/

PS continua em queda (e “se não mudar, pode dizer ‘bye bye’ à maioria absoluta”)

7

Mário Cruz / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, com o presidente do PS, Carlos César

O PS está há quatro meses consecutivos a cair nas intenções de voto dos portugueses, conforme se conclui pela sondagem revelada esta segunda-feira. Um sinal de que o “Governo está esgotado”, segundo Marques Mendes, que avisa que se o PS não criar “causas novas”, pode “dizer ‘bye bye‘ à maioria absoluta”.

A sondagem da Aximage realizada para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios coloca o PS com 37% das intenções de voto dos inquiridos, ou seja, menos sete décimas relativamente ao mês passado, e quase sete pontos percentuais abaixo dos números de há um ano, quando somava 43,7%.

Apesar disso, o PS continua à frente do PSD que soma menos 9 pontos percentuais, com 27,8% das preferências de voto, ligeiramente mais do que os 27,6% de há um mês.

O Bloco de Esquerda é o partido que mais recupera, conseguindo agora 10,2% das preferências de voto, mais 0,3 décimas do que há um mês. Já a CDU, a coligação entre PCP e Os Verdes, desce cinco décimas relativamente a Maio, somando 7,2%, enquanto o CDS-PP cai quatro décimas, situando-se nos 6,3%.

Estes números foram antecipados por Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC, onde o ex-líder do PSD constatou que “pelo andar desta carruagem, se o PS não muda de comportamento pode dizer ‘bye bye‘ maioria absoluta”.

Para Marques Mendes, o PS tem, neste momento, “casos a mais e causas a menos”, sendo afectado pelos processos judiciais de José Sócrates e de Manuel Pinho, e pelas polémicas com os professores e os enfermeiros.

Além disso, “acabaram as causas da devolução de rendimentos, de redução do défice, e do crescimento económico; e não foram geradas novas causas”, aponta Marques Mendes.

“A sensação que há é que o Governo está esgotado”, refere o comentador político, notando que dá ideia de que “não tem objectivos”, nem “desafios”, nem tão pouco “uma agenda mobilizadora”. “Ora, isto pode dar para ganhar, mas não dá para maiorias absolutas”, conclui o ex-líder do PSD.

ZAP //

7 Comments

  1. Sua Baixeza tudo tem feito para que o Governo caia. Sua Baixeza comenta, adianta, avança… Até quando vamos ter comentadores desta estirpe, desta envergadura?
    É triste que, em nome de obscuros interesses económicos, se pretenda denegrir à força tudo o que o actual Governo fez de bom. E é precisamente por isso, porque há pouco a apontar-lhe, que é necessário que sua Baixeza lhe vá atirando umas farpas, umas pedras, isto não podendo atirar-lhe umas balas!
    E sua Baixeza sabe o quanto o povo português tem fraca memória e é susceptível ao medo, às ameaças. Ou não tenha o PSD sido o partido mais votado, depois de 4 anos de troika que retiraram a dignidade e a condições de vida mínimas a um povo de um país tão europeu e tão ligado aos grandes e desenvolvidos.
    Sua Baixeza joga ainda com outra coisa. É que, actualmente, o PCP só vive através dos sindicatos. Integrar a maioria foi o menos mau que se ofereceu a Jerónimo de Sousa. Mas não era isso que o PCP queria, apesar de ser melhor do que um novo governo PSD. O PCP é, cada vez mais, um partido de oposição a todo o custo, a tudo e a todos.
    E depois temos ainda a falta de vergonha total: PSD e CDS “apoiam”, ainda que disfarçadamente, a justa luta dos Professores.
    Portanto, estão reunidos os ingredientes para que, malhando continuamente no melhor Governo que tivemos desde o 25 de Abril, o que mais fez crescer o País, o que mais se preocupou em melhorar as condições de vida dos portugueses, sua Baixeza acerte nas suas previsões de Tarot viciado.
    Se assim for, lá vamos nós ter mais umas privatizações. Nós que somos um País que já não tem correios, não tem rede energética, não tem rede de comunicações, tem o banco do estado altamente fragilizado por todas as aldrabices que, também por causa de privatizações com objectivos pouco claros, foram sendo feitas ao longo dos diversos governos. Sim, nós que somos um País que em termos de sectores estratégicos já não tem nada, iremos ficar sem o quê? A água? O ar?
    Esperemos que nesta novela o BE tenha juízo e faça gorar as expectativas de sua Baixeza…

  2. Näo vale a pena disfarçar as verdades custam e doem e quando há falta de argumentos consolidados injuria-se. Fracamente agora até o tamanho do comentador incomoda. Já agora o Senhor/a tem cinco dedos na mäo os mais pequenos deite-os fora, mas näo precisa ser à bala. Saiba ler ou ouvir e o que näo gosta diga sem ofender, porque o que para uns é mau para outros nem tanto assim e ainda para outros é bom.

  3. esta gente so se preocupa com futilidades, se os animais podem ir a estabelecimentos hoteleiros, eutanasia ,casas de chuto,prostitutas a pagar taxas 😉 e o portugal real ! os preços dos combustiveis ! os 23 por cento de iva que pagamos na maioria dos produtos ,os impostos e taxas , taxisnhas criados pelo anterior governo e este com a desculpa da crise que dizem que ja passou ?! os reformados que descontaram uma vida inteira e uma grande maioria se comprar medicamentos nao come ! crianças nas escolas com fome,pais que se endividam no inicio do ano letivo ,para comprar toda a tralha que os miudos tem de ter para ir a escola! e estes burgueses a discutir o sexo dos anjos nas suas gaiolas douradas,completamente alheados do portugal real

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.