Gémeas de 10 anos viviam presas em garagem sem ir à escola. Pais queixam-se de falta de ajuda

A PSP deteve um casal na Amadora que é suspeito de manter as filhas gémeas de 10 anos presas numa garagem, em condições desumanas e sem irem à escola. Os pais de 51 e 34 anos queixam-se da falta de ajuda das instituições.

O Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) refere que as duas crianças, irmãs gémeas de 10 anos, viviam em condições “deploráveis e sem salubridade”, presas numa garagem sem janelas e expostas a violência física e psicológica.

Em comunicado, o Cometlis refere que as duas crianças “andavam mal vestidas, que não iam à escola e que presenciavam agressões físicas e psicológicas entre os pais”.

A detenção dos pais, um homem de 51 anos e uma mulher de 34, ocorreu na passada quarta-feira, 14 de Agosto, na sequência de de uma investigação policial. São suspeitos de dois crimes de violência doméstica, tendo sido presentes ao Tribunal de Instrução Criminal da Amadora, para primeiro interrogatório judicial. Ficaram em liberdade com Termo de Identidade e Residência.

Entretanto, as duas crianças, em articulação com a EMAT (Equipas Multidisciplinares de Apoio Técnico aos Tribunais) da Amadora, foram retiradas aos pais e acolhidas numa residência de acolhimento temporário.

“Tentamos pedir ajuda e sempre nos recusaram”

No interior da garagem onde viviam as gémeas com os pais, além de lixo acumulado, haveria muitos gatos e cães e nem sequer uma casa de banho. O pai assumiu na SIC que para tomarem banho tinham que aquecer a água no micro-ondas e lavar-se num alguidar.

O electricista de automóveis contou à CMTV que viviam na garagem “para não dormir debaixo da ponte”, queixando-se da falta de resposta das autoridades aos pedidos de ajuda que diz ter feito.

“Estávamos à espera que alguma entidade nos viesse ajudar”, referiu o homem, frisando que não acredita que as filhas lhe sejam retiradas definitivamente. “As instituições não podem ser só para nos prejudicar, têm que ser para nos informarem e estarem ao nosso lado”, apontou ainda, garantindo que “nunca faltou nada” às filhas, “nem amor de família”.

O pai afirmou ainda que não conseguiu inscrever as filhas na escola “por falta de documentação”, pois não teriam o Cartão de Cidadão. “Tentamos pedir ajuda e sempre nos recusaram”, garantiu, lamentando que tinha “dificuldades em sustentar a família”, mas assegurando que as crianças eram alimentadas.

A mãe das crianças frisou, também em declarações à CMTV, que pediram ajuda na Junta de Freguesia e na Segurança Social sem terem obtido resposta.

A mulher confirmou ainda que houve uma denúncia de violência doméstica por alegadas agressões do marido contra ela no passado, altura em que a Comissão de Protecção de Menores acompanhou a família. Mas ao cabo de algum tempo, terá deixado de a supervisionar, concluiu.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …

Éter, Teia e Tutti-Frutti. PS e PSD decidem "os bons e os maus" entre uma centena de autarcas suspeitos

PS e PSD estão na recta final da escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas e os dois partidos coincidem na forma como estão a avaliar os potenciais candidatos que estão envolvidos em processos judiciais. …

"Lei Khashoggi". Estados Unidos restringem vistos a 76 cidadãos sauditas

Os Estados Unidos anunciaram a restrição à atribuição de vistos a 76 cidadãos da Arábia Saudita acusados de "ameaçar dissidentes no estrangeiro", nomeadamente o jornalista saudita assassinado, em outubro de 2018, na Turquia. Segundo o secretário …

OMS quer isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou, esta sexta-feira, o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de …

PS propõe que independentes possam usar símbolos e siglas nas freguesias

A líder parlamentar do PS anunciou, este sábado, que o partido vai apresentar duas alterações à lei eleitoral autárquica através de um projeto de lei que deverá entrar no Parlamento na segunda-feira. Em declarações ao jornal …