PS perto da maioria absoluta. Costa já é tão popular quanto Marcelo

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O Primeiro-Ministro António Costa, e o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa

O Partido Socialista (PS) foi o partido que, em maio, mais subiu nas intenções de votos, chegando mesmo aos 40,3% – perto da maioria absoluta. A grande presença mediática de António Costa e a gestão da crise parecem ser as razões.

De acordo com a sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã, 40,3% dos eleitores votariam nos socialistas. Em abril, as intenções de votos no PS eram de 35,4%.

O PSD mantém a intenção de voto nos 23,3%, o Bloco de Esquerda continua a ser o terceiro partido com 9%, apesar de uma queda. O Chega, de André Ventura, cai de 7,8% para 6,8%. A CDU sobe de 5,8% para 5,9%. O PAN regista uma descida acentuada para 3,6%, a mesma percentagem do CDS, que também perde eleitores.

Em termos de popularidade, numa escala de 1 a 5, Costa mantém os 3,8 pontos e Rui Rio, líder do PSD, os 3,4 que registavam em abril.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, passa de 4 valores em abril para 3,9 em maio, ficando mesmo ao mesmo nível do que Costa. Ainda assim, 64,5% dos inquiridos votariam no atual Presidente para cumprir um segundo mandato em Belém.

De acordo com a sondagem, a crise pandémica tem vindo a beneficiar António Costa, mesmo com a polémica do Novo Banco e do choque com Mário Centeno, ministro das Finanças.

O trabalho de campo decorreu entre 5 e 9 de maio, no decorrer da polémica do Novo Banco, quando o primeiro-ministro assumiu não ter sido informado do pagamento de 850 milhões de euros ao Fundo de Resolução.

Aliás, segundo a sondagem, Centeno é o ministro mais bem avaliado (30,2%). A ministra da Saúde, Marta Temido, ocupa o top 3 dos ministros mais populares (16%), seguida por Siza Vieira, da ministro da Economia (6,6%).

ZAP //

 

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

    • Porque, em terra de cego, quem tem olho é rei…. Infelizmente estamos num País onde o que interessa é dizer o que querem ouvir, depois o fazer, já não é preciso. O Kistinha já anunciou que…. o 1º ministro garantiu que… está já prometido pelo governo que…
      Depois… se faz ou não, se concretiza ou não, nem a porcaria de oposição que temos, fala mais do assunto. Quando muito e infelizmente é questionado pela extrema esquerda… Uma VERGONHA

  1. Boa. Continuem assim que levam o país a um bom porto. Deus me livre, cambada de burros. Este artista anda a enrolar tudo e todos desde que começou a pandemia. Enfim, é o país que temos. Só burros.

  2. É o principal. Mas notem, nem só de burros vive este país, para mim, o pior de tudo é o analfabetismo aliado à clubite! Uma vergonha.

  3. E viva a popularidade! Quando chegar a hora de desatar o nó, espero que os mesmos o saibam desatar para não haver outros a terem que ficar impopulares com a situação.

  4. A desinformação é a melhor tatica que eles usam. Já viram que um telejornal passa a emissão toda a falar de virus. Não há fome no país???? Não há austeridade???? Acho que já não há jornalismo em Portugal!!!
    Dinheiro paga tudo. Infelizmente!! Quantos perderam os seus rendimentos????Quantos querem trabalhar e não podem.
    Fazem de nós o que deixamos!!!

RESPONDER

Será necessária declaração para deslocações entre concelhos

O Governo esclareceu que quem precisar de se deslocar entre 30 de outubro e 3 de novembro, quando estará proibida a circulação entre concelhos, necessita de uma declaração, sendo as exceções as mesmas que foram …

Cães conseguem detetar covid-19, mas não estão a ser usados. "Podiam salvar tantas vidas"

Um cão pode cheirar um pano que antes esteve no pulso ou no pescoço de alguém e identificar imediatamente se a pessoa contraiu o vírus até cinco dias antes do aparecimento de qualquer sintoma. Parece …

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …

Farmacêutica Purdue aceita declarar-se culpada em processo sobre analgésico opiáceo

A farmacêutica Purdue concordou em declarar-se culpada pela promoção agressiva do analgésico opiáceo OxyContin. O acordo foi anunciado pelo ministério da Justiça norte-americano e está avaliado em cerca de 8,3 mil milhões de dólares. A farmacêutica …