Gémeas de 10 anos viviam presas em garagem sem ir à escola. Pais queixam-se de falta de ajuda

A PSP deteve um casal na Amadora que é suspeito de manter as filhas gémeas de 10 anos presas numa garagem, em condições desumanas e sem irem à escola. Os pais de 51 e 34 anos queixam-se da falta de ajuda das instituições.

O Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) refere que as duas crianças, irmãs gémeas de 10 anos, viviam em condições “deploráveis e sem salubridade”, presas numa garagem sem janelas e expostas a violência física e psicológica.

Em comunicado, o Cometlis refere que as duas crianças “andavam mal vestidas, que não iam à escola e que presenciavam agressões físicas e psicológicas entre os pais”.

A detenção dos pais, um homem de 51 anos e uma mulher de 34, ocorreu na passada quarta-feira, 14 de Agosto, na sequência de de uma investigação policial. São suspeitos de dois crimes de violência doméstica, tendo sido presentes ao Tribunal de Instrução Criminal da Amadora, para primeiro interrogatório judicial. Ficaram em liberdade com Termo de Identidade e Residência.

Entretanto, as duas crianças, em articulação com a EMAT (Equipas Multidisciplinares de Apoio Técnico aos Tribunais) da Amadora, foram retiradas aos pais e acolhidas numa residência de acolhimento temporário.

“Tentamos pedir ajuda e sempre nos recusaram”

No interior da garagem onde viviam as gémeas com os pais, além de lixo acumulado, haveria muitos gatos e cães e nem sequer uma casa de banho. O pai assumiu na SIC que para tomarem banho tinham que aquecer a água no micro-ondas e lavar-se num alguidar.

O electricista de automóveis contou à CMTV que viviam na garagem “para não dormir debaixo da ponte”, queixando-se da falta de resposta das autoridades aos pedidos de ajuda que diz ter feito.

“Estávamos à espera que alguma entidade nos viesse ajudar”, referiu o homem, frisando que não acredita que as filhas lhe sejam retiradas definitivamente. “As instituições não podem ser só para nos prejudicar, têm que ser para nos informarem e estarem ao nosso lado”, apontou ainda, garantindo que “nunca faltou nada” às filhas, “nem amor de família”.

O pai afirmou ainda que não conseguiu inscrever as filhas na escola “por falta de documentação”, pois não teriam o Cartão de Cidadão. “Tentamos pedir ajuda e sempre nos recusaram”, garantiu, lamentando que tinha “dificuldades em sustentar a família”, mas assegurando que as crianças eram alimentadas.

A mãe das crianças frisou, também em declarações à CMTV, que pediram ajuda na Junta de Freguesia e na Segurança Social sem terem obtido resposta.

A mulher confirmou ainda que houve uma denúncia de violência doméstica por alegadas agressões do marido contra ela no passado, altura em que a Comissão de Protecção de Menores acompanhou a família. Mas ao cabo de algum tempo, terá deixado de a supervisionar, concluiu.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …