Província do Canadá aprova salário básico universal

O Governo da pequena província canadiana de Ilha do Príncipe Eduardo deu um passo importante em direção à implementação do salário básico universal para cidadãos. Uma proposta de lei foi aprovada pelos líderes de quatro partidos políticos da província.

O projeto piloto visa diminuir a pobreza, aumentar a saúde, reduzir crimes e melhorar os níveis de educação.

Apesar do desafio do longo trabalho de implementação do salário universal, os legisladores da província estão otimistas com o potencial de sucesso do projeto.

“As pessoas são retiradas da pobreza ou recebem meios pelos quais possam sobreviver e prosperar na vida e tendem a seguir para realizar ótimas coisas. Elas focam nas coisas que realmente querem fazer”, aponta um dos legisladores, Jordan Brown.

Neste projeto, o salário é uma forma de seguro social em que todos os cidadãos da província recebem regularmente uma quantia de dinheiro para além do ordenado normal.

Aqueles que apoiam o sistema dizem que o salário universal pode libertar os cidadãos do ciclo vicioso da pobreza e permitir que as pessoas vivam com mais autonomia – e que sejam membros da sociedade mais produtivos.

Mas os que são contra, por outro lado, dizem que o programa pode criar um estado vulnerável à inflação e causar um impacto negativo no mercado de trabalho.

Os legisladores acreditam que um sistema equilibrado pode evitar esses problemas.

“A chave para transformar programas de salário universal em experiências de sucesso é o nível em que o salário é estabelecido. Tem que ser suficiente para que as pessoas não vivam na pobreza, mas não pode ser tão alto que desencoraje os cidadãos a trabalhar”, explica o legislador Brad Trivers.

Elon Musk, o criador dos carros Tesla e fundador da empresa de transporte espacial SpaceX, acredita que o salário básico universal é a tendência para o mundo.

Para o visionário criador do Paypal e inventor do Hyperloop, quanto mais tecnologia tivermos para realizar o trabalho, mais tempo livre poderemos ter.

Infelizmente, o que vemos na maioria das grandes indústrias é que o trabalhador é substituído por máquinas e demitido, mas nas fábricas da Tesla é diferente.

Quando um colaborador da Tesla contribui para o desenvolvimento de novas tecnologias, em vez de ser substituído, recebe um novo trabalho numa área ainda melhor.

Sendo a menor província do Canadá, os especialistas dizem que a Ilha do Príncipe Eduardo é o local ideal para testar o novo programa. Depois de implementado, o Governo poderá avaliar os impactos do sistema e observar se os benefícios superam os custos.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Há muitos anos que só vejo esta solução para a humanidade, os motivos são o não acompanhamento da oferta de postos de trabalho (por via da tecnologia) em relação ao aumento da população, cada vez há mais pessoas sem ter trabalho, esta solução visa quem não tem ou não quer trabalhar viver com dignidade, mas sem ter “luxo” de realçar que também poria um limite ao numero de filhos (através da esterilização) para quem adotar este tipo de vida, quem quer ter uma vida melhor recebe o mesmo que os outros e procura outro tipo de rendimento para poder ter mais “luxos”, (Luxo seriam: carro, ferias, novas tecnologias, barcos etc.)

  2. Com as novas tecnologias o trabalho para o ser humano será cada vez mais escasso, uns trabalham e recebem o seu salário por vezes escasozinho, outros nada fazem e por vezes recebem quase tanto como estes, portanto porque não dividir o trabalho por todos com menos horas a cada um e salário igual para todos e se possível maior como neste caso desta província canadiana.

RESPONDER

Descoberto sistema de esgotos intacto construído por romanos há 2.000 anos

Uma equipa de arqueólogos turcos encontrou um sistema de esgotos perfeitamente intacto na antiga cidade de Tripolo no Meandro. A infraestrutura foi construída por romanos. A antiga cidade de Tripoli no Meandro — também conhecida por …

De calculadora em riste, PSD faz contas para evitar um resultado "igual, pior ou muito pouquinho melhor" nas autárquicas

PSD tenta recuperar de duas eleições autárquicas menos conseguidas, agarrando-se aos municípios em que a obra feita pelos autarcas do PS não recebe nota positiva de forma unânime da população ou onde haverá uma transição …

Um Barcelona "de juniores" quebrou um recorde (mas quase perdia em casa)

Domingos Duarte marcou cedo e Granada esteve a ganhar em Camp Nou até perto dos 90 minutos. Equipa muito jovem do Barcelona mas mais uma exibição modesta. Quinta jornada da Liga espanhola de futebol, mais uma …

Galp recusou proposta para salvar empregos em Matosinhos (mas é Costa quem está "no olho do furacão")

O Governo tentou evitar o despedimento colectivo na refinaria da Galp em Matosinhos, desafiando a empresa a pagar uma formação feita "à medida" dos trabalhadores abrangidos. Mas a Galp recusou. Pelo meio, António Costa também …

Análise de ADN revela que japoneses modernos são descendentes de três povos diferentes

O território que hoje dá lugar ao Japão está ocupado desde o período do Paleolítico Superior. Até agora pensava-se que a ancestralidade genética japonesa era dupla, mas uma nova pesquisa vem trazer novos detalhes.  Um novo …

"Engodo dos eleitores". Jerónimo acusa PS de usar aparelho do Estado para conquistar votos

O secretário-geral do PCP acusou o PS de estar a utilizar o aparelho do Estado, nomeadamente a “bazuca europeia”, para conquistar votos nas eleições autárquicas, e exigiu que seja garantida a neutralidade dos órgãos de …

Submarinos: Portugal expressa solidariedade com França (e diz que Austrália “furou compromissos”)

O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse hoje à Lusa que a Austrália “furou compromissos” com a França, numa decisão “bastante discutível”, acrescentando que Portugal já transmitiu solidariedade ao país europeu. Augusto Santos Silva disse, em …

ADSE recua e volta a comparticipar atos prescritos pelo SNS

A Associação Nacional de Beneficiários (Associação 30 de Julho) revelou que a ADSE recuou, perante uma reclamação da entidade, e vai voltar a comparticipar atos prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Na sequência da reclamação …

O maior sistema de cavernas do mundo é (ainda) mais extenso do que se pensava

O maior sistema de cavernas do mundo estabeleceu um novo recorde depois de uma equipa de topógrafos conseguir mapear mais 13 quilómetros das passagens no Parque Nacional de Mammoth Cave, em Kentucky, nos Estados Unidos. As …

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …