Aberto processo urgente de protecção das gémeas presas em garagem. MP conhecia caso há 3 anos

O Ministério Público (MP) instaurou um processo de protecção urgente das duas crianças de 10 anos que viveram nos últimos anos numa garagem, na Amadora. As gémeas estavam sinalizadas há 6 anos pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o MP já conhecia a situação desde 2016.

Na sequência da detenção de um casal que é suspeito de manter as filhas presas na garagem, expostas a violência física e psicológica e sem irem à escola, o MP avançou com um processo de protecção urgente das duas crianças de 10 anos, determinando o seu acolhimento. Abriu também um processo criminal, igualmente com carácter de urgência.

A Procuradoria Geral da República (PGR) adianta à Lusa que há um “processo criminal em investigação” e que o MP instaurou “um processo de promoção e protecção” e que foi “aplicada às crianças a medida de acolhimento residencial a título cautelar”.

A PGR informa também que os dois processos “têm natureza urgente” e que as crianças estão a ser acompanhadas psicologicamente pelo gabinete de assessoria técnica da comarca de Lisboa Oeste.

Estes avanços no caso surgem depois de se ter noticiado que as gémeas estavam sinalizadas há seis anos pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) e que a sua situação era conhecida pelo MP desde 2016.

Os pais das meninas alegam ter pedido ajuda a várias instituições, inclusive à Segurança Social, sem terem tido qualquer resposta.

O casal foi presente ao Tribunal de Instrução Criminal da Amadora na segunda-feira e ficou impedido de contactar com as filhas.

“No âmbito deste processo proceder-se-á ao completo diagnóstico da situação actual e do quadro familiar e social que à mesma conduziu”, acrescenta a PGR.

A PSP deteve os pais das meninas para primeiro interrogatório judicial por suspeitas de que mantinham as filhas presas na garagem, expostas a violência física e psicológica e privadas de frequentar a escola.

As duas crianças viviam no interior de uma garagem, em condições “deploráveis e sem salubridade”, “andavam malvestidas”, não iam à escola e “presenciavam agressões físicas e psicológicas entre os pais”, refere um comunicado do Comando Metropolitano de Lisboa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma vez a culpa morre solteira, mas temos cada vez mais técnicos que não saem do seu gabinete e monitorizam os casos pelas redes sociais. Alguém tem que por essas pessoas a trabalhar na rua, onde estão os casos reais.

  2. “Ministério público abre processo contra técnicos da segurança social por falta de profissionalismo”. “Despedimento será a sanção possivel para estes técnicos incompetentes”….Era este o titulo que eu gostaria de ver. mas estamos em portugal de mansos costumes. Portanto, técnicos, durmam descansados e continuem o vosso trabalhalhinho que nada vos acontece.

  3. Miséria de instituições, miséria de sociedade, miséria de pais….. miséria psicológica e material . Na Estrada Militar junto da Estação de Reboleira a miséria é visível . Só não vê quem não quer . Crianças na rua há meia noite, violência doméstica, má nutrição, droga,….
    Mesmo nos prédios mais modernos há familias que vivem seis pessoas, duas crianças e restantes adultos, num minusculo T0 . Enfim terceiro mundo no seu esplendor

  4. Vi e ouvi a entrevista feita aos pseudo País destas crianças. Ou melhor…. de País pouco tem, não passam de simples progenitores. Existindo, CPCJ, SS, MP, que por os vistos sabiam do caso a Anos ; é imperdoável as negligencias e falta de intervenção destas entidades. Esta falta grave de intervenção de parte destas autoridades deve (no meu ver) ser investigada e sancionada com as devidas penas. Estou convicto que este caso, infelizmente não é o único. Como podemos apontar o dedo a outros casos noutros Países ?????………… tanto lixo por limpar neste Portugal, que até cheira mal !

  5. Por vezes assistimos a casos em que por pequenas falhas reparáveis crianças são retiradas aos pais com todo o trauma que isso implica quer para pais quer para filhos e que nos deixa revoltados, neste caso essa necessidade parece mais do que evidente logo vendo o aspecto dos pais e da habitação, imperdoável como as autoridades nacionais, locais e próprios vizinhos não dessem pela falha logo a das crianças não frequentarem a escola, poderiam estar mortas e ninguém daria por nada, simplesmente incrível tal falha!.

  6. Mais uma vez fica demonstrada a incompetência da SS, MP e quejandas entidades para acompanhar/resolver estes casos.
    Mas basta a situação chegar à comunicação social para virem, com toda a diligência, mostrar serviço e tentar “tapar o sol com a peneira”, como soi dizer-se.

  7. Eu também já marquei alguns dos funcionários da CPCJ. Não passam de funcionários públicos que só querem o deles ao fim do mês. É uma corja, onde se aproveita, talvez 5%. Neste caso, se não rolarem cabeças, do mais baixo as mais altas chefias, deixarei de votar. Eu tenho 100% de participação, como votante. É um descrédito total no aparelho do estado.

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …