/

PS arrisca nova guerra com as ordens já em setembro

7

Tiago Petinga / Lusa

António Costa recebeu o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

O PS deverá avançar já em setembro com uma revisão da lei que rege as ordens, arriscando uma nova guerra com estas associações profissionais.

Depois de toda a polémica em torno do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) e do relatório da Ordem dos Médicos sobre a instituição, que azedou a relação entre médicos e o primeiro-ministro, o PS arrisca-se a enfrentar novamente problemas com estes profissionais, incluindo alguns que estão na linha da frente do combate à pandemia.

O PS quer fazer uma revisão à lei que rege as ordens, podendo estas alterações retirar financiamento a estas organizações, tal como explica o semanário Expresso.

Face às pretensões dos socialistas, as 17 ordens reuniram-se esta quinta-feira no Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP), com o objetivo de avaliar a resposta a dar.

De acordo com o semanário, todas as ordem rejeitam as proposta dos PS, mas defendem também que não é altura para criar conflitos por causa da crise pandémica que vivemos.

“O que está dito está dito, não há que desvalorizar, mas não se pode pôr mais gasolina na fogueira (…) Não vamos alimentar isto, vamos pelo diálogo“, disse ao mesmo jornal o presidente do CNOP, Carlos Mineiro Aires, bastonário da Ordem dos Engenheiros.

“Fomos surpreendidos. Surgiu numa altura preocupante”, diz Menezes Leitão, bastonário da Ordem dos Advogados ao Expresso.

Também Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, questiona o timing dos socialistas, não tendo dúvidas de que “há quem veja isto como uma vingança”. E acrescenta: “Vão atacar as classes durante uma pandemia… Acha que vão ficar contentes?”, questiona ainda a bastonária.

O primeiro-ministro, António Costa, e o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, fizeram publicamente as pazes nesta após o vídeo em que o primeiro-ministro chama alegadamente “cobardes” aos médicos envolvidos no lar de Reguengos.

Sem pedir diretamente desculpa a estes profissionais de saúde, o líder do Executivo mostrou publicamente o “enorme apreço” que tem pelos médicos portugueses.

A declaração conjunta parecia ter sanado os problemas entre estes profissionais de saúde e o primeiro-ministro mas, esta sexta-feira, e em declarações à SIC Notícias, Miguel Guimarães voltou a “desenterrar” o machado de guerra: frisou que os médicos merecem um pedido de desculpas público de António Costa.

ZAP //

7 Comments

  1. Isto aconteça quando o PSD precisa das ‘Ordens’ para fazer oposição. Advogados, Médicos e Enfermeiros todos com militantes do PSD na liderança. O Rio pertence à Ordem dos Economistas e sobreviveu com 1.500 euros por mês na Ordem dos Contabilistas Certificados, quando estava a espera de se tornar líder do PSD. Sempre às Ordens !

    • Talvez seja uma maneira astuta de todos silenciar, talvez o governo esteja a pensar canalizar esse dinheiro para alguma ou algumas fundações, pode ser que tenha aí mais audiência e apoio!

  2. Então mas onde é que está o apreço pelos profissionais de saúde, badalado há dias por Costa, na sua residência oficial? Este gajo é um hipócrita. Muito povo não sabe o melro que ele é, nem do que é capaz. Chega a ser um sub-reptício perigoso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.