma decisão, estando ainda “a avaliar”, segundo disse uma fonte próxima ao matutino.

Doutorada em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto e mestre em Inovação Alimentar pela Universidade Católica onde é professora convidada, Alexandra Bento, tem 51 anos, e não lhe é conhecida filiação partidária.

Em fevereiro, o presidente da distrital do PS-Porto, Manuel Pizarro, disse, em declarações ao Público, que o partido queria reconquistar a Câmara de Amarante. Porém, os candidatos só serão conhecidos em março.

A autarquia de Amarante é presidida pelo social-democrata, José Luís Gaspar, que lidera a autarquia em coligação com o CDS. O autarca deverá será candidato a um terceiro e último mandato.

No distrito do Porto, o único candidato conhecido é Vítor Costa, que o PS vai candidatar a Vila do Conde. É provável que o nome do cabeça-de-lista do PS à Câmara da Maia venha a ser conhecido antes de março.

Em relação à Câmara do Porto, em novembro, Manuel Pizarro disse que o nome de Rosário Gamboa tem sido falado no partido. “Maria do Rosário Gamboa não é uma impossibilidade absoluta”, declarou.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.