/

Presidente promulga medidas extraordinárias do Governo. Decisão sobre OE adiada

1

José Coelho / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o diploma do Governo que aprova as medidas extraordinárias e urgentes de resposta ao surto de Covid-19.

“Atendendo à situação de alerta nacional em que o País vive, e na expetativa de subsequente ratificação parlamentar, o Presidente da República promulgou hoje o diploma do Governo que aprova as medidas extraordinárias e de carácter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus”, lê-se na nota publicada no site da Presidência da República.

Na quinta-feira, o Governo anunciou que as escolas de todos os graus de ensino vão suspender todas as atividades letivas presenciais a partir de segunda-feira, devido ao surto de Covid-19. Várias universidades e outras escolas já tinham decidido suspender as atividades letivas.

O Governo decidiu também declarar o estado de alerta em todo o país, colocando os meios de Proteção Civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

A restrição de funcionamento de discotecas e similares, a proibição do desembarque de passageiros de navios de cruzeiro, exceto dos residentes em Portugal, a suspensão de visitas a lares em todo o território nacional e o estabelecimento de limitações de frequência nos centros comerciais e supermercados para assegurar possibilidade de manter distância de segurança foram outras das medidas aprovadas.

Já tinham sido tomadas outras medidas em Portugal para conter a pandemia, como a suspensão das ligações aéreas com a Itália.

Na mesma nota, a Presidência comunica que, “atendendo à necessidade de analisar mais detidamente o contexto que rodeará a sua execução”, a decisão sobre o Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), que deveria ser anunciada até ao fim desta semana, fica adiada para a próxima semana.

Marcelo Rebelo de Sousa tem estado em isolamento voluntário, mesmo depois de o teste de despiste do vírus ter dado negativo, depois de ter estado em contacto com uma turma de uma escola de Felgueiras na qual um aluno foi diagnosticado com Covid-19.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Ocultar uma crise económica com a disseminação de um vírus (Covid-19), por forma a impor medidas económicas, laborais, e jurídicas, que dificilmente seriam aceites pelos cidadãos é do mais escroque que pode existir.

    E igualmente medíocre é servirem-se dessa mesma disseminação do vírus (Covid-19), para testarem e analisar em locais e transportes públicos ou nos locais de trabalho de empresas privadas ou públicas, tecnologia que em breve será parte do nosso quotidiano, ao mesmo tempo que realizam um gigantesco experimento social.

    P.S.: Desembarcou na Europa um efectivo de mais de 20 000 militares do exército dos Estados Unidos da América do Norte (EUA) sem o consentimento dos cidadãos Europeus, para realizar o exercício militar «Defender a Europa 20» em conjunto com os seus aliados; agora falta saber do quê que a Europa se vai defender pois na cabeça doente destes psicopatas, ameaças e inimigos imaginários não faltam.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.