Chega já é a 5.ª força política em Portugal. CDS ultrapassado pelo PAN e Iniciativa Liberal

Tiago Petinga / Lusa

O novo líder do CDS/PP, Francisco Rodrigues dos Santos

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do Livre nas intenções de voto.

De acordo com a pesquisa de opinião, divulgada esta sexta-feira pelo diário de economia, o PS reúne a preferência dos portugueses, somando agora 35,1% das intenções de voto, mais nove pontos percentuais do que o PSD (26,1%).

Os acontecimentos de janeiro – a reeleição de Rui Rio para a presidência do PSD e a aprovação do Orçamento do Estado para 2020 pouco ou nada alteram nas intenções de votos dos portugueses. Nas legislativas de outubro, o PS de António Costa saiu vencedor (36,7%) com 8,8 pontos percentuais de diferença para os sociais democratas (27,9%).

Segundo o Económico, quase todos os partidos com assento Parlamentar viram as suas intenções de voto a diminuir nesta sondagem, cujas entrevistas foram levadas a cabo entre 14 e 18 de fevereiro e que incluem 5,3% de indecisos além de 6,7% que votariam branco.

Apesar de se manter como a terceira força política, o Bloco de Esquerda regista uma queda significativa (dois pontos percentuais) neste barómetro, passando dos 9,7% das legislativas que fizeram eleger 19 deputados para 7,7%.

A CDU ocupa o quarto lugar, descendo dos 6,5% obtidos em outubro para 5,4% e permitindo a aproximação de outras forças políticas. A fechar o “top 5” das forças políticas, surge o Chega do deputado único e candidato presidencial André Ventura que mais do que triplica a votação das legislativas, que rondou os 1,3%.

CDS tomba para 8.º

O CDS continua a sua trajetória negativa, registando 2,1% das intenções de voto, metade dos 4,3% que levaram Assunção Cristas a deixar a liderança do partido.

Na prática, e segundo esta sondagem, os centristas são agora a oitava força política em Portugal, estando apenas à frente do Livre, que retirou confiança política a Joacine Katar Moreira. O Livre desceu agora para 0,7%, depois de obter 1,1% em outubro.

A sexta e a sétima força política são ocupadas pelo PAN e pela Iniciativa Liberal, respetivamente, tendo ambos subido nas intenções de voto.

O partido de André Silva tem 4,1% nas intenções de voto (contra 3,3% das legislativas) e a Iniciativa Liberal de Cotrim Figueiredo fica perto de duplicar o resultado: obtém agora 2,5% dos votos, contra os 1,3% conseguidos nas eleições de outubro.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • disparate – o Chega é um partido liberal-conservador, que nada tem a ver com o ‘salazarismo’… há gente, coitada, que não consegue sair do passado…, a começar pela progressia que acusao mundo inteira de ser fascista se se não concorda com eles

  1. O Marega veio dar mais uma ajudinha, para aqueles que teimam em ver racismo em tudo que possa criticar maus actos de determinadas raças ou credos não deixa de ser bem feito para ver se abrem os olhos.

RESPONDER

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …