PS e Bloco aprovam barrigas de aluguer com votos contra do PC e uma ajudinha de Passos

José Sena Goulão / Lusa

O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho

A Assembleia da República aprovou hoje o projeto de lei do Bloco de Esquerda que regula o acesso à gestação de substituição (“barrigas de aluguer”) com votos favoráveis de PS, BE, PEV e PAN e 24 deputados do PSD, entre os quais Passos Coelho.

Dois parlamentares socialistas votaram contra, ao lado das bancadas de PSD, CDS-PP e PCP, e verificaram-se três abstenções entre os sociais-democratas.

Segundo o Diário de Notícias, Passos Coelho terá dito aos deputados do PSD, aquando da reunião do grupo parlamentar, que votaria ao lado de socialistas e bloquistas, neste projeto das “barrigas de aluguer”, reafirmando a liberdade de voto no partido, estando em causa um assunto de consciência.

No início do mês, o projeto do BE para legalização da gestação de substituição foi chumbado, em sede de comissão, no grupo de trabalho parlamentar que esteve a seguir este processo, tendo-se registado votos contra do PSD, CDS-PP e PCP.

Este projecto permite o acesso a “barrigas de aluguer” em casos em que se verifiquem problemas de saúde que não permitam a gravidez, mas exclui os casais de homens homossexuais.

A Assembleia da República aprovou também o projeto de lei para alargar o acesso à Procriação Medicamente Assistida (PMA) com votos favoráveis das bancadas de PS, BE, PCP, PEV, PAN e 16 deputados do PSD.

Três deputadas do PSD abstiveram-se e os restantes deputados sociais-democratas votaram contra, tal como toda a bancada do CDS-PP.

No início do mês, um grupo de trabalho específico do parlamento aprovou, em sede de comissão, as alterações à PMA, na sequência de um texto de substituição apresentado pelo PS, passando a permitir o recurso a técnicas de fertilização a mulheres sozinhas, casadas ou em união de facto com outra mulher.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Para os saudosistas, Pedro Passos Coelho nunca mais deixa de ser primeiro- ministro. Já, e ainda bem, são imagens do passado. Deixem-nas estar bem no fundo da gaveta…

RESPONDER

Oposição interna do BE critica direção e "perda de influência política" (e prepara moção)

O Movimento Convergência, uma fação informal do Bloco de Esquerda, está a preparar uma moção para levar a debate na XII Convenção Nacional do partido.  Em causa estão, de acordo com o jornal Público, a insatisfação …

CNE avisa independentes: nomes e símbolos semelhantes podem ser fraude

A Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais obriga que as candidaturas independentes usem símbolos e siglas diferentes, conforme se trate de uma candidatura à câmara, à assembleia municipal ou às juntas de freguesia. A …

Confinamento desce há três semanas e mobilidade está apenas 30% abaixo dos níveis pré-covid

De acordo com um relatório da consultora Produtos e Serviços de Estatística (PSE), o cumprimento do confinamento imposto pelo atual estado de emergência  está a descer, ainda que ligeiramente, há três semanas consecutivas. O índice de …

Paulo Fonseca e Luís Castro vão defrontar-se nos oitavos da Liga Europa

Os treinadores portugueses, que orientam a Roma e o Shakhtar Donetsk, respetivamente, vão defrontar-se nos oitavos de final da Liga Europa. Ditou o sorteio realizado, esta sexta-feira, na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça, que …

"A crise devia ser paga por toda a burguesia do teletrabalho"

"É preciso distribuir o mal pelas aldeias" e, por isso, as pessoas que "não perderam rendimentos", nomeadamente "toda a burguesia do teletrabalho", deviam estar sujeitas a "um imposto extraordinário" para ajudar a pagar a crise. …

"Uma mão cheia de nada". Norte critica Plano de Recuperação e quer metade da bazuca europeia

Autarcas do norte consideram que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), financiado pela chamada bazuca europeia, não prevê investimentos suficientes para a região, considerando que esta devia receber quase metade dos fundos que o …

Regras para testagem em escolas, empresas e prisões vão ser alteradas

A DGS tinha previsto a testagem a cada duas semanas em escolas, empresas e prisões nas populações de concelhos com uma taxa de incidência de 480 novos casos por 100.000 habitantes. Agora, este valor vai …

Parlamento holandês reconhece "genocídio" dos chineses uigures

O Parlamento dos Países Baixos votou esta sexta-feira a favor de considerar “genocídio” a repressão e violações dos direitos humanos da minoria étnica chinesa de origem muçulmana uigur, sendo o primeiro na Europa a assumir …

80% das vacinas fornecidas pela AstraZeneca não são usadas pela UE. Merkel recusa tomá-la

Segundo dados do Centro Europeu de Controlo e Prevenção das Doenças, 4.849.752 das 6.134.707 doses entregues pela AstraZeneca não estão a ser administradas nos países da União Europeia. Isto significa que quatro em cada cinco das …

Comissões fantasma e ajudas à tesouraria do FC Porto. O rasto de Teo, dono do Portimonense

  De comissões fantasma repartidas por vários países até ajudas à tesouraria do FC Porto. Documentos do Football Leaks revelam o rasto da fortuna do dono do Portimonense e antigo empresário de Hulk. Teodoro Panagopoulos, mais conhecido …