“Professores furiosos? Não me parece tanto assim”, diz Centeno

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças afirmou que o atual Governo é um dos que mais respeitou o estatuto das carreiras dos docentes, acrescentando que não lhe parece “tanto assim” que os professores estejam furiosos.

O mês de junho foi conturbado para professores e Governo. Apesar disso, Mário Centeno defende que o Executivo não faltou a nenhum compromisso, afirmando também que “há mais de 14 anos que nenhum Governo respeita tanto” as carreiras dos docentes como o atual Executivo socialista, de acordo com a TSF.

Questionado sobre a eventual fúria dos professores, o ministro das Finanças respondeu: “Não sei se os professores estão furiosos. Furiosos? Não me parece tanto assim. Agora, é preciso explicar e é preciso que todos entendamos”, afirmou o governante.

Centeno falava no ciclo de entrevistas públicas 30 Portugueses, 1 País, em Lisboa, no qual admitiu que o descongelamento das carreiras – dos professores e de outros profissionais – é uma das medidas mais difíceis de implementar por parte do Governo.

“Estamos a falar de descongelar carreiras de 600 mil pessoas. O exercício de informação e o trabalho que isto dá, com dezenas de carreiras distintas – que ainda hoje há na Administração Pública -, todas com questões próprias para resolver, era a medida que, do ponto de vista da sua implementação, era mais difícil, para garantir que houvesse equidade e que a lei fosse respeitada”, disse o ministro.

Centeno esclareceu ainda que este, tal como outros casos, estão relacionados com uma ideia de continuidade, dizendo que o atual Governo respeitou “todas as decisões passadas”. “O que está em causa é respeitar todas as decisões tomadas entre os exercícios orçamentais de 2011 e 2017″, vincou o ministro, que rejeita que haja um clima de grande animosidade entre os docentes e o Executivo socialista.

Mário Centeno acrescentou que, por vezes, o problema está na dificuldade de comunicar: “A comunicação é um desafio e nem sempre é possível que vá certeira e com a mensagem a quem tem de ser dirigida”, disse.

Governo negoceia de forma “esquisita”, diz PCP

Em sentido oposto, Jerónimo de Sousa, que esteve na terça-feira reunido com os sindicatos de professores, afirmou que o atual Executivo tem uma forma “esquisita” de negociar. No entanto, o “bom-senso” poderá viabilizar uma solução, acredita o secretário-geral do PCP.

“Não vemos razão para que o Governo use uma forma esquisita de negociar que é ‘ou aceitam ou não há nada para ninguém’. Creio que isto não é negociação, esta crispação do Governo e a falta de resposta àquilo que é justo, naturalmente é inaceitável”, explicou no final do encontro.

De acordo com a TSF, Jerónimo de Sousa não acredita que a negociação deva ir para a mesa de negociações do próximo Orçamento de Estado.

“Seria estender uma passadeira vermelha ao Governo admitir alteração dessa matéria no plano da Assembleia da República porque aquilo que está é suficientemente claro, para além de ser justo, e qualquer alteração seria para pior”, explicou.

João Dias da Silva, da Federação Nacional da Educação, foi o porta-voz dos sindicatos nesta reunião, lamentando, à saída da reunião, o que diz ser a falta de compromisso do Governo, mas não afasta o diálogo.

“Existe total disponibilidade e estamos certos daquilo que está escrito no compromisso, que aponta para que até 2023 essa recuperação possa ser feita”, acrescentando que cabe agora ao Governo apresentar uma proposta que vá ao encontro dos anseios dos professores.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …