Processo de Berardo já tem 11 arguidos. Filho do empresário é um deles

Homem de Gouveia / Lusa

Joe Berardo

Além de Joe Berardo, André Luiz Gomes e Carlos Santos Ferreira, há mais oito arguidos no caso, entre eles o filho do empresário madeirense e seis entidades coletivas.

Segundo apurou o jornal Público junto de fontes judiciais, além do empresário Joe Berardo, do seu advogado André Luiz Gomes e do ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos Carlos Santos Ferreira, há mais oito arguidos.

No total, no âmbito da operação levada a cabo esta terça-feira pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, foram constituídos 11 arguidos, entre os quais seis entidades coletivas.

De acordo com o jornal online Observador, um dos arguidos é o filho do empresário madeirense, Renato Berardo, que é suspeito de ter colaborado com o pai no alegado esquema de burla que terá prejudicado os interesses patrimoniais de bancos como a CGD, o BCP e o BES.

Ao que o mesmo jornal digital apurou, há outros elementos da família de Berardo que estão a ser investigados.

Joe Berardo, que passou a noite nas instalações da PJ, depois de ter sido detido na terça-feira, foi interrogado, esta tarde, no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), pelo juiz Carlos Alexandre, que irá decidir as medidas de coação a aplicar-lhe. À chegada ao TCIC, o advogado do madeirense não revelou se este iria prestar declarações ao juiz.

Entretanto, vários órgãos de comunicação social avançam que as diligências a Berardo e a Luiz Gomes estão suspensas e que o interrogatório vai prosseguir esta quinta-feira.

A PJ e o Ministério Público levaram a cabo uma megaoperação que visou a detenção, com mandato emitido, do empresário madeirense pela forma como conseguiu obter, em 2006, empréstimos da CGD, que em 2015 ainda revelavam uma exposição do banco público à Fundação Berardo na ordem dos 268 milhões de euros em créditos mal parados.

Em causa está a forma como montou um esquema de dissipação de património e dinheiro, através de empresas-veículo, para conseguir escapar aos credores.

A TVI avançou que, esta quarta-feira, o Ministério Público indiciou Berardo e Luiz Gomes por mais quatro novos crimes – falsidade informática, falsificação de documentos, abuso de confiança qualificada e descaminho ou destruição de objetos colocados sob o poder público –, que acrescem àqueles de que já eram suspeitos (burla qualificada, fraude fiscal e branqueamento de capitais, ficando de fora o crime de administração danosa, que deverá ser indiciado a um dos restantes arguidos).

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, a lua afecta ou não o nosso sono? Novo estudo dá mais pistas

A influência do ciclo lunar no sono já é uma hipótese há muito estudada e um novo estudo sugere que o seu efeito é diferente entre homens e mulheres. Há vários factores que tendem a deixar-nos …

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa

O maior susto do atual Governo? Em clima de tensão orçamental, Costa convoca reunião extraordinária no PS

As negociações decisivas para a aprovação do Orçamento do Estado decorrem esta semana, mas António Costa decidiu convocar um dos órgãos mais restritos do PS para uma reunião que não fazia parte do calendário. A …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Agenda de Marcelo mantém-se, mas pode ser cancelada se OE2022 chumbar

Para já, Marcelo Rebelo de Sousa vai manter a agenda. No entanto, o Presidente da República já avisou o staff em Belém que tudo pode ser cancelado se o Orçamento do Estado para 2022 for …

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

Dia N, de negociações. Bloco de Esquerda reúne-se com Governo e tem "abertura" para negociar

António Costa tem duas provas de fogo esta terça-feira: o primeiro-ministro lidera a delegação do Governo que vai encontrar-se em separado com o Bloco de Esquerda e com o PCP. Depois de na segunda-feira ter enviado …

Nos próximos cem anos, o gelo do Ártico pode desaparecer e, com ele, os ursos polares

Cientistas esperam que o chamado "gelo de verão" venha a desaparecer por volta do ano de 2100 e com ele muitas das espécies que habitam na região do Ártico. O gelo que preenche o mar …

Num momento único, astrónomos viram uma anã branca a "ligar e desligar"

Pela primeira vez, uma equipa de astrónomos usou o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) para ver uma anã branca a desligar e ligar abruptamente.  Em astronomia, uma anã branca é um remanescente estelar composto principalmente por …

Pela primeira vez, o Princípio da Equivalência de Einstein foi verificado em quasares

Investigadores conseguiram medir o desvio para o vermelho gravitacional em quasares e assim estender o teste a regiões muito distantes de onde a luz foi emitida quando o nosso Universo era jovem. De acordo com a …

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …