Uso obrigatório de máscara dá imagem de insegurança, defende PS/Madeira

PS Madeira / Flickr

O líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo

O líder do PS/Madeira afirmou esta sexta-feira que a prorrogação do estado de calamidade e a obrigatoriedade do uso de máscaras nos espaços públicos na região são negativas para o turismo, por transmitirem uma imagem de insegurança deste destino.

“A questão da prorrogação do estado de calamidade e o uso obrigatório e a generalizado das máscaras tem causado efeitos extremamente negativos no turismo”, declarou o também deputado na Assembleia Legislativa da Madeira Paulo Cafôfo, numa conferência de imprensa do grupo parlamentar realizada no Funchal.

O responsável falava sobre a resolução do Governo da Madeira publicada na quinta-feira no Jornal Oficial da região e que determina a obrigatoriedade do uso de máscara a partir das 00h00 de sábado nos espaços públicos, determinando, entre as exceções, as praias, atividades desportivas e atividades de lazer nas áreas e percursos florestais.

Paulo Cafôfo referiu que a decisão do executivo madeirense, de coligação PSD/CDS-PP, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, já originou “muitos cancelamentos de reservas de pessoas [que] tinham escolhido a Madeira como destino das suas férias”.

“Aqui a atuação do Governo Regional tem-se revelado desastrosa e tem havido muita incompetência na gestão deste processo”, opinou.

O socialista entende que a declaração do uso obrigatório de máscara e a prorrogação do estado de calamidade – agora decretado até ao final de agosto – “têm transmitido insegurança e uma mensagem de que a situação epidemiológica está descontrolada”.

A decisão, acrescentou, “além de ser avulsa, é extemporânea e desproporcional”. “Por isso, o PS apela a que o Governo Regional possa fazer um recuo”, declarou.

O dirigente socialista criticou também a “falta de estratégia” do executivo madeirense – por avançar “todas as semanas com medidas avulsas”, quando a região precisa “é de estabilidade” – e “a falta de capacidade de diálogo”, por o governo não ter “auscultado o setor do turismo, os agentes turísticos e outras forças políticas”.

Além disso, indicou, tem havido “uma comunicação desastrosa” que gerou “notícias da Madeira espalhadas por todo o mundo” pouco benéficas sobre o setor do turismo, área em que é preciso “apostar fortemente”, com promoção no mercado nacional.

Entre as medidas propostas pelo PS/Madeira estão a criação de mais postos de testes da Covid-19 espalhados por todo o país (para os turistas), até porque a região tem atualmente três, enquanto os Açores já somam 124, e a criação de um fundo para a captação de rotas aéreas.

De acordo com os mais recentes dados, divulgados na quinta-feira pela autoridade regional de saúde, a Madeira mantém um total de 106 casos de Covid-19, já com 97 recuperados e apenas nove ativos, os mesmos assinalados na quarta-feira.

// Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Digam isso aos que estão infectados…sinceramente, preocupados com a imagem em vez da vida humana é desumano e revela falta de senso comum.

  2. Este PS da Madeira não se enxerga, antes de mandar bacoradas perguntem aos infectados porque apanharam o Vírus.

  3. A “Imagem de insegurança”, mesmo sem mascara no rosto , já é evidente no Mundo inteiro. Com este Sr. a preocupação é a imagem e não a Saúde das Pessoas.

  4. Cá está uma pessoa que se preocupa mais com a imagem de insegurança que o uso de máscara transmite do que com a segurança de usar máscara. Lembra o Sócrates quando andava a aplicar PEC sucessivos e pedia para não se falar disso na televisão para os estrangeiros não saberem.

  5. Contudo, o turismo é a base de sustento da ilha.
    A ilha não tem outra fonte de rendimento forte.
    Sem isso haverá colapso.
    A não ser que alguns dos presentes queiram contribuir do vosso bolso para nos ajudarem?

    • É o terrível dilema atual. Sem trabalho não há economia e sem saúde não há trabalho. Um berbicacho. Mas será mesmo, como diz o Paulo Cafôfo, que as pessoas deixam de viajar só por terem de usar máscara? Se ele, ao menos, tivesse citado a fonte onde supostamente recolheu essa informação…

  6. Já agora, a foto da notícia, tal como o próprio ZAP poderá confirmar, é de arquivo.
    O dito Sr. anda protegido nas ruas da cidade.

RESPONDER

Ordem dos Médicos apresenta seis recomendações para combater o coronavírus

A Ordem dos Médicos divulgou esta segunda-feira um documento com seis recomendações que "visam melhorar o combate à pandemia no imediato e preparar também o inverno". Uma das medidas propostas pelos médicos é impor o …

Sporting investiu forte no ataque, mas os golos escasseiam

O Sporting CP marcou apenas 49 golos esta temporada, embora tenha investido 21 milhões de euros na frente de ataque. A saída de Bruno Fernandes foi um duro golpe na capacidade goleadora. Nas últimas duas temporadas, …

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …