Procurador-geral de Nova Iorque abre investigação à Fundação Trump

Gage Skidmore / Flickr

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

O procurador-geral do estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, anunciou que abriu uma investigação à Fundação Donald J. Trump por causa de algumas das suas transações.

“Preocupa-nos que a Fundação Trump tenha incorrido em alguma prática irregular”, disse o democrata Eric Schneiderman em entrevista à CNN, afirmando agir “na qualidade de regulador das organizações com fins não-lucrativos do estado de Nova Iorque”.

O procurador acrescentou que o objetivo da investigação é “garantir que [a fundação] está a cumprir as leis que regem as organizações de beneficência em Nova Iorque”.

O jornal The Washington Post publicou artigos nos últimos dias sobre transações questionáveis levadas a cabo pela Fundação Trump, instituição do candidato do Partido Republicano nas eleições presidenciais dos Estados Unidos deste ano.

Por exemplo, segundo o jornal, o magnata adquiriu um retrato de si próprio pelo qual pagou cerca de 20 mil dólares (mais de 17 mil euros) com dinheiro da fundação destinado à caridade.

A fundação também fez uma doação ilegal de mais de 25 mil dólares (22.000 euros) em 2013 – pela qual já pagou uma multa – à campanha da procuradora-geral da Flórida, Pam Bondi, quando o seu gabinete estudava a possibilidade de uma investigação por fraude contra a Universidade Trump, algo que acabou por não fazer.

Outras transações foram referidas pelo próprio Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a sua campanha a favor da candidata do Partido Democrata à Casa Branca, Hillary Clinton.

Schneiderman tem outra investigação aberta contra o império Trump, relacionada com a Universidade Trump, por alegadas fraudes a cinco mil pessoas no valor de 35,5 milhões de euros.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.