O primeiro smartphone dobrável do mundo é o FlexPai, da chinesa Rouyu

Nem Samsung, nem Huawei. A primeira fabricante de smartphones a anunciar um dispositivo móvel com ecrã dobrável é a chinesa Rouyu Technology.

Relativamente desconhecida no ocidente, a chinesa Rouyu parte agora à frente nesta nova tendência do mercado. Mas será que o seu aparelho é suficientemente bom para se bater ombro a ombro com os que dobráveis que estão a caminho?

O novo smartphone, que se chama FlexPai, tem um ecrã AMOLED de 7,8 polegadas e espessura de 7,6 mm, câmaras de 16 e 20 megapixels (grande angular e teleobjetiva, respectivamente), e uma bateria de 3.800 mAh que pode ser carregada a 80% com apenas 60 minutos na tomada.

Não há ainda confirmação quanto ao processador que alimenta o novo smartphone, mas especula-se que seja um Snapdragon 8150, o que faz do FlexPai o primeiro do mundo a usar o novo chipset, sucessor do Snapdragon 845.

No vídeo de apresentação, acima, vemos o que mais parece ser um tablet dobrável, que, quando dobrado, fica do tamanho de um tablet pequeno e “gordinho” — e não exactamente do tamanho de um smartphone que possa caber em qualquer bolso.

Aparentemente, quando dobrado, o utilizador pode escolher ter conteúdos diferentes em cada um dos lados do ecrã.

De acordo com o site chinês ITHome, o FlexPai será vendido por tempo limitado a partir desta quinta-feira a um preço equivalente a 1.291 dólares no modelo com 6 GB de RAM e 128 GB de espaço, ou cerca de 1.434 dólares para a versão com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento.

Uma terceira variante de 8 GB de RAM e 512 GB de espaço deverá ser comercializada por cerca de 1.864 dólares – preços que também ajudam a tornar o Flexpai muito parecido com um tablet dobrável.

ZAP // CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

Nem um carro consegue esmagar este besouro indestrutível

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza. Engenheiros da Universidade da Califórnia e …

OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu - tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente. Na semana passada, a sonda …

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …

Como é que as pandemias acabam? A História sugere que as doenças vêm para ficar (durante milénios)

Uma combinação de esforços de saúde pública para conter e mitigar a pandemia veio ajudar a controlá-la. No entanto, epidemiologistas acreditam que as doenças infeciosas, como é o caso da covid-19, nunca desaparecem.  Ao longo dos …

ONG identifica entidades norte-americanas como "cúmplices" da destruição da Amazónia

Seis instituições financeiras norte-americanas são apontadas como "cúmplices" da destruição ambiental na Amazónia brasileira, assim como da violação dos direitos das comunidades indígenas da região, segundo um relatório de organizações não-governamentais (ONG). Um estudo elaborado pela …