Primo de José Sócrates envolvido na fraude do GES

-

José Paulo Bernardo Pinto de Sousa, o já famoso primo de José Sócrates, estará envolvido na fraude do Grupo Espírito Santo (GES), depois de já ter sido investigado no caso Freeport e de ser um dos suspeitos na operação Monte Branco.

O jornal Sol adianta que teve acesso a “nova documentação” que envolve o primo de José Sócrates na transacção de terrenos em Angola, operações que tinham por objectivo esconder do Banco de Portugal a exposição do GES naquele país.

Essas transacções terão ocorrido em 2013 e envolverão, em particular, o Condomínio da Bela Vista, em Benguela.

O jornal nota que o valor do imóvel “foi empolado de forma fraudulenta para favorecer as contas da Escom – uma empresa do GES e do empresário Hélder Bataglia”.

O negócio terá rendido a José Paulo Bernardo Pinto de Sousa nove milhões de dólares, de acordo com o mesmo jornal.

Além desse projecto, o Sol frisa que há outros quatro projectos que terão permitido esconder do Banco de Portugal “mais de 500 milhões de dólares da dívida da Escom ao BES Angola (BESA)”.

Tal terá sido possível através de “uma operação complexa de transferências de créditos da Escom para sociedades-veículo, por valores surreais”, afiança o mesmo jornal.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Alguém apostou no Placard num café fechado. Santa Casa perdeu dois milhões de euros

Durante quatro dias, a Santa Casa da Misericórdia registou o valor de dois milhões de euros em apostas, a partir de um café encerrado em Odivelas. Entre 9 e 12 de fevereiro, alguém apostou dois milhões …

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

Com Ferro Rodrigues "não acontecerá." Castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega já é a 5.ª força política em Portugal. CDS ultrapassado pelo PAN e Iniciativa Liberal

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …

Eliminação da Liga Europa dita fim de linha para Silas

O desportivo Record escreve esta sexta-feira que a eliminação do Sporting da Liga Europa ditou o fim de linha para Silas no comando dos leões. De acordo com a publicação, os dirigentes leoninos ficaram desagradados …

Covid-19. Voos cancelados, máscaras à venda por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália

Voos cancelados, máscaras à venda online por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália. Estas são algumas das mais recentes consequências do novo coronavírus, a epidemia oriunda da cidade chinesa de Wuhan que …