Sondagem: Chega triplica votos e PSD aproxima-se do PS

De acordo com uma sondagem da Intercampus para ao Jornal de Negócios e Correio da Manhã, em dezembro, o PSD conseguiu encurtar a distância que o separa do PS. Enquanto isso, o Chega quase que triplica o resultado obtido nas eleições.

De acordo com a projeção, feita para o Jornal de Negócios e Correio de Manhã, o PS reúne 33,9% das intenções de voto contra 25,7% do PSD. Os socialistas perderam um ponto percentual enquanto os social-democratas subiram 0,8 pontos, o que, no total resulta de uma redução de 1,8, ficando a uma distância de 8,2 pontos. Em outubro, esta diferença encurtou-se ainda mais, passando de 10,8 para 8,2 pontos.

O Bloco de Esquerda (BE) ocupa a terceira posição, com intenções de voto estáveis, de 10,7%. Seguido do CDU, que cai de forma significativa face ao mês anterior para 6,3%, ficando em linha com o mês de outubro. O PAN mantém-se em quinto lugar conseguindo 6,1% das intenções de voto, o valor mais alto desde sempre.

O Chega também consegue um bom desempenho em dezembro e vê as suas intenções de voto passarem de 4,8% para 5,7%, ou seja, quase triplica o resultado obtido nas urnas a 6 de outubro.

O CDS recupera ligeiramente para 3,9%, contrariamente à Iniciativa Liberal que desliza para 2,4%. O Livre, que arrecadou 1,9% dos votos nas urnas e subiu nos barómetros seguintes para 2,7%, deslizou em dezembro para 1,09%.

A imagem de Rui Rio melhora enquanto a imagem de António Costa se degradou. Rui Rio recebe uma classificação de 3, que contrasta com os 2,7 do mês anterior, enquanto Costa passa de 3,2 para 3,1, ficando com a distância mínima face ao líder da oposição.

Porém, entre as principais figuras institucionais, Marcelo Rebelo de Sousa continua a ser quem recolhe melhor imagem: 4 valores em 5. Assunção Cristas, de saída do CDS, tem a pior nota.

A sondagem foi realizada entre 12 e 17 de dezembro, período que coincidiu com a entrega do Orçamento do Estado no Parlamento que ocorreu a 16 de dezembro.

ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Continuem a alimentar a criatura! O CHEGA é claramente o voto de protesto da população e à medida que o tempo passa e os tradicionais erros, asneiras, crimes, atos de corrupção à vista de todos e de forma impune da classe política se mantiverem esse partido estará sempre a aumentar nas intenções de voto. Os tradicionais partidos têm de repensar bem a sua atuação, sob pena de engordarem de forma perigosa esta criatura.

    • Queremos O André Ventura entre o PS e o PSD. E penso que chegará lá. Para pôr estes dois líderes em sentido .

  2. O CHEGA ainda vai dar que falar.
    Votar CHEGA é a única forma de enfrentar xuxalista, comunistas e bloquistas.
    Nem o pedófilo vai calar a voz do Chega.

  3. Com Socialistas, Bloquistas e Comunistas a quererem dar a quem não trabalha rendimentos que sairam dos bolsos de uma classe média cada vez mais pobre, não admira que o CHEGA cresca e continue a crescer. O nosso Governo nada faz para além de se preocupar com a sua própria imagem. Não me admiraria que em próximas eleições o CHEGA tivesse mais votos que o BE e passasse a ser a 3ª ou 4ª força politica. A nossa politica está desiquilibrada, a esquerda tomou o poder de assalto e tal como Sócrates que nos levou à banca rota também se prepara para dar a quem não merece à custa de uma brutal colecta de impostos que não tem paralelo na história democrática deste pais ( nem mesmo em Ditadura ou no tempo da monarquia, nem nos primórdios da criação do páis se pagava 35 % do que se ganhava … É um roubo.

        • Por acaso eu vivia melhor que agora, antes de 74. O dinheiro parecia que dava para tudo. Agora o dinheiro vale pouco. A vida é mais difícil. Eu que passei pelo antes e vivo o presente sei bem analisar as duas situações.

          • Eras tu e meia-dúzia de famílias (Espírito Santo, Champalimaud, etc) que vivam à grande (com a protecção do regime!), quando a restante população vivia como se sabe!…
            Um bando de parasitas que punha e disponha do país e dos restante portugueses, com o rei na barriga – como se fossem mais do que os outros!…
            Quando se sabe que a maioria da população passava fome e vivia na miséria, só mesmo alguém sem o mínimo de valores morais e de bom senso é que ainda tem coragem de escrever publicamente coisas como: “O dinheiro parecia que dava para tudo”!!
            Enfim…
            Foi pena que no 25 de Abril não tenham ido fazer companhia ao ditadorzeco que tanto admiram…

          • Será que vivia em Portugal? As pessoas têm memória curta, antes do 25 de Abril, a maioria das pessoas viviam sempre com as contas atrasadas, chamava-se e chama-se fiado. Perante o merceeiro da aldeia vinham pedir fiado que depois pagavam quando recebiam algum dinheiro quando vendiam os seus produtos provenientes da agricultura. Era assim que a economia vivia antes do 25 de Abril. Como é que existe pessoas que dizem que o dinheiro dava para tudo!!!!

            • Exacto, tal como eu escrevi, era assim para meia-dúzia de famílias privilegiadas e protegidas pelo regime vigente em Portugal – enquanto a grande a maioria da população era oprimida e passava fome!!
              Alguém ter coragem de dizer que era um desses privilegiados, como se isso fosse motivo de orgulho, já diz tudo sobre a moralidade desses comentadores!…

            • Sempre houve uns sacanas assim. O meu pai contou-me de um sujeito que, durante a 2.ª Guerra, quando havia racionamento, se exibia a enrolar tabaco com notas. Lucrava com o negócio do volfrâmio exportado para os alemães (sim, esse negócio que abasteceu de ouro o cofre do Estado, ouro nazi roubado aos judeus enviados para os campos). Enquanto o homenzinho se exibia dessa maneira, o povo esganava com fome.

      • Toda a gente tem o direito de se expressar mesmo quando é contra o regime que lhe dá esse direito. Problema insanável da democracia.

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …