PS classifica rejeição de Rui Moreira como “surpreendente e inesperada”

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

A concelhia socialista do Porto classificou hoje como “surpreendente e inesperado” o anúncio de que o movimento independente de Rui Moreira, atual presidente da Câmara do Porto, recusa o apoio do PS nas autárquicas.

Numa nota de imprensa, o PS/Porto acrescenta ter agendado para as 21:30 uma reunião da direção para “analisar a situação política autárquica no Porto”.

A Comissão Política do movimento independente Rui Moreira, Porto, O Nosso Partido, disse hoje à Lusa que, “nas condições atuais, não aceita o apoio do PS” à recandidatura do autarca, explicando que a decisão surge na sequência de declarações da secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes.

“Perante o anúncio surpreendente e inesperado feito hoje por uma fonte da candidatura de Rui Moreira ao Expresso, a direção do PS informa que vai reunir pelas 21:30, a fim de analisar a situação política autárquica no Porto”, escreve o PS/Porto.

O Expresso online cita “fonte da recandidatura de Rui Moreira”, de acordo com quem a posição de prescindir do apoio do PS “é irreversível, face às tentativas de condicionamento por parte de alguns dirigentes socialistas”.

À Lusa, fonte da Comissão Política refere apenas que aquela estrutura “não aceita condicionalismos, porque isso coloca em causa a independência da candidatura”.

Na quarta-feira, a secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, afirmou em entrevista ao Observador, que uma vitória de Rui Moreira será “uma vitória do PS”.

Na quinta-feira, à Lusa, admitiu que as suas palavras podiam ser mal interpretadas, notando que, “evidentemente, a vitória de Rui Moreira será a vitória Rui Moreira”, mas “o PS não deixará de a festejar, uma vez que apoia a sua recandidatura“.

De acordo com vários órgãos de comunicação social, as declarações de Ana Catarina Mendes levaram o núcleo duro de Rui Moreira a reunir à porta fechada, na quinta-feira à noite, tendo desse encontro saído a decisão de descartar o apoio do PS à recandidatura do independente.

Rui Moreira foi eleito presidente da Câmara do Porto em 2013, tendo elegido seis vereadores da lista independente com que se apresentou na corrida eleitoral em que contou com o apoio do CDS.

O autarca fez um acordo pós-eleitoral com o PS com vista a garantir a governabilidade da cidade, atribuindo pelouros a dois dos três vereadores socialistas eleitos para a Câmara do Porto: Manuel Pizarro, líder da Federação Distrital do PS, tem o pelouro da Habitação e Ação Social e Manuel Correia Fernandes tem a cargo o Urbanismo.

Na entrevista dada ao Observador na quarta-feira, Ana Catarina Mendes afirmou que, “no Porto, houve uma decisão da estrutura federativa e concelhia, que a direção nacional respeitou, de o PS apoiar o projeto de Rui Moreira”, o que “não significa que o PS não tenha a sua representatividade nestas listas”.

“É evidente que, na noite eleitoral, todas as vitórias dos candidatos do PS e das listas que o PS integra serão vitórias do PS“, acrescentou.

Na entrevista publicada pela Lusa na quinta-feira, Ana Catarina Mendes é questionada sobre se o PS tenciona contabilizar para si os votos que a lista de Rui Moreira obtiver no Porto, respondendo que, se essa foi a interpretação retirada da entrevista concedida ao “Observador”, então ter-se-á “exprimido mal”.

“Na noite eleitoral festejaremos as vitórias do PS. Evidentemente que a vitória no Porto do doutor Rui Moreira será a vitória do doutor Rui Moreira, mas não deixaremos de a festejar uma vez que apoiamos a sua recandidatura”, justificou a secretária-geral adjunta à Lusa.

Numa entrevista ao jornal Público divulgada a 26 de abril, Moreira disse que pretendia convidar o socialista Manuel Pizarro para a sua lista. Moreira recusou, na entrevista, que o convite fosse para número dois da lista.

No início de abril, numa entrevista ao Expresso, Ana Catarina Mendes afirmou que o partido terá “uma representação forte” nas listas de Rui Moreira.

Em declarações ao Público, Nuno Santos, adjunto do autarca, notou na ocasião que “não vamos ter jobs for the boys na Câmara do Porto, e isto é tanto para o PS como para o CDS”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Infortúnios" vão chegar "mais cedo do que o esperado". Marcelo pede mais crescimento económico

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que o país precisa de mais crescimento económico. "Este que temos não chega", porque "os infortúnios" vão chegar mais cedo do que o previsto. Esta terça-feira, o …

Arqueólogo encontra dezenas de sítios maia graças a um mapa online gratuito

Um arqueólogo norte-americano descobriu 27 sítios maias com 3.000 anos graças a um mapa online gratuito, escreve o jornal The New York Times. Takeshi Inomata, arqueólogo da Universidade do Arizona, nos Estado Unidos, utilizou um mapa …

39 pessoas encontradas mortas dentro de um camião no Reino Unido

Um camião foi encontrado, esta quarta-feira, em Essex, no Reino Unido, com 39 pessoas sem vida no seu interior. O condutor já foi detido. Segundo o The Guardian, as autoridades britânicas já iniciaram uma investigação, depois …

Hospital das Forças Armadas não operou um único doente do SNS

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) ainda não apresentou qualquer candidatura para ser “convencionado pelo Serviço Nacional de Saúde”. No ano passado, os ministérios da Defesa e da Saúde assinaram um acordo para que o Hospital …

Chuvas torrenciais fazem um morto em Espanha e inundações em França

Em Espanha, uma pessoa morreu e pelo menos outras duas estão desaparecidas. No sul de França, a tempestade Dana também já causou várias inundações. Segundo o jornal La Vanguardia, as chuvas torrenciais registadas, esta madrugada, na …

Falta de condições para emergência médica obriga INEM a transferir helicóptero para Viseu

A falta de condições para operações de emergência médica no heliporto de Santa Comba Dão obrigou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a transferir o seu helicóptero para o aeródromo de Viseu, foi anunciado …

Macacos "arrasaram" humanos num simples jogo de computador

Quando se trata de ganhar jogos e resolver quebra-cabeças, às vezes os macacos fazem-no de forma mais inteligente do que os humanos. Para além das suas incríveis capacidades físicas, os macacos também mostram uma incrível "flexibilidade …

Morreu Marieke Vervoort, a campeã paralímpica belga que recorreu à eutanásia

Morreu Marieke Vervoort, de 40 anos, que sofria de uma doença muscular degenerativa sem cura. Decidiu pôr termo à vida com recurso à morte assistida. A belga era campeã paralímpica com conquistas de medalhas de ouro …

China pode substituir chefe de governo de Hong Kong face aos recentes protestos

A China estará a equacionar substituir Carrie Lam, chefe do governo de Hong Kong, por um líder interino, na sequência dos protestos violentos que decorrem na cidade há cinco meses. De acordo com o Financial Times, …

Presidente do Chile anuncia pacote de medidas sociais para travar protestos

O Presidente chileno anunciou na terça-feira um pacote de medidas sociais para travar os protestos que duram há cinco dias e que já causaram 15 mortos, após o anúncio de um aumento nos preços do …