Professor que pediu dinheiro emprestado para se inscrever como candidato é o novo Presidente da Tunísia

Mohamed Messara / EPA

Kais Saied

Kais Saied, um professor de Direito reformado, conservador e visto como um homem intocado por qualquer suspeita de corrupção, vai ser o próximo Presidente da Tunísia, segundo os resultados à boca das urnas publicados na madrugada de segunda-feira pelas agências de notícias internacionais.

Kais Saied, de 61 anos, terá conseguido 76% dos votos, quase mais 40 pontos que o seu rival, Nabil Karoui, grande magnata da comunicação social e que fez uma campanha muito mais intensa, com muito mais meios, revelou o Expresso.

Porém parece que os tunisinos, tanto os mais velhos como os mais novos, preferiram o cariz calmo, a pose altiva e as ideias de “tolerância zero” quanto à corrupção de Kais Saied.

A julgar pelas imagens que chegam da capital, Tunes, há muita gente feliz com este resultado. As ruas estiveram quase toda a noite intransitáveis, com milhares de pessoas concentradas na Avenida Habib Bourguiba, o centro dos protestos da Primavera Árabe, em 2011, da qual a Tunísia é dos bons poucos exemplos.

A população continua preocupada com algumas das coisas que levaram à revolução: corrupção nas esferas do governo e exército, taxa alta de desemprego jovem e inflação e colocaram as esperanças em dois nomes um pouco fora do sistema, nestas que são apenas as segundas presidenciais de sempre no país.

A campanha também não foi o tradicional comício itinerante: Nabil Karoui foi preso a meio, e fez campanha da cela, apelando ao povo que se revoltasse contra as motivações políticas da sua prisão (as alegadas suspeitas tinham mais de três anos sem nunca terem sido investigadas), e Kais Saied quase não fez campanha e teve de pedir dinheiro emprestado para se poder registar como candidato.

“Os jovens viraram a página na Tunísia”, disse Kais Saied com toda a família no palco, ao seu lado. “Vamos tentar construir uma nova Tunísia. Foram os mais novos que lideraram esta campanha e eu sou responsável pelos seus futuros”.

Os seus críticos sublinham que uma vitória de Kais Saied poderá resultar num regresso a um Estado mais autoritário já que o novo Presidente considera a homossexualidade uma doença e uma “importação estrangeira” e quer impor a pena de morte de novo.

Nabil Karoui já disse que está a pensar se concede ou não a vitória ao seu oponente já que considera a prisão quase na reta final da campanha uma manobra injusta e danosa para a sua imagem.

Taísa Pagno ZAP // //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 10 deputados suspeitos de declararem moradas falsas. Duarte Pacheco e João Almeida entre eles

A deputada do Bloco de Esquerda, Sandra Cunha, renunciou ao mandato na Assembleia da República por estar a ser investigada pelo Ministério Público (MP) por falsa morada. Contudo, a bloquista não é a única. De acordo …

"Decisão histórica". Supremo confirma anulação das sentenças contra Lula da Silva

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, esta quinta-feira, a anulação das condenações ao ex-Presidente na Lava Jato de Curitiba, por corrupção, rejeitando um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR). Por oito votos contra três, o Supremo …

Houve "um erro de contagem". Presidente da Câmara de Beja quer que a decisão do Governo seja revertida

Esta quinta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que Beja é um dos sete concelhos que não passam para a terceira fase do desconfinamento. Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, alega que os dados …

A análise dos olhos de um peixe acabou numa impressionante descoberta evolucionária

A rede de nervos que conecta os olhos ao cérebro é muito sofisticada. Uma equipa de cientistas mostrou agora que evoluiu muito antes do que se pensava. A sofisticada rede de nervos que conecta os olhos …

Juiz liberta autarca de Vila Real de Santo António, mas proíbe-a de contactar outros arguidos

A autarca de Vila Real de Santo António, em Faro, e outros três arguidos da “Operação Triângulo” saíram esta quinta-feira em liberdade, com proibição de contactos entre si e com o deputado António Gameiro. No final …

Clubes acham que conseguem mais lucro do que a UEFA

Reunião da Associação Europeia de Clubes marcada para esta sexta-feira. Emblemas europeus pretendem maior controlo sobre os direitos televisivos e os patrocinadores. A "novela" prolonga-se: a Liga dos Campeões deverá mesmo sofrer uma grande alteração no …

Antes de nascerem, as estrelas "saem do casulo" e mostram-se como bolas amarelas

Um descoberta acidental por cientistas cidadãos forneceu uma nova janela única para os diversos ambientes que produzem estrelas e aglomerados de estrelas. De acordo com a cientista sénior do Planetary Science Institute Grace Wolf-Chase, a descoberta …

Um planeta do Sistema Solar pode guardar os segredos da misteriosa matéria escura

Uma equipa de investigadores revelou que o planeta gigante Júpiter pode ser a chave para encontrar a indescritível matéria escura.  A natureza da misteriosa matéria escura é um dos maiores mistérios da Física. Interage gravitacionalmente, uma …

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …