Gémeas de 10 anos viviam presas em garagem sem ir à escola. Pais queixam-se de falta de ajuda

A PSP deteve um casal na Amadora que é suspeito de manter as filhas gémeas de 10 anos presas numa garagem, em condições desumanas e sem irem à escola. Os pais de 51 e 34 anos queixam-se da falta de ajuda das instituições.

O Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) refere que as duas crianças, irmãs gémeas de 10 anos, viviam em condições “deploráveis e sem salubridade”, presas numa garagem sem janelas e expostas a violência física e psicológica.

Em comunicado, o Cometlis refere que as duas crianças “andavam mal vestidas, que não iam à escola e que presenciavam agressões físicas e psicológicas entre os pais”.

A detenção dos pais, um homem de 51 anos e uma mulher de 34, ocorreu na passada quarta-feira, 14 de Agosto, na sequência de de uma investigação policial. São suspeitos de dois crimes de violência doméstica, tendo sido presentes ao Tribunal de Instrução Criminal da Amadora, para primeiro interrogatório judicial. Ficaram em liberdade com Termo de Identidade e Residência.

Entretanto, as duas crianças, em articulação com a EMAT (Equipas Multidisciplinares de Apoio Técnico aos Tribunais) da Amadora, foram retiradas aos pais e acolhidas numa residência de acolhimento temporário.

“Tentamos pedir ajuda e sempre nos recusaram”

No interior da garagem onde viviam as gémeas com os pais, além de lixo acumulado, haveria muitos gatos e cães e nem sequer uma casa de banho. O pai assumiu na SIC que para tomarem banho tinham que aquecer a água no micro-ondas e lavar-se num alguidar.

O electricista de automóveis contou à CMTV que viviam na garagem “para não dormir debaixo da ponte”, queixando-se da falta de resposta das autoridades aos pedidos de ajuda que diz ter feito.

“Estávamos à espera que alguma entidade nos viesse ajudar”, referiu o homem, frisando que não acredita que as filhas lhe sejam retiradas definitivamente. “As instituições não podem ser só para nos prejudicar, têm que ser para nos informarem e estarem ao nosso lado”, apontou ainda, garantindo que “nunca faltou nada” às filhas, “nem amor de família”.

O pai afirmou ainda que não conseguiu inscrever as filhas na escola “por falta de documentação”, pois não teriam o Cartão de Cidadão. “Tentamos pedir ajuda e sempre nos recusaram”, garantiu, lamentando que tinha “dificuldades em sustentar a família”, mas assegurando que as crianças eram alimentadas.

A mãe das crianças frisou, também em declarações à CMTV, que pediram ajuda na Junta de Freguesia e na Segurança Social sem terem obtido resposta.

A mulher confirmou ainda que houve uma denúncia de violência doméstica por alegadas agressões do marido contra ela no passado, altura em que a Comissão de Protecção de Menores acompanhou a família. Mas ao cabo de algum tempo, terá deixado de a supervisionar, concluiu.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cláusula "secreta" permite nacionalização encapotada do Novo Banco

Na eventualidade de um cenário adverso, um mecanismo exigido por Bruxelas prevê a intervenção direta do Estado no Novo Banco. Isto pode levar a uma espécie de nacionalização encapotada. A venda do Novo Banco ao fundo …

Descoberta uma mina de ocre pré-histórica nas cavernas subaquáticas do México

As cavernas subaquáticas ao longo da península de Yucatán, no México, contêm um vasto labirinto de relíquias arqueológicas. A vasta rede de cavernas submersas guardam segredos dos Maias. Porém, uma nova descoberta remonta a episódios …

Da alta velocidade entre Porto Lisboa ao novo aeroporto. Os dez pilares de Costa e Silva para a retoma do país

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, já apresentou as suas ideias ao Executivo socialista. Num documento com …

Fim das reuniões no Infarmed. BE quer dados da pandemia entregues ao Parlamento (e publicados na Internet)

Com o fim das reuniões entre peritos e políticos no Infarmed, o Bloco de Esquerda quer que os deputados passem a receber informações e dados científicos sobre a evolução da pandemia no Parlamento. De acordo com a …

Ter um cão pode ajudar as crianças a comportarem-se melhor

Ter um cão durante a infância pode ajudar a melhorar a saúde física e emocional das crianças, de acordo com uma nova investigação levada a cabo pelo Telethon Kids Institute, sediado na Austrália. A mesma …

Marcelo com reeleição garantida. Ana Gomes em segundo com o dobro de André Ventura

Se decidir recandidatar-se à Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa vencerá confortavelmente à primeira volta, revela uma nova sondagem. De acordo com a pesquisa de opinião da Aximage para o Jornal Económico, o atual …

Presidente interina da Bolívia infetada com covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou esta sexta-feira a própria, referindo que está bem. “Estou positiva para a covid-19, estou bem, trabalharei em isolamento. Juntos, seguiremos em frente”, …

Filho de Humberto Pedrosa na calha para CEO da TAP

O Jornal Económico escreve na sua edição desta sexta-feira que o nome de David Pedrosa, filho de Humberto Pedrosa, poderá vir a ser o substituto temporário de Antonoaldo Neves na liderança da companhia aérea portuguesa. …

Jovem ilha vulcânica "cospe" cinza e lava à medida que cresce estranhamente no Pacífico

Uma ilha de origem vulcânica localizada no Pacífico está a passar um "surto vigoroso" que inclui o lançamento de cinzas e lava à medida que cresce de forma incomum desde meados de junho, avança a …

TC declara inconstitucional lei do direito de preferência dos inquilinos

O Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucional a lei que garante o exercício do direito de preferência pelos arrendatários na transmissão das habitações, um pedido de fiscalização sucessiva que tinha sido feito pelo CDS-PP e PSD …