Apesar de estarem desconfiados em relação às condições existentes nas escolas, os professores estão autoconfiantes em relação às suas capacidades de levar o ano letivo adiante.
Um estudo sobre as expectativas dos professores para o próximo ano letivo, apresentado esta sexta-feira num debate online com o secretário de Estado Adjunto e da Educação, e promovido pela plataforma docente #SomosSolução, indica que os professores estão empenhados em seguir com o ano letivo, seja em que moldes for.
De acordo com o jornal Público, o estudo tem na base um inquérito realizado nas redes sociais de professores entre 26 de agosto e 4 de setembro, tendo sido validadas 1961 respostas.
Os resultados revelam que 84% dos professores não acredita que as escolas tenham as condições necessárias (infra-estruturas e recursos humanos) para o ensino 100% presencial. 64% também considera que não estão asseguradas as condições de segurança sanitárias para as aulas presenciais.
O Público escreve que só 21% dos inquiridos se mostram confiantes quanto à existência destas duas condições.
Apesar das reservas, 71% dos inquiridos considera que as escolas não têm condições (infra-estruturas e recursos humanos) para garantir um ensino totalmente à distância.
Assim, 66% assume que preferiam “dar aulas em formato misto (presencial e à distância)”, sendo que mais de metade (55%) se sentem “capacitados” para usar as ferramentas necessárias para garantir as aulas à distância. Seja de que tipo for, 87% dos docentes dizem que aquilo que querem mesmo é dar aulas.
Coronavírus / Covid-19
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