O problema de África são “7 a 8 crianças por mulher”, acha Macron

Francois Mori / EPA

Emmanuel Macron toma posse como presidente da França

Emmanuel Macron toma posse como presidente da França

O presidente francês causou revolta e indignação esta semana depois de afirmar que o principal problema do continente africano é o facto de as mulheres terem muitos filhos. Tal avaliação gerou uma enxurrada de críticas nas redes sociais.

O polémico discurso de Emmanuel Macron aconteceu durante a Cimeira do G20 – o encontro das 20 maiores economias do mundo, que aconteceu a 7 e 8 de julho em Hamburgo, na Alemanha. O vídeo só foi divulgado nesta segunda-feira.

O presidente francês afirmou que os problemas daquele continente não eram económicos, ecológicos ou políticos, mas sim “demográficos”. “Quando num país, as mulheres ainda têm sete a oito filhos, podemos gastar milhões de euros com eles, mas não vamos conseguir estabilizar nada”, alegou.

Macron abordou várias questões relacionadas com África durante a Cimeira. Nas redes sociais, os principais comentários acusaram o presidente de França de culpar crianças inocentes, em vez de responsabilizar as companhias estrangeiras que “os roubam”.

“Aparentemente, o roubo de recursos pelas empresas ocidentais não faz parte dos problemas que África enfrenta. É culpa de 7 a 8 crianças por mulher“, escreveu um utilizador no Twitter, acrescentando que o problema demográfico é resultado do subdesenvolvimento e não a causa.

“Esqueceu-se dos países que estão a roubar os recursos naturais do continente”, escreveu outro. Algumas pessoas citaram o discurso de Macron como um exemplo de “racismo quotidiano”.

“Sete e oito crianças por mulher não é um problema de civilização”, disse uma pessoa, enquanto outra acrescentou: “Estamos em 2017 e França ainda partilha opiniões colonialistas e racistas em relação a África. Há coisas que não mudam”.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Racismo? o homem está cheio de razão quantas mais crianças mais sofrimentos, pois os politicos africanos não querem saber do bem do povo para nada.

    • Puppet dos Rothschild, o que se esperava…Só pensam na porcaria do dinheiro.
      Vejam as condições que existem nesses países pobres e questionem o porquê das famílias terem muitos filhos.
      É que todos eles servem de mão de obra para trabalhar para sustentar a família, e mesmo assim sustentam muito mal, pois ganham uma miséria. E os pais querem ter alguém que cuide deles quando chegarem à velhice (se chegarem). E muitas dessas crianças nem chegam à idade adulta por conta da miséria em que vivem…

    • Socialismo e racismo não são compatíveis de forma alguma. Pense bem no significado de cada “opção”. Mas concordo consigo quando diz “Ele é um” (…) “colonialista e racista”

RESPONDER

Lista de Bruno Costa Carvalho retira-se das eleições do Benfica

Bruno Costa Carvalho retirou a candidatura da lista C às eleições para os órgãos sociais, marcadas para quarta-feira, de forma a "não dividir" o voto da oposição a Luís Filipe Vieira. "Após ponderada reflexão, foi tomada …

Nem 8, nem 80. Centeno alerta para riscos na retirada precoce dos apoios (e do seu prolongamento)

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, alertou esta terça-feira para os riscos de retirar de forma "precoce" as medidas de apoio ao emprego e ao crédito, bem como osperigos de os prolongar …

Novas restrições em Itália recebidas com protestos violentos

Manifestantes saíram à rua em várias cidades italianas, esta segunda-feira, para protestar contra as novas restrições anunciadas pelo Governo para controlar a pandemia de covid-19. De acordo com a agência Associated Press (AP), citada pelo jornal …

Número de Câmaras que devolvem parte do IRS duplicou numa década

O número de Câmaras Municipais que dão desconto no IRS aos munícipes, ao abrigo do Regime Financeiro das Autarquias locais, duplicou em dez anos. O número de Câmaras Municipais a efetuar descontos no IRS a favor …

"Melhor treinador de todos os tempos". Mourinho vai receber prémio na Web Summit

A Web Summit anunciou, esta terça-feira, que o treinador de futebol português vai ser premiado com o "Web Summit Innovation in Sport", durante o evento que decorre online entre 2 e 4 de dezembro. Em comunicado …

Afinal, novo apoio social vai chegar a 250 mil trabalhadores e custar 633 milhões de euros

As negociações do Governo com a esquerda levaram a alterações no novo apoio social, que deverá abranger mais 80 mil pessoas do que inicialmente estava previsto.  O novo apoio social previsto na proposta de Orçamento do …

Geringonça açoriana. PSD pondera ligação com CDS, PPM e Chega (e o PAN é o centro da disputa)

PSD leva em conta "casamento" político com CDS e PPM e estes podem ser opção para o executivo regional. Os sociais-democratas e os socialistas disputam o PAN. Após as eleições nos Açores, que se realizaram no …

"Dei-te quase tudo." PS dedica música ao Bloco, mas não vai em cantigas

"Dei-te quase tudo e quase tudo foi demais." A dedicatória do deputado socialista João Paulo Pedrosa resume a relação tensa do Governo com o Bloco de Esquerda. Sem acordo, parte das propostas no Código de …

Cristiano Ronaldo está a ser investigado em Itália por causa da covid-19

O ministro do Desporto de Itália, Vincenzo Spadafora, anunciou que está em curso uma investigação para "provar" que Cristiano Ronaldo quebrou o protocolo sanitário no âmbito da pandemia de covid-19. Em causa está o facto …

PEV vai abster-se na votação do Orçamento do Estado na generalidade

O Partido Ecologista "Os Verdes" junta-se ao PCP e ao PAN na abstenção da votação da proposta de Orçamento do Estado para 2021, cuja aprovação já está garantida. De acordo com o deputado José Luís Ferreira, …