Os hospitais privados atenderam numa semana 2.270 cidadãos suspeitos de estarem infetados com o novo coronavírus (covid-19), segundo indica a Associação Portuguesa Da Hospitalização Privada (APHP).
“Na primeira semana da fase de mitigação da pandemia em Portugal, os hospitais privados atenderam 2.270 cidadãos com suspeita de infeção por covid-19 e, desses, 112 vieram a dar positivo, dos quais nove se encontram nos cuidados intensivos”, adiantou no passado sábado, em comunicado citado pelo jornal Eco, a APHP.
A Associação Portuguesa Da Hospitalização Privada sugere ainda a criação de um programa extraordinário de colaboração para atender os portugueses com outras patologias cujo acompanhamento ou cirurgias estão a ser adiadas.
“De modo a evitar que a covid-19, para além dos seus gravíssimos impactos diretos, afete também outros níveis da saúde dos portugueses, seria importante delinear um programa extraordinário das prestações do SNS, para o qual os hospitais privados têm toda disponibilidade para participar”, explica Oscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, citado na mesma nota.
De acordo com o semanário Expresso, a ministra da Saúde admitiu recentemente a possibilidade de canalizar doentes graves de covid-19 e outro pacientes com outras doenças para hospitais privados. “As minutas dos acordos já foram aprovadas por mim e agora vamos avançar para a sua celebração. É evidente que os ativaremos se necessário porque isso é da vida“, explicou Marta Temido.