Uso obrigatório de máscara dá imagem de insegurança, defende PS/Madeira

PS Madeira / Flickr

O líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo

O líder do PS/Madeira afirmou esta sexta-feira que a prorrogação do estado de calamidade e a obrigatoriedade do uso de máscaras nos espaços públicos na região são negativas para o turismo, por transmitirem uma imagem de insegurança deste destino.

“A questão da prorrogação do estado de calamidade e o uso obrigatório e a generalizado das máscaras tem causado efeitos extremamente negativos no turismo”, declarou o também deputado na Assembleia Legislativa da Madeira Paulo Cafôfo, numa conferência de imprensa do grupo parlamentar realizada no Funchal.

O responsável falava sobre a resolução do Governo da Madeira publicada na quinta-feira no Jornal Oficial da região e que determina a obrigatoriedade do uso de máscara a partir das 00h00 de sábado nos espaços públicos, determinando, entre as exceções, as praias, atividades desportivas e atividades de lazer nas áreas e percursos florestais.

Paulo Cafôfo referiu que a decisão do executivo madeirense, de coligação PSD/CDS-PP, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, já originou “muitos cancelamentos de reservas de pessoas [que] tinham escolhido a Madeira como destino das suas férias”.

“Aqui a atuação do Governo Regional tem-se revelado desastrosa e tem havido muita incompetência na gestão deste processo”, opinou.

O socialista entende que a declaração do uso obrigatório de máscara e a prorrogação do estado de calamidade – agora decretado até ao final de agosto – “têm transmitido insegurança e uma mensagem de que a situação epidemiológica está descontrolada”.

A decisão, acrescentou, “além de ser avulsa, é extemporânea e desproporcional”. “Por isso, o PS apela a que o Governo Regional possa fazer um recuo”, declarou.

O dirigente socialista criticou também a “falta de estratégia” do executivo madeirense – por avançar “todas as semanas com medidas avulsas”, quando a região precisa “é de estabilidade” – e “a falta de capacidade de diálogo”, por o governo não ter “auscultado o setor do turismo, os agentes turísticos e outras forças políticas”.

Além disso, indicou, tem havido “uma comunicação desastrosa” que gerou “notícias da Madeira espalhadas por todo o mundo” pouco benéficas sobre o setor do turismo, área em que é preciso “apostar fortemente”, com promoção no mercado nacional.

Entre as medidas propostas pelo PS/Madeira estão a criação de mais postos de testes da Covid-19 espalhados por todo o país (para os turistas), até porque a região tem atualmente três, enquanto os Açores já somam 124, e a criação de um fundo para a captação de rotas aéreas.

De acordo com os mais recentes dados, divulgados na quinta-feira pela autoridade regional de saúde, a Madeira mantém um total de 106 casos de Covid-19, já com 97 recuperados e apenas nove ativos, os mesmos assinalados na quarta-feira.

// Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Digam isso aos que estão infectados…sinceramente, preocupados com a imagem em vez da vida humana é desumano e revela falta de senso comum.

  2. Este PS da Madeira não se enxerga, antes de mandar bacoradas perguntem aos infectados porque apanharam o Vírus.

  3. A “Imagem de insegurança”, mesmo sem mascara no rosto , já é evidente no Mundo inteiro. Com este Sr. a preocupação é a imagem e não a Saúde das Pessoas.

  4. Cá está uma pessoa que se preocupa mais com a imagem de insegurança que o uso de máscara transmite do que com a segurança de usar máscara. Lembra o Sócrates quando andava a aplicar PEC sucessivos e pedia para não se falar disso na televisão para os estrangeiros não saberem.

  5. Contudo, o turismo é a base de sustento da ilha.
    A ilha não tem outra fonte de rendimento forte.
    Sem isso haverá colapso.
    A não ser que alguns dos presentes queiram contribuir do vosso bolso para nos ajudarem?

    • É o terrível dilema atual. Sem trabalho não há economia e sem saúde não há trabalho. Um berbicacho. Mas será mesmo, como diz o Paulo Cafôfo, que as pessoas deixam de viajar só por terem de usar máscara? Se ele, ao menos, tivesse citado a fonte onde supostamente recolheu essa informação…

  6. Já agora, a foto da notícia, tal como o próprio ZAP poderá confirmar, é de arquivo.
    O dito Sr. anda protegido nas ruas da cidade.

RESPONDER

Duas novas espécies de mamíferos escavadores ancestrais descobertos na China

Uma equipa descobriu duas novas espécies de animais semelhantes a mamíferos que viveram em tocas há cerca de 120 milhões de anos no que hoje é o nordeste da China. A equipa de pesquisa foi liderada …

Uma criança com esta idade "não se veste sozinha". Especialistas estranham contornos do (des)aparecimento de Noah

Noah, o menino de dois anos que esteve 36 horas desaparecido em Proença-a-Velha, foi encontrado numa zona de mato, sozinho, "bem e vivo". Especialistas ficaram espantados e consideram os acontecimentos improváveis para uma criança tão …

Escalada de violência em Gaza. Israel volta a atacar em resposta a balões incendiários

Forças israelitas voltaram a quebrar o cessar-fogo e lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários lançados pelo Hamas. O cessar-fogo entre Israel e Hamas foi quebrado pela primeira vez na …

Os humanos estão a criar condições que podem iniciar uma nova pandemia

Os humanos estão a criar condições ambientais que podem levar a novas pandemias, indica um novo estudo da Universidade de Sydney. O novo estudo da Sydney School of Veterinary Science sugere que a pressão sobre os …

Governo aperta cerco, mas especialistas queriam mais. Desconfinamento pode estar em risco

Numa altura em que os números de casos diários não para de subir, a preocupação cresce. Apesar das novas medidas tomadas pelo Executivo na zona de Lisboa - a mais afetada do país - Portugal …

Guterres é hoje empossado para segundo mandato à frente da ONU. Marcelo estará presente

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, presta hoje juramento e toma posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Desta forma, a …

Câmara de Lisboa proíbe instalação de ecrãs no espaço público durante Euro2020

A instalação de ecrãs no espaço público durante o período do Euro2020 não será autorizada pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo em conta a situação pandémica, anunciou hoje o município. “A Câmara Municipal de Lisboa, tendo …

A sucção da tromba de um elefante é mais rápida do que a velocidade de um comboio-bala

Os elefantes conseguem sugar coisas a uma velocidade de 530 quilómetros por hora — mais rápido do que um comboio-bala japonês. A tromba dos elefantes é-lhes altamente útil, já que a usam tanto para comer como …

Mais de metade dos rios do mundo não flui todo o ano

Entre 51% e 60% dos 64 milhões de quilómetros de rios e riachos do planeta Terra não fluem periodicamente ou secam durante parte do ano. De acordo com a agência Europa Press, este é o resultado …

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …