PS aproxima-se do PCP, muda de ideias e propõe pagamento de 100% do salário em todos os regimes de lay-off

António Cotrim / Lusa

O PS alterou, esta segunda-feira, uma das suas propostas para o Orçamento do Estado para 2021, numa aproximação ao PCP e às centrais sindicais.

Os socialistas querem que no próximo ano sejam garantidos os salários a 100% não só aos trabalhadores abrangidos no apoio à retoma progressiva – como tinham proposto inicialmente -, mas também àqueles que fiquem em lay-off tradicional ou simplificado.

Segundo o ECO, o alargamento do universo de trabalhadores que deixarão de sofrer cortes salariais consta de uma nova proposta de alteração ao OE2021 entregue esta segunda-feira pelo PS.

A nova proposta difere da anterior ao prever que também os trabalhadores abrangidos pelo lay-off simplificado ou tradicional deverão deixar de sofrer cortes salariais no próximo ano. O documento original só previa este alívio aos trabalhadores abrangidos pelo apoio à retoma progressiva.

No entanto, em linha do que vem sendo defendido pelo PCP e pelas centrais sindicais, o Governo decidiu alargar este benefício.

“No ano de 2021, os trabalhadores abrangidos pelo apoio extraordinário à manutenção de contrato de trabalho em situação de crise empresarial, previsto no Decreto-Lei n.º 10-G/2020, de 26 de março [lay-off simplificado], e pelo apoio extraordinário à retoma progressiva de atividade em empresas em situação de crise empresarial, previsto no Decreto-Lei n.º 46-A/2020, de 30 de julho, ou outros que lhes sucedam, e pela redução ou suspensão em situação de crise empresarial, nos termos dos artigos 298.º e seguintes do Código do Trabalho [lay-off tradicional], têm assegurado integralmente a sua retribuição normal ilíquida até a um valor igual ao triplo da Retribuição Mínima Mensal Garantida”, lê-se no documento apresentado.

Ainda não é possível precisar qual será o teto máximo, uma vez que ainda não é conhecido o valor do salário mínimo para 2021. Ainda assim, se se mantivesse o valor da retribuição mínima garantida hoje em vigor, o limite estaria nos 1.905 euros. O teto deverá ser, no entanto, superior.

De acordo com o Público, o PS determina ainda, na nova proposta, que para cumprir a nova regra de pagamento por inteiro dos salários, o Governo cria, altera ou prorroga um apoio extraordinário, tem em conta a quebra de faturação no acesso ao apoio extraordinário.

Determina ainda “limites à cessação do período normal de trabalho e ao início dos dos respetivos procedimentos pelo empregador abrangido pelo apoio à retoma progressiva de atividade e determinar que o mesmo empregador não pode distribuir dividendos, sob qualquer forma”.

  ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. E lá há de voltar o PSD ao governo para ter de colocar as contas em ordem. Este filme repete-se a intervalos cada vez mais curtos

    • É o habitual. Quando há dinheiro há “socialismo”. Quando não há dinheiro chama-se a troika e o “socialismo” vai para a gaveta.

    • Nada que o BE não tenha apresentado.
      Parece um jogo de garotos.
      O PS tem um problema.
      Nele há quem queira um PS de esquerda mais próximo do BE. Mas alguns velhos do Restelo e pseudo sociolalistas tudo fazem para que essa parecia não se concretiz
      São os que têm de trabalhar para o BES /NOVO BANCO, etc.etc.

    • Nada que o BE não tenha apresentado.
      Parece um jogo de garotos.
      O PS tem um problema.
      Nele há quem queira um PS de esquerda mais próximo do BE. Mas alguns velhos do Restelo e pseudo socialistas tudo fazem para que essa parecia não se concretize.
      São os que têm de trabalhar para o BES /NOVO BANCO, etc.etc.

  2. Mas alguém acredita que este orçamento não passa com a BAZUCA que aí vem e que os SOCILISTAS se ESPUMAM para a receberem e distribuírem pelos amigalhaços!!! Duvidas?

  3. O Governo aposta no apoio do PCP e do PAN para aprovar o seu orçamento e aproveita para “punir” o BE, recusando toda e qualquer proposta sua de alteração orçamental. Quer assim tornar claro ao BE de que só tem a perder com a sua “intransigência” na defesa do SNS. É pena que o Governo transforme a política numa arruaça de miúdos de rua em que o mais forte esmaga o mais fraco. Será que nenhuma das propostas do BE mereciam ser aprovadas? É a vitória da imaturidade e do rancor sobre o bom senso. E será que ficar refém do PCP é uma boa ideia?…

  4. Vergonha encostam-se a um partido comunista que nem havia de existir (Comunismo) cá em portugal só se for por interesses pois ninguém quer.

  5. Negociar com comunistas neste país é normal, imagine-se, por exemplo, o PSD negociar o orçamento com o Chega, cairia o Carmo e a Trindade, é que nesta “democracia” à portuguesa existem extremismos bons e extremismos maus.

RESPONDER

Julian Reichelt, ex-diretor do jornal alemão Bild

Diretor do jornal alemão Bild despedido por "conduta inapropriada"

Julian Reichelt, diretor do jornal alemão Bild, foi demitido com efeito imediato por “conduta inapropriada”, anunciou a empresa de comunicação social Axel Springer, detentora do jornal mais vendido da Alemanha. O diretor do jornal alemão Bild, …

“Não acho que o CDS esteja a viver uma crise interna”, diz Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu esta segunda-feira que a situação interna que o partido atravessa, com congresso eletivo marcado para o final de dezembro, "não é uma crise, é a democracia …

Em sessão acesa, primeiro-ministro polaco diz ao Parlamento Europeu que o país não cederá a chantagens

Guerra de palavras entre representantes do governo polaco e as instituições europeias tem vindo a escalar ao longo das últimas semanas, depois de o Tribunal Constitucional do país ter determinado que a lei nacional se …

China nega lançamento de míssil hipersónico - mas Estados Unidos estão “muito preocupados”

Em agosto, a China terá lançado um míssil com capacidade nuclear. Os Estados Unidos mostram-se muito preocupados com este tipo de atividade. Segundo noticia o Financial Times, o míssil terá sido lançado pelos militares chineses num …

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio (e avança para tribunal)

Donald Trump processou a comissão do Congresso responsável pela investigação do ataque ao Capitólio, alegando que fez um pedido ilegal dos seus registos da Casa Branca. O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma …

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional. "Aqui permanecerá até ao fim dos tempos, se os tempos tiverem fim"

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …