Professor suspenso depois de dizer que se alunos faltassem a Moral não podiam entrar em igrejas

SESI SP / Flickr

O professor que enviou um documento aos encarregados de educação a avisar que se os seus educandos continuassem a faltar às aulas de Educação Moral e Religiosa Católica “corriam o risco” de não poder entrar em igrejas foi suspenso esta semana.

Os encarregados de educação dos alunos do Centro Escolar de Torrados, em Felgueiras, foram avisados pela escola de que os educandos tinham de frequentar as aulas de Educação Moral Religiosa e Católica (EMRC) sob pena de as faltas serem comunicadas à Igreja Católica.

De acordo com a edição desta terça-feira do Público, o professor do primeiro ciclo que enviou um documento aos pais e encarregados de educação do Centro Escolar de Torrados, foi suspenso esta semana das suas funções enquanto coordenador daquele estabelecimento de ensino.

Fonte do Ministério da Educação confirmou ao matutino que o docente foi impedido de continuar a desempenhar o cargo de Coordenador de Estabelecimento e que o Diretor do Agrupamento de Felgueiras, do qual o Centro Escolar de Torrados faz parte, “instaurou um processo de inquérito no estabelecimento para apurar os factos que levaram à emissão daquele comunicado”.

A Direção do Agrupamento e os encarregados de educação realizaram uma reunião que teve como objetivo explicar a situação. O Ministério da Educação garante que “ficou tudo esclarecido e os mesmos não demonstraram qualquer animosidade para com o docente”.

O diário teve acesso ao documento enviado. O coordenador Arménio Rodrigues explicava que os educandos tinham de frequentar a disciplina de EMRC uma vez que, “no ato da matrícula”, tinham feito essa escolha.

“A comunicação de não frequência do aluno é feita mensalmente para a base de dados da igreja católica portuguesa, correndo o risco de lhe ser barrado o acesso aos vários serviços disponibilizados”, lia-se no documento a que o Público teve acesso.

Na semana passada, em resposta ao mesmo jornal, António Madureira, responsável da Diocese do Porto que acompanha as escolas no que toca a esta disciplina, negou a existência de uma plataforma entre as escolas e a Igreja que registe as faltas dos alunos a ERMC.

Além disso, deixou ainda claro que um aluno que não se inscreva pode ir na mesma à catequese porque “a igreja é uma casa de porta aberta e a educação moral não é só para cristãos”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Movimento “Black Lives Matter” fez diminuir mortes causadas por polícias

Desde que os protestos de Black Lives Matter começaram a ganhar destaque, após a morte de Michael Brown em 2014, no Missouri, o movimento espalhou-se por centenas de cidades em todos os estados dos EUA …

Novela autárquica em Braga. Direção nacional escolheu Hugo Pires, mas entrou em choque com a concelhia

O deputado e ex-vereador local Hugo Pires é o escolhido da direção nacional do PS para a Câmara Municipal de Braga, que está nas mãos do PSD. Mas a decisão está longe de ser consensual …

O retrato perdido de uma das artistas mais famosas da Índia reapareceu 90 anos depois (e vai a leilão)

A pintura Portrait of Danyse de Amrita Sher-Gil, uma das mais importantes artistas modernas da Índia, está a ser leiloada pela Christie's. A Portrait of Danyse era desconhecida dos especialistas, tendo estado "escondida" em coleções …

Portugal regista 28 mortes e 682 novos casos de covid-19

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou este domingo 28 mortes e 682 novos casos de infeção nas últimas 24 horas. O boletim epidemiológico deste domingo, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de …

Maduro já recebeu primeira dose da vacina russa Sputnik V

Nicolás Maduro recebeu, este sábado, a primeira dose da vacina Sputnik V, cerca de duas semanas depois de o Governo anunciar o início do programa de vacinação. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a sua …

Um escape online. Hotel tailandês oferece excursões virtuais para que crianças possam ver elefantes de perto

Os museus virtuais são uma boa forma de manter as crianças entretidas durante o confinamento. Se essa transmissão em tempo real envolver elefantes em vez de obras de arte, melhor ainda. O Anantara Golden Triangle Elephant …

FBI investiga ligações entre assaltantes do Capitólio e pessoa próxima de Trump

Uma pessoa próxima à presidência norte-americana de Donald Trump terá estado em contacto com o grupo de extrema-direita "Proud Boys" dias antes do ataque ao Capitólio. O FBI concluiu que uma pessoa ligada à presidência norte-americana …

"O terrorismo nunca tem a última palavra." Papa Francisco visita Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque

A viagem do Papa Francisco pelo Iraque continua. No terceiro dia, Francisco orou pelas vítimas da guerra no Médio Oriente. O Papa Francisco viajou este domingo até Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque, alvo da …

Pedro Pichardo conquista ouro no triplo salto

O português Pedro Pichardo conquistou, este domingo, o ouro no triplo salto. A medalha foi-lhe garantida no primeiro salto, mas qualquer um dos que se seguiram lhe garantiriam o primeiro lugar. Pedro Pichardo conquistou este domingo …

Inteligência Artificial dá vida a fotos antigas dos seus familiares

Um novo serviço de Inteligência Artificial permite animar fotografias antigas. Pode dar vida a tudo, desde fotos antigas de um familiar a um retrato de uma figura histórica. A empresa MyHeritage lançou um novo serviço chamado …