PS quer que casados possam renunciar à herança a favor dos filhos

Miguel A. Lopes / Lusa

O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade

Os socialistas propõem que o casamento não dê acesso automático a herança para os elementos do casal. O atual Código Civil considera os dois membros do casal herdeiros legitimários um do outro, seja qual for o regime de bens.

Atualmente, com o casamento, os dois membros do casal passam a ser herdeiros legitimários, ou seja, não podem ser afastados da herança, salvo situações muito excecionais. O PS entregou no parlamento uma proposta de alteração ao Código Civil que permite casamentos sem efeitos sucessórios.

O objetivo da proposta é salvaguardar os interesses patrimoniais de filhos de anteriores relações. O projeto de lei prevê “a renúncia mútua” à condição de herdeiro, através da convenção antenupcial e desde que o casamento esteja sujeito ao regime de separação de bens.

Segundo o Diário de Notícias, os socialistas consideram o atual quadro legal um impedimento à realização de segundos casamentos.

“Este regime sempre representou um problema prático para quem pretende casar-se e já tem filhos, designadamente de uma anterior ligação”, refere o texto, assinado pelos deputados Fernando Rocha Andrade e Filipe Neto Brandão.

“Não é possível contrair um casamento sem que o cônjuge adquira o estatuto de herdeiro legitimário e, portanto, sem prejudicar os interesses patrimoniais potenciais desses filhos”, lê-se ainda no texto.

Rocha Andrade disse ainda ao DN que, muitas vezes, “as pessoas não querem que a sua nova relação prejudique os filhos que já têm”. Para o ex-secretário de Estado, a intenção deste projeto de lei é “abrir um espaço de liberdade” que atualmente não existe. No entanto, só se aplica a quem escolher fazê-lo.

Esta alteração proposta pelos socialistas juntam-se a outras duas que estão já a ser discutidas na Assembleia da República, como o fim do prazo internupcial entre um divórcio e um segundo casamento, que atualmente é de 180 dias para os homens e de 300 dias para as mulheres.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Também há a situação em que os novos casais não querem que os filhos de anteriores casamentos recebam nada porque os filhos simplesmente se estão nas tintas para o progenitor com quem deixam de viver e ou conviver muitas vezes manipulados pelo outro.

  2. Os pais se o souberem ser e os filhos de igual modo, ninguém influencia ninguém. A acontecer, de parte de pais ou filhos, é péssimo. Os meus filhos comunicam com o pai. Já a minha enteada, desde que os pais se divorciaram, nunca quis saber do pai.

RESPONDER

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …