/

Limpeza no PS. Mais de 300 militantes vão ser expulsos

12

Militantes socialistas, que estavam suspensos há mais de um ano, estão a desvincular-se do partido, antecipando-se à direção nacional que se prepara para expulsar mais de 300 militantes.

A expulsão é uma decisão da Comissão Nacional de Jurisdição (CNJ), por proposta da direção nacional, que terá já concluído os processos disciplinares que foram instaurados a 320 militantes do PS. Braga é o distrito onde haverá mais expulsões.

A menos de um ano das eleições legislativas, o PS quer afastar todos aqueles que disputaram as eleições autárquicas em listas adversárias às suas, mas o partido liderado por António Costa resiste a falar do tema.

José Manuel Mesquita, do secretariado nacional do PS, disse que as penalizações disciplinares serão as que estão previstas nos estatutos, sendo que, “de todas as decisões tomadas ou a tomar, cabe sempre recurso para o Tribunal Constitucional”. De acordo com o socialista, “muito importante do ponto de vista das garantias de defesa”.

“No PS coabitamos desde sempre com a divergência interna e nunca ninguém foi sancionado por delito de opinião. Distinto é, no entanto, ter inscritos que se voluntariaram para disputar eleições em listas contrárias às aprovadas pelos órgãos próprios do partido e pretender que possam continuar a militar nele como se nada se tivesse passado. Seria também uma deslealdade para com aqueles que travaram esses mesmos combates eleitorais em nome do PS”, afirmou José Manuel Mesquita ao Público.

“A consequência dessa infração é decidida, em primeiro lugar, pelos órgãos próprios da jurisdição interna e, em segundo lugar, de acordo com as circunstâncias próprias de caso a caso”, referiu.

Quem já se antecipou à expulsão foi o presidente da Assembleia Municipal de Fafe, que se demitiu do PS no último dia de dezembro. “Antecipo-me ao vosso procedimento disciplinar conducente à minha expulsão do PS, poupando-vos trabalho e perda de energias tão necessárias a preparar atos eleitorais que se avizinham para que não ganhem por poucochinho ou não percam, como há quatro anos, apresentando a minha demissão de militante 15488”, lê-se na carta enviada ao secretário-geral.

José Ribeiro demitiu-se do PS em solidariedade para com três ex-autarcas – Helena Lemos, Fátima Caldeira e Vítor Moreira – que agora foram expulsos. “A expulsão veio em dezembro, embora a carta tenha a data de 20/07/2018”, revela o ex-militante, associando esta decisão ao facto de a “CNJ ter chamado a si os processos que estavam na jurisdição distrital de Braga”.

Braga é o distrito onde haverá mais expulsões. Há menos de uma semana, também o presidente da concelhia se demitiu. Artur Feio renunciou ao mandato, justificando a decisão com a necessidade de responder a constantes imputações de falta de legitimidade” de que tem sido alvo.

O dirigente arrastou consigo quase toda a comissão política. Os elementos da lista adversária, liderada por Jorge Faria, não se demitiram e consideram que estão em condições de assumir as rédeas da comissão política. Jorge Faria disse que Artur Feio “não tinha legitimidade” para assumir o lugar uma vez que não apresentou a moção global de estratégia quando se candidatou.

Muitos associam a demissão da concelhia de Braga aos processos de expulsão de militantes, mas outros há que a associam à futura lista de deputados para a Assembleia da República e que pode abrir uma guerra entre Pedro Nuno Santos e Ana Catarina Mendes.

O secretário nacional do PS para a Organização, Hugo Pires, mostra-se preocupado com a situação na concelhia e apela ao sentido de responsabilidade dos militantes com vista à “credibilização do partido”.

ZAP //

 

12 Comments

  1. … é preciso estar-se muito agonizado da vida para se ser sócio da porcaria do Partido Socialista, partido de corruptos e desfalcados.

  2. Chama-se a isto ditadura e compadrio/tachos.

    Os órgãos decidem as listas sendo estas decisões, a maioria da vezes, tomadas em função de favores, preferências, pagamentos, etc… e não em função das capacidades/aptidões dos militantes.
    É-se a favor da “ditadura” instituída então sobe-se nos partidos. Se o militante se manifesta contra é eliminado de tudo o que é atividade politica do partido não podendo, de acordo com os estatutos, exercer qualquer atividade politica que vá contra as vontades de alguns.
    Quando acontece os partidos simplesmente expulsão…
    E chamam a isto democracia que tanto “pregam” e defendem…

    • Chama-se ao que você disse uma perfeita estupidez. Então para si é uma injustiça expulsar de um partido, um melitante que concorrena lista de outro partido, contra o partido de que é melitante. Argumentos deste calibre, só mesmo na “Era da Estupidez”, de que tanto tenho falado.

      Do estilo: Um jogador do Benfica resolve jogar pelo Porto numa partida Benfica-Porto. Mas está tudo bem, e é uma “ditadura” se não o deixam continuar a fazer parte do Benfica.

      Eu não sabia que os quartos do Julio de Matos tinham Wi-Fi.

      • Melitante é de facto uma coisa linda. E duas vezes!
        Como o próprio diz: “…Argumentos deste calibre, só mesmo na “Era da Estupidez”, de que tanto tenho falado.”

        Rematando… como o caro amigo refere… também não sabia que no pré-escolar havia wi-fi para os miúdos.

      • Quando não se consegue marrar contra o conteúdo, marra-se contra a forma. Melhor faria ao mundo ir marrar de frente contra o Alfa Pendular.

        Sabe… Nem toda a gente tem o corrector de erros em Português como você. E quando se escreve à pressa porque se tem mais do que fazer na vida, e não se tem a responsabilidade editorial de um jornalista, por vezes sai gralha. Não me rala nada. Escrevo até bastante bem, mas cometo gralhas como qualquer um. Ridículo é argumentar com base nisso… Aí sim, comportamentos pré-escolares.

      • Arre que o homem para além de analfabeto é apenas … um bruto… um burgesso.
        Não é gralha escrever duas vezes “melitante”… é apenas analfabetismo. Quanto aos argumentos, são sempre questionáveis, muito embora até concorde com eles.
        E já agora… escrevo sem erros e nem tenho corretor ortográfico. Andei foi na escola… com atenção e sem cunhas.

      • à comentário aos quais não vale a pena responder pois é descer abaixo de quem os escreve.
        Porém este merece resposta e quando se contra-argumenta da forma que o Sr. Miguel Queiroz o faz com insultos está tudo dito…

        Mas não faz mal. Se eu estou no Júlio de Matos pelas “calinadas que dá” você não deve ter passado da pré primária logo, certamente, vem votar pode…

  3. A partidocracia feriu de morte a democracia representativa que nos foram impingindo durante décadas.
    .
    Oxalá acabe rápido aquela que teima em sobreviver em cima de tanta podridão.
    .
    Que comece um novo modelo político alicerçado na democracia directa nas autarquias, para no final se escolher o governo da Nação.

  4. Será que o PS ainda tem 300 militantes socialistas? Estas expulsões deverão servir para acabar com os militantes socialistas. Depois até já podem mudar de nome para partido das celuloses, ou partido dos poluidores, ou partido das desigualdades, ou partido de outra miséria qualquer.

  5. e depois perguntam-se pq raio é que o populismo e os extremos sejam eles de esquerda ou de direita, no fundo são a mesma treta, colectivismo, vêem crescendo.

  6. só mostra que os partidos são como os gangues,( ou estás com nós ou rua)e este PS mostra que é dos primeiros , só trabalham para os votos, mais nada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.